Início » Gestão de Despesas » Cartão pré-pago: o que é, como funciona e vantagens para empresas

Cartão pré-pago: o que é, como funciona e vantagens para empresas

8 minutos de leitura

Muitas empresas utilizam cartão corporativo como forma de custear as despesas externas de seus funcionários e dispensar a necessidade do reembolso de despesas. Essa ferramenta financeira é oferecida em duas modalidades: cartão pré-pago ou pós-pago.

Se você busca uma forma simples e segura para custear e controlar as despesas corporativas da sua empresa, o cartão pré-pago pode oferecer muito mais vantagens do que o modelo tradicional.

Acompanhe nosso artigo até o final para descobrir mais sobre o que significa cartão pré-pago, quais suas vantagens para empresas, como funciona um cartão pré-pago, como fazer um cartão de crédito pré-pago empresarial, entre outras informações sobre cartão corporativo.

Confira!

O que é um cartão pré-pago?

O cartão pré-pago é um tipo de cartão de crédito que para ser utilizado precisa de um pagamento prévio. Diferente do que acontece com o cartão de crédito tradicional, também conhecido como pós-pago, no qual você primeiro realiza as despesas e só depois paga a fatura no fechamento do mês

No caso do cartão de crédito pré-pago, você insere um crédito no cartão que será consumido ao comprar.

Ou seja, o cartão de crédito pré-pago, como funciona, é semelhante a um celular pré-pago, em que você insere a carga para consumir. 

Assim, o cartão pré-pago é uma mistura do cartão de crédito tradicional com o de débito. Pode ser um cartão de crédito pré-pago virtual e/ou físico. 

Os pagamentos feitos com o cartão pré-pago devem ser feitos à vista e não é possível parcelar com um cartão pré-pago. 

Para as pessoas físicas, o cartão pré-pago pode ser vantajoso por não precisar de comprovação de renda, não demandar uma conta corrente, não possuir limite e ser uma boa forma de controlar os gastos. Além disso, muitas lojas online não necessariamente aceitam cartões de débito como forma de pagamento. 

Geralmente, as taxas cobradas por cartão pré-pago são menores do que as de cartões de crédito tradicionais. 

Para empresas, o cartão pré-pago possui uma série de vantagens – que vamos mostrar nas próximas seções. Acompanhe!

O que é cartão corporativo?

O cartão corporativo é um cartão de débito ou de crédito que pode ser usado pelo colaborador em gastos relacionados à empresa.

Um cartão empresarial funciona da mesma forma que um cartão corporativo. Porém, o cartão corporativo é voltado para empresas com faturamento mensal maior do que as que usam o cartão empresarial.

Existem 2 tipos de cartão de crédito corporativo

  1. o cartão pré-pago;
  2. o cartão pós-pago.

No cartão pré-pago é depositado um determinado valor para que o colaborador possa usufruir. 

Já o cartão corporativo pós-pago funciona como um cartão de crédito comum de pessoa física. Ou seja, o colaborador faz suas compras na função crédito e, posteriormente, a fatura chega na empresa para pagamento.

O cartão de crédito pré-pago possui um teto de gastos previamente delimitado. Para que seja possível realizar novos gastos, será necessária uma nova recarga.

Por se assemelhar ao sistema de adiantamento, essa modalidade oferece mais controle sobre os gastos do colaborador. Por isso, pode ser mais vantajoso para a gestão financeira da empresa. 

Como funciona o cartão pré-pago?

O funcionamento do cartão pré-pago é bem simples:

  • Você solicita um cartão pré-pago;
  • Desbloqueia, como é feito com os cartões de crédito tradicionais;
  • Faz uma recarga e pronto, basta utilizá-lo.

A recarga pode ser feita por diversos meios como: saldo em conta, transferência para a conta ao qual ele está vinculado, boleto bancário, débito online, depósito em conta e estabelecimentos credenciados. 

Normalmente, a recarga costuma ser viabilizada pelo site ou app do cartão

O valor da recarga é transformado em saldo no cartão

O saldo pode ser utilizado para compras online, em estabelecimentos que aceitem a sua bandeira e até mesmo é possível sacar dinheiro em caixas da rede Banco24Horas, sem precisar de conta bancária. 

Existe cartão pré-pago digital e físico. Há opções de cartão pré-pago em que ao adquiri-lo você já pode utilizar o cartão pré-pago virtual, até que o físico chegue. 

Além disso, pode ser um cartão pré-pago internacional ou nacional. 

O nacional só pode ser carregado em reais e não é aceito no exterior. Enquanto o cartão de crédito pré-pago internacional pode ser carregado em moeda estrangeira e utilizado internacionalmente. 

Como funciona cartão pré-pago corporativo? 

O cartão pré-pago corporativo deve ser solicitado pela empresa, em conta de pessoa jurídica. 

Requer mais detalhes do que a escolha de um cartão para pessoa física. É preciso escolher entre diversos tipos o mais adequado para o objetivo da empresa

Por exemplo, se for para ser usado em viagens corporativas internacionais, precisa ser um cartão internacional pré-pago e é interessante ter atenção à bandeira escolhida e seu aceite. 

Além disso, há cartões pré-pagos com facilidades como seguro de bagagem, por exemplo. 

Há até mesmo opções específicas para transportadoras e caminhoneiros, sendo possível definir saldos separados para frete e pedágio e controlar os gastos no mesmo cartão.

Atente-se também às tarifas envolvidas em cada tipo. 

Diversas operadoras de cartão pré-pago oferecem um serviço de atendimento para que um consultor ajude a definir a melhor opção para a empresa conforme suas necessidades. 

Além das questões de escolha, solicitação e recarga do cartão, a empresa deve se preocupar também com o seu uso. 

Deve definir os valores de recarga, bem como as datas em que ocorrerão – ao contrário do cartão de crédito tradicional em que o pagamento é feito no vencimento da fatura. 

O cartão pré-pago corporativo também requer uma política de uso. 

Nem todas as despesas do cartão pré-pago podem ser relacionadas ao trabalho, sendo necessário controle e boas práticas. Para isso, o primeiro passo é ter uma política de despesas corporativas bem definida.

Além disso, o cartão pré-pago não exclui a necessidade de processos de controle de fatura e prestação de contas

No caso de imprevistos e esgotamento de saldo do cartão pré-pago, o processo de reembolso de despesas deve estar bem definido e pronto para entrar em ação. 

new RDStationForms(‘m19-planilha-de-controle-de-gastos-com-cartao-corporativo-b140ee5f889f18a9cad8’, ‘UA-73039654-1’).createForm();

Quais as vantagens do cartão pré-pago corporativo para a empresa?

1. Segurança

O cartão pré-pago é mais seguro do que o uso de dinheiro em viagens corporativas e no dia a dia. 

Além disso, caso haja perda ou roubo do cartão, é possível bloquear o cartão rapidamente e recuperar o saldo. 

O uso de cartão pré-pago também pode evitar a necessidade de manter dinheiro em caixa na empresa, agregando também na segurança e transparência dos processos financeiros do negócio. 

2. Praticidade para viagens internacionais

Até março de 2020, uma grande vantagem do cartão pré-pago era usar a cotação do dia da compra, enquanto os cartões de crédito tradicionais usavam a cotação do dia do fechamento da fatura.

No entanto, essa regra mudou com uma nova circular do Banco Central a partir deste período. 

Mesmo assim, o cartão pré-pago internacional empresarial pode ser vantajoso para viagens internacionais. 

E como funciona cartão pré-pago internacional? 

Da mesma forma que os cartões pré-pagos em geral, mas com mais facilidades para o viajante. 

Há opções no mercado que possuem conversão automática do saldo para moedas estrangeiras, além de ser mais seguro do que dinheiro. 

Outra vantagem é poder sacar o saldo também em moeda local. Normalmente operam em dólar, euro e libra. 

Além disso, cartões de crédito tradicionais podem cobrar dupla conversão em alguns casos. Por exemplo, uma compra em euro pode ser convertida em dólar e depois em real, podendo haver discrepâncias. Enquanto o cartão pré-pago internacional pode contar com a opção de conversão direta

Dependendo do cartão pré-pago, há ainda a possibilidade de ser aceito como forma de pagamento diretamente em transporte público no exterior. 

3. Melhor controle financeiro

Como funciona a base de recarga, é necessário prever os gastos que serão realizados nesse tipo de cartão. Por isso, o cartão pré-pago pode agregar mais no controle financeiro do que o cartão pós-pago. 

A modalidade pré-paga pode agregar tanto na previsibilidade dos gastos, quanto no controle em si.

Em relação ao dinheiro, o cartão é mais vantajoso ainda, porque permite obter maior detalhamento das despesas – principalmente em relação aos gastos variáveis e pequenos gastos do dia a dia da empresa. 

Ao estabelecer tetos de despesas com viagens, atividades externas e reposição de materiais do escritório, o cartão pré-pago também tende a reduzir gastos inapropriados, evitando fraudes empresariais

Além disso, pode ser utilizado em substituição ao adiantamento de diárias de viagem para viagens corporativas. 

Embora agregue no controle financeiro, é importante sempre ter em mente que o cartão pré-pago não dispensa a necessidade de processos de prestação de contas e auditoria

4. Facilidades para viagens corporativas

Alguns cartões pré-pago oferecem vantagens para viagens corporativas como proteção de bagagem e assistência global de emergência – normalmente oferecidas em seguro viagem – além de promoções em serviços e estabelecimentos parceiros. 

5. Desburocratização

Normalmente, as instituições demandam uma série de exigências para liberar cartões/crédito corporativo. 

O cartão pré-pago viabiliza o limite e a quantidade de créditos que a empresa precisar – além de fácil de se adquirir. 

Há ainda soluções mistas, que permitem a aquisição de cartão pré-pago vinculado a contas digitais, ou mesmo com as plataformas de gestão de prestação de contas.

Como sabemos, as fintechs estão em forte ascensão no mercado e revolucionando a gestão financeira – no intuito de desburocratizar processos, gerar valor e economia. 

O VExpenses, por exemplo, é uma plataforma de gestão de prestação de contas de funcionários que atua no auxílio à desburocratização do processo de prestação de contas e gestão de reembolsos

6. Economia

O uso de cartão pré-pago pode reduzir custos de transferência por DOC, TED e Pix, uma vez que você paga a despesa corporativa no momento da recarga. 

Além disso, por agregar no controle financeiro, também gera economia com perdas, fraudes e até mesmo economia de tempo dos colaboradores e dos gestores financeiros.

Uma das mais fortes tendências da gestão financeira é investir em controle e automatização de processos que tendem a evitar falhas, gerar previsibilidade e economizar tempo. 

No VExpenses, por exemplo, temos cases de redução de gastos com prestação de contas em até 88% – com o uso de app que fortalece o controle, a automatização de processos e estratégia na gestão das despesas corporativas. 

página de cartão corporativo

Como ter um cartão de crédito pré-pago?

Para ter um cartão pré-pago, você deve pesquisar as opções disponíveis no mercado e escolher um cartão pré-pago conforme suas necessidades:

  • Corporativo x pessoal;
  • Nacional x internacional;
  • Com facilidades e clube de vantagens ou não;
  • Próprio para viagem ou não.

Para adquirir, compre online ou em estabelecimentos credenciados, e desbloqueie o cartão conforme as instruções. Depois é só fazer a recarga através de uma das opções disponíveis e começar a usar.

Como fazer cartão de crédito empresarial online?

Faça um levantamento das opções de cartões e suas necessidades também. 

No caso de cartão pré-pago corporativo pode ser interessante falar com consultores e negociar vantagens. Eles saberão indicar o modelo ideal para seus objetivos. 

Não se esqueça de levar em consideração uma comparação entre as tarifas cobradas pelas opções. 

Para adquirir, basta preencher formulário em sites vendedores e esse processo pode ser feito todo online. 

Em alguns casos, há possibilidade de isenção da taxa de adesão, realizando o processo pela internet. 

Ficou claro o que é cartão pré-pago? Conseguiu ver as vantagens desse tipo de cartão para a sua empresa? Se gostou do conteúdo, não deixe de assinar a newsletter do VExpenses. Enviamos conteúdos exclusivos e completos, sem spam, sobre gestão financeira, viagens corporativas, reembolsos de despesas e mais!

Carolina Crumo


Apaixonada por marketing e por aprender e poder compartilhar conteúdos que engajam e informam. Sou parte do time VExpenses e ajudo a construir um mundo mais empático através de soluções financeiras.

2 thoughts on “Cartão pré-pago: o que é, como funciona e vantagens para empresas”

    • Oi, Matheus! Tudo bem?

      Em breve teremos novidades em lançamento de novos produtos VExpenses! É só ficar atento às nossas comunicações que contaremos tudo por lá 😉
      Também tomei a liberdade de te mandar um e-mail com algumas informações em primeira mão, não deixe de conferir a sua caixa de entrada! 😊

      Até mais!

      Responder

Leave a Comment

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.

computador com 3 envolopes de carta

Receba as notícias mais recentes e relevantes sobre finanças diretamente no seu e-mail!

Fique por dentro de tudo que acontece no mercado financeiro e receba em primeira mão informações sobre as novidades
Siga o VExpenses nas redes sociais ára se atualizar diariamente