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Como controlar ponto de trabalho da equipe externa?

Início » Gestão e Produtividade » Como controlar ponto de trabalho da equipe externa?
11 de fevereiro de 2021 by Carolina Crumo
4 minutos de leitura

O ponto de trabalho é uma ferramenta importante para manter a organização e a gestão correta de uma empresa. Afinal, é através dele que o gestor consegue se certificar do cumprimento da carga horária de seu funcionário e também da sua presença na companhia.

Além disso, saber como registrar o ponto de funcionário da forma correta é extremamente útil para facilitar o setor contábil e também evitar qualquer passivo trabalhista. Fora sua importância na hora de calcular o custo de um funcionário e o ROI atrelado.

Esses registros são essenciais em casos de processos onde a empresa terá como provar qual foi a carga de trabalho exercida pelo funcionário, se ele teve hora extra ou qualquer outra disputa jurídica que possa acontecer.

Deseja saber mais sobre o tema e esclarecer todas as suas dúvidas? Acompanhe nosso artigo até o final e descubra como registrar ponto de funcionário! Boa leitura!

O que você vai encontrar nesse artigo:

  • O que diz a CLT sobre folha de ponto?
  • Como funciona o ponto de trabalho?
  • Como posso controlar o ponto dos funcionários?
  • Quem trabalha externo assina ponto?
  • Como controlar ponto de funcionário externo?

O que diz a CLT sobre folha de ponto?

De antemão, saiba que a CLT (Consolidação das Leis do Trabalho) obriga, no art. 74, a empresa a manter registro dos dados de entrada, intervalos para descanso e saídas de todos os seus colaboradores. É aí que entra a importância do ponto de trabalho na sua empresa.

Vale ressaltar que a companhia pode anotar estes dados de diversas formas, como:

  • Por meio de ponto de trabalho eletrônico;
  • Através de ponto de trabalho manual;
  • Por meio do caderno de ponto.

Porém, para que essas ferramentas sirvam, efetivamente, para registro de ponto, é necessário que cumpram alguns requisitos, como:

  • Precisa ter relógio interno alinhado ao horário local;
  • É essencial possuir uma boa memória de armazenamento de dados (estes precisam ser enviados para a nuvem ou para servidores externos frequentemente);
  • Os funcionários precisam ter acesso a um comprovante de que seu ponto foi registrado;
  • Local onde possa ser retirada as informações do dispositivo (entrada USB, por exemplo).

Como funciona o ponto de trabalho?

De maneira simples e direta, o registro horário de trabalho laboral (ponto de trabalho) funciona da seguinte forma:

Diariamente, logo após chegar na empresa o funcionário precisa registrar a sua entrada no trabalho;

Veja também:  Análise preditiva financeira - Parte II: como implantar em sua empresa

Do mesmo modo, durante a sua pausa ou horário de almoço ele precisa registrar o seu intervalo na entrada e na saída;

Por fim, esse mesmo processo precisa ser realizado logo após o término da sua jornada.

Ao final de um mês de trabalho, ele precisa assinar a sua folha mensal de registros. 

Posteriormente, serão calculadas horas extras se houver, sendo pagas como horas extras ou entrando para o sistema de banco de horas, de acordo com a política da empresa.

Por falar em fim de mês, temos um artigo completo sobre fechamento de mês financeiro. Leia a matéria na íntegra e confira as melhores sugestões sobre o tema!

Como posso controlar o ponto dos funcionários?

Primeiramente, sabemos que controlar o ponto de funcionários não é tarefa tão simples, principalmente em organizações de médio e grande porte. 

Desse modo, temos algumas dicas que podem facilitar o seu dia a dia enquanto gestor. Confira:

1. Mantenha-se informado sempre! 

Isso significa ficar de olho na legislação trabalhista e em possíveis mudanças. 

Como exemplo, a Reforma Trabalhista ocorrida em 2019 mudou algumas coisas e deixou outras a critérios de convenções e acordos sindicais. 

Nesse sentido, fique atento(a)!

2. Não cuide de tudo sozinho

É fundamental ter uma equipe de RH atenta ao ponto de trabalho dos funcionários. 

Todavia, envolva gerentes, líderes e gestores na tarefa de conferir os horários de seus subordinados diretos.

3. Integre o ponto a outros sistemas da empresa

Atualmente, existem soluções muito úteis de empresas que aliam o ponto eletrônico a outras ferramentas. 

Além disso, esses sistemas geram relatórios e ajudam a empresa a manter dados sob controle como faltas, horas extras, dentre outras métricas de monitoramento.

Quem trabalha externo assina ponto?

De antemão, saiba que a resposta é sim. 

Contudo, fique calmo pois vamos te explicar como o ponto de trabalho ocorre, neste caso.

A legislação mudou para quem realiza trabalho externo desde a aprovação da Reforma Trabalhista. 

Desse modo, o limite de horas por dia a serem trabalhadas pode chegar a 12 horas seguidas.

Entretanto, é necessário oferecer 36 horas de descanso para o funcionário após a jornada de trabalho. 

Em síntese, o máximo que um colaborador pode trabalhar de forma externa é 44 horas semanais e até 48 horas, desde que somadas as horas extras.

Ademais, o funcionário tem direito a um intervalo de 30 minutos e sua hora extra é calculada normalmente: hora trabalhada + 50% da hora.

Veja também:  Cartão de crédito empresarial: tudo o que você precisa saber

Veja nosso post sobre direito a folga em viagem a trabalho para entender esse assunto com mais profundidade!

Como controlar ponto de funcionário externo?

Se você tem dúvidas sobre como verificar e controlar o ponto de um funcionário externo, leia esse tópico com atenção. 

Afinal, se ele não estará diariamente na sua empresa, como poderá saber se sua carga horária está sendo cumprida? 

Veja nossas dicas abaixo:

1. Controle o ponto de trabalho à distância

É possível ter total controle sobre o ponto do seu colaborador de forma online. 

O Ministério do Trabalho através da Portaria nº 373 permite que as empresas utilizem aplicativos e softwares para controlar o ponto de trabalho.

2. Utilize serviços de geolocalização

Além da dica que citamos acima, você consegue acompanhar o deslocamento de funcionários em tempo real com Apps que permitem a geolocalização do smartphone. 

Desse modo, com um celular ou tablet é possível avaliar se seu funcionário está cumprindo a rota de determinados trabalhos, por exemplo (isso é ideal para vendedores autônomos).

3. Tecnologia “espiã”

Ademais, existem alguns softwares que podem ser instalados em notebooks ou computadores de trabalhadores remotos. 

Nesse sentido, essas ferramentas conseguem entender e informar a empresa se o colaborador ficou pelo tempo necessário com o seu computador a serviço da empresa.

Porém, é preciso ter cuidado ao utilizar essas tecnologias. Já que a empresa não pode invadir a privacidade do funcionário e, assim, não pode ter acesso à sua localização fora do horário de trabalho.

Além disso, é preciso que o funcionário esteja ciente e concorde com o uso desse tipo de tecnologia.

4. Relatórios e métricas à sua disposição

Por fim, esses tipos de tecnologias fazem cálculos, análises e realizam metrificação de dados dos funcionários que atuam fora da empresa. 

Assim, o RH não precisa ir atrás dos funcionários externos para garantir cumprimento de horários ou prestação de serviços.

Em síntese, é essencial usar a tecnologia a favor da modernização, economia e gestão da sua empresa. 

Nesse sentido, esqueça a ideia de utilizar o caderno de ponto e modernize a sua organização o quanto antes!

Sua empresa já utiliza novas tecnologias para controle de ponto de trabalho dos funcionários? Se ainda não, quais os entraves para a execução deste tipo de projeto na sua empresa? Deixe um comentário abaixo sobre este assunto!

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Carolina Crumo


Apaixonada por marketing e por aprender e poder compartilhar conteúdos que engajam e informam. Sou parte do time VExpenses e ajudo a construir um mundo mais empático através de soluções financeiras.

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