Seu guia de gestão empresarial e financeira
Seu guia de gestão empresarial e financeira

Como usar aplicativo de viagem compartilhada para fins corporativos?

4 minutos de leitura

Compartilhamento e consumo consciente são hábitos que estão ganhando cada vez mais notoriedade no mundo, seja motivado pela questão econômica, seja pela preocupação ambiental. Não é à toa que diversos aplicativos de viagem compartilhada surgiram nos últimos anos, revolucionando a maneira de consumir esse tipo de serviço.

Para facilitar o deslocamento, a mobilidade dos indivíduos e resolver um pouco a questão do trânsito intenso, as rotas compartilhadas apareceram como uma ótima solução, oferecendo menor custo que os táxis e a manutenção de carros particulares, e também um maior conforto.

Assim, essa, que já é uma realidade há muito tempo em países da Europa e também no Canadá e Estados Unidos, vem se popularizando cada vez mais no Brasil. Inclusive, para os deslocamentos corporativos.

Mas, afinal, vale a pena usar aplicativo de viagem compartilhada para deslocamentos de funcionários? Quais cuidados a empresa deve tomar? Veja a resposta dessa e de outras dúvidas aqui neste artigo. Boa leitura!

Como funciona a carona compartilhada?

Viagem ou carona compartilhada, ou ainda carona solidária, são sinônimos para classificar um conceito de transporte coletivo em um automóvel particular com duas pessoas ou mais.

O funcionamento, portanto, é bem prático e objetivo, visando unir pessoas que vão passar por rotas na mesma direção

Dessa forma, é preciso ter um motorista disposto a dar carona e uma ou mais pessoas que vão para a mesma direção e desejam dividir os custos da viagem.

Para garantir um cruzamento mais eficiente das rotas e mais segurança para o dinheiro, existem aplicativos especializados nesse tipo de transporte que fazem a intermediação entre motoristas e usuários.

Esses aplicativos são utilizados tanto por motoristas profissionais que trabalham com transporte de pessoas, quanto por indivíduos que costumam usar o próprio carro para ir ao trabalho e desejam dividir os gastos das despesas com outras pessoas.

Eles tendem a disponibilizar o serviço a um preço mais justo e razoável, uma vez que a ideia principal é compartilhar os gastos e não dar um grande lucro para o motorista. 

Além disso, também oferecem opções corporativas para quem precisa se deslocar à serviço da empresa.

Por que é vantajoso utilizar um aplicativo de viagem compartilhada?

Para a empresa, a principal vantagem é a economia com gastos de transporte e benefícios.

Por exemplo, se a companhia oferece aos funcionários a ajuda de custo para os gastos com combustível e estacionamento, com o uso de um aplicativo de viagem compartilhada esse custo diminui consideravelmente. 

Principalmente, se for possível utilizar o mesmo veículo para mais de um funcionário durante o mesmo trajeto.

Então, o compartilhamento de viagens faz parte da já conhecida economia compartilhada, e que é famosa por possibilitar a diminuição dos custos dos serviços, sendo uma opção mais em conta que os serviços de motorista particular.

Alguns aplicativos oferecem planos empresariais com preços diferenciados e recursos destinados à gestão dos gastos e controle das rotas.

Além disso, o uso desses aplicativos tem outras implicações como a redução de tráfego urbano e de emissão de poluente. Também podem ser um bom recurso para fortalecer o relacionamento e estimular o networking nos funcionários da empresa. 

Como escolher o aplicativo de viagem compartilhada ideal?

Como falamos anteriormente, dividir as despesas de uma viagem é muito interessante e pode gerar uma grande economia, principalmente quando o uso do serviço é frequente. 

Entretanto, mais importante do que a economia, é pensar na segurança de quem utiliza o serviço. Um cuidado que deve ser redobrado quando se trata de deslocamentos corporativos.

Por isso, dois dos critérios mais importantes para escolher o melhor aplicativo de viagem compartilhada são os seguintes:

1. Escolha serviços que ofereçam atendimento corporativo

A maior parte dos aplicativos oferece serviço personalizado e planos para uso corporativo, disponibilizando mais vantagens para as empresas. Além de recursos exclusivos e mais economia de forma personalizada para os usuários que se encontram nos cenários específicos das viagens a trabalho.

2. Opte por empresas que transmitem segurança

Para resguardar a empresa e garantir a segurança do funcionário durante um deslocamento corporativo, procure usar aplicativos mais conceituados e que ofereçam um atendimento ao consumidor. 

Essas são características que transmitem segurança e maior confiabilidade.

Quais os principais aplicativos de viagem compartilhada do mercado?

Sejam motoristas profissionais ou pessoas que querem dar carona para dividir a despesa do trajeto, existe opção para todos os gostos.

Conheça cinco opções de aplicativos que oferecem viagens compartilhadas e escolha aquela que mais se adequa ao perfil da sua empresa.

Uber

O primeiro aplicativo de viagem compartilhada a ganhar destaque no Brasil e, por isso, mais famoso.

Para as empresas, possui recursos diferenciados como programa de locomoção diária, formas de pagamento, vínculo com ferramentas de reembolso, oferta de viagens aos parceiros e clientes, gestão do deslocamento da equipe.

Cabify

Oferece soluções personalizadas para as empresas, como a função que notifica o limite disponível para despesa com deslocamento.

O serviço permite gerenciar as viagens dos funcionários, delimitando dias e horários, áreas atendidas, limites de preços, motivo da viagem e categoria do veículo. 

Zumpy

Único aplicativo de viagem compartilhada de origem brasileira, o Zumpy foi criado em 2015, em Belo Horizonte.

O app possui algumas funções interessantes, como filtros de segurança que permitem definir para quem a rota ficará visível (público, grupos privados, amigos do Facebook, grupos privados, além de caronas entre mulheres). 

Outro ponto interesse é que o serviço possibilita que o motorista troque seus créditos por combustível na rede de postos específico.

BlaBlaCar

Uma espécie de rede social focada em caronas, a plataforma une quem precisa viajar a quem tem espaço disponível no carro, permitindo o rateio dos custos da viagem.

É um serviço muito utilizado para viagens intermunicipais e interestaduais, mas funciona muito bem para rotas do dia a dia, dentro da cidade. 

Sendo uma boa oportunidade para compartilhar o trajeto de ida e volta para o trabalho, escola ou faculdade.

Como forma de segurança voltada ao público feminino, o aplicativo oferece o filtro “Só Para Elas”, para mulheres que se sentem mais seguras viajando com outras mulheres.

Waze Carpool

Bastante conhecida pelo serviço de GPS que traça rotas de deslocamento e atualização do trânsito em tempo real, a Waze possui um aplicativo específico para caronas compartilhadas: Waze Carpool.

De forma semelhante ao BlaBlaCar, os usuários possuem perfil no aplicativo e conseguem escolher para quem vão dar ou pegar carona, utilizando filtros de busca e considerando as informações do perfil.


Pronto! Agora que você já sabe o que é e como funciona um aplicativo de viagem compartilhada, aproveite para conhecer mais sobre o que é Bleisure, a tendência mundial das viagens corporativas.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.