Diferentemente da venda de um produto, oferecer um serviço requer alguns cuidados e pontos de atenção especial. Afinal, muitas diretrizes estabelecidas pela teoria não podem ser aplicadas diretamente às empresas de prestação de serviços.
Se você deseja saber mais sobre o assunto, mas não sabe por onde começar, chegou ao lugar certo!
Fizemos este mini guia para te ensinar o que é prestação de serviços, quais os tipos mais comuns desse modelo de negócio no Brasil e o melhor: como reduzir custos neste tipo de operação.
Se interessou? Veja a seguir como funciona esse tipo de serviço! Continue a leitura e aproveite as nossas dicas! Bom proveito!
O que é a prestação de serviços?
Primeiramente, vamos ao conceito desse termo: a prestação de serviços é um tipo de atividade econômica em que uma pessoa oferece aos seus clientes um tipo de mão-de-obra física ou intelectual realizada pelo prestador.
Ou seja, não existe a venda ou negociação de um produto tangível.
Desse modo, esse tipo de negociação sempre possui:
- O prestador de serviço (que oferece sua atividade);
- O tomador de serviço (que recebe o resultado da atividade desenvolvida e remunera por ela).
Hoje em dia, no entanto, existem algumas empresas da área de tecnologia que, apesar de possuírem um produto físico sendo parte da negociação, a compra é realizada através de um contrato de serviço.
É o que ocorre com as empresas que possui classificação como:
- PaaS (Plataform as a Service);
- SaaS (Software as a Service);
- IaaS (Infrastructure as a Service);
- DaaS (Desktop as a Service).
Nesse modelo de prestação de serviços os benefícios para a contratante vão muito além de diminuição dos custos de aquisição do produto. Também é possível contar com melhorias constantes e uma equipe de atendimento ao cliente sempre de prontidão.
O VExpenses, por exemplo, é um SaaS que atua no mercado de viagens corporativas e prestação de contas oferecendo soluções financeiras para todos os tipos de empresas.
Quais os tipos de prestação de serviços?
De antemão, saiba que o mercado de prestação de serviços é muito amplo. Contudo, para você entender melhor esse conceito e assimilar as informações futuras com mais facilidade, veja abaixo alguns exemplos mais clássicos de prestadores de serviços:
- Empresas de consertos e manutenção de casas, condomínios, etc.;
- Salões de beleza;
- Empresas de jardinagem;
- Serviços de manutenção de equipamentos domésticos;
- Serviços de segurança e monitoramento;
- Empresas que são instituições de ensino;
- Agências de turismo;
- Pousadas e hotéis;
- Serviços de limpeza.
Por fim, diariamente todos nós fazemos uso de prestadores de serviços, como: energia elétrica, plataformas de streaming, serviço de internet, tvs por assinatura, etc.
O que são as empresas prestadoras de serviços?
Agora que você já sabe quais são os tipos de prestação de serviços mais comuns, entenda melhor o que essas empresas são dentro do direito administrativo e trabalhista, e conheça algumas leis que regem essa área.
As empresas prestadoras de serviço possuem funcionários que realizam serviços externos e, normalmente, em locais que pagam essas empresas por sua mão-de-obra ou mesmo pela possibilidade de uso de um produto como um serviço, da forma como explicamos anteriormente.
Vamos a um exemplo para deixar tudo mais claro: quem mora em condomínios, na imensa maioria das vezes, conta com os serviços de porteiros, faxineiras e jardineiros de uma empresa que administra condomínios.
Portanto, o condomínio paga para essa empresa pelos serviços que serão prestados, e a empresa, por sua vez, remunera os seus funcionários.
Contudo, os contratos de prestação de serviço têm prazo determinado e podem ou não ser renovados.
Sob o mesmo ponto de vista, esse contrato deve ser feito pelo Departamento Pessoal, pois é necessária muita atenção na elaboração desse documento.
Vale ressaltar que, em termos contábeis, o prestador de serviços não possui nenhum vínculo empregatício com a prestadora, ou seja, só recebe o pagamento previamente estipulado no contrato.
Por fim, as empresas prestadoras de serviços podem ser de qualquer tipo jurídico, inclusive ser classificadas como:
- MEI (Micro empreendedor individual);
- ME (Microempresa);
- EPP (Empresa de Pequeno Porte).
Como funciona o contrato de prestação de serviço?
Um contrato de prestação de serviços precisa conter algumas informações essenciais, inclusive sobre valores remuneratórios.
Afinal, sempre deve haver um pagamento previamente combinado entre as partes sobre determinado serviço ou tarefa.
Além disso, no contrato precisa conter outros dados como:
- Prazo para início e término do serviço;
- Valor a ser pago pelo trabalho;
- Dados pessoais (ou das empresas) de ambas as partes;
- Forma de pagamento;
- Bem como direitos e deveres de ambas as partes.
Quais os principais erros de uma empresa de prestação de serviços externos?
Agora que você já entendeu mais sobre esse conceito, confira alguns dos erros mais comuns e que devem ser evitados por prestadoras de serviços:
1. Não usar a tecnologia a seu favor
Atualmente, é inegável a importância da tecnologia para melhorar qualquer processo ou procedimento, principalmente no mundo dos negócios.
Nesse sentido, quando se trata de divulgação, esqueça essa ideia de panfletos e apenas do “boca a boca” dos clientes.
Isso é importante, é claro, porém, estamos na era do mundo digital. Portanto, seja visto e notado de maneira mais inteligente e assertiva. Olhe essas dicas:
- Tenha redes sociais da sua empresa (de qualquer porte). Lembre-se que praticamente todo mundo entra no Instagram e Facebook diariamente. Ou seja, estar lá é garantia de ser notado;
- Faça um site para a sua marca. Mesmo que seja um site simples, invista em algo bonito e bem feito. Assim, seus possíveis clientes terão um local para conhecer mais sobre a sua marca;
- Sob o mesmo ponto de vista, invista em um blog no seu site. Diversas pesquisas apontam que sites com blogs têm mais de 50% de acessos que sites que não possuem este tipo de serviço.
Porém, o investimento em tecnologia deve ir muito além da divulgação e também estar presente nos processos operacionais e administrativos.
Só assim você será capaz de ter um controle exato do cenário atual da sua empresa, e conseguir realizar um corte de custos eficiente, por exemplo.
Confira nosso artigo sobre as “vantagens de implantar inovações tecnológicas dentro da empresa”. Lá damos dicas de como realizar esse processo com êxito, e você também conseguirá se aprofundar mais no assunto!
2. Não investir em mão-de-obra qualificada
É fundamental ter os melhores profissionais na sua equipe. Para isso, tenha pessoas altamente capacitadas na sua equipe técnica e treine sempre que necessário os seus colaboradores.
Além disso, promova benefícios, premiações e incentive seus funcionários a se destacarem.
3. Não levar o cliente em consideração
Muitas empresas dizem ser centradas no cliente, porém muitas vezes não é isso o que realmente acontece.
É essencial levar em conta a experiência do seu cliente durante e após a sua prestação de serviço. Para isso, realize pesquisas de satisfação, envie e-mails ou mensagens pedindo um feedback aos clientes que receberam determinado serviço.
4. Negligenciar o marketing da empresa
Bem como citamos acima no primeiro item, use a tecnologia a seu favor e isso será notado no marketing.
Para isso, invista em um site otimizado para SEO e cadastre sua empresa no Google Meu Negócio.
Para ganhar cada vez mais e chegar ao fim do mês com lucro, é necessário estar à frente das concorrentes e garantir um lugar no topo do Google.
Como reduzir custos na prestação de serviços?
Dentre as informações mais pesquisadas sobre prestadores de serviços, como reduzir os custos está entre as principais dúvidas.
Porém, nem sempre o corte de custos é eficiente se você não souber como reduzir gastos de forma estratégica.
Nesse sentido, separamos algumas dicas para você utilizar para minimizar os custos da sua operação. Confira!
1. Atenção na contratação de mão-de-obra
Na hora de contratar funcionários que irão trabalhar na prestação de serviços é fundamental escolher pessoas altamente qualificadas e com perfil adequado para a vaga.
Não basta saber calcular preços de prestação de serviços, a empresa prestadora precisa prever e evitar altas taxas de rotatividade na empresa.
2. Gerenciamento correto
Os custos na prestação de serviços precisam ser previamente avaliados antes de se passar um orçamento para um cliente.
Afinal, precisa-se levar em consideração todos e quaisquer gastos com o serviço antes de estipular um valor a ser pago. Só assim poderá ser cobrado um valor justo para ambos.
Por isso, ter um controle exato das despesas da empresa é essencial. Aqui, mais uma vez, a tecnologia se faz mais do que necessária.
Confira o nosso artigo sobre “Como escolher um software de controle de despesas” e considere contratar um para a sua empresa. Os resultados serão bastante perceptíveis.
3. A otimização pode te ajudar
Para gerar mais economia, otimizar processos pode ser uma ótima dica na hora de lidar com a rotina da empresa.
Além de gerar economia financeira, a otimização de processos também proporciona uma redução no tempo gasto com processos secundários e melhora na produtividade dos funcionários.
Confira nosso artigo sobre “Como reduzir a burocracia na empresa” para começar a colocar a mão na massa agora mesmo!
Além disso, nossa Biblioteca de Materiais possui ferramentas gratuitas que podem facilitar o dia-a-dia da empresa, como um modelo de relatório de despesas de viagem e diversas planilhas financeiras.
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