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Início » Gestão e Produtividade » Ferramentas de trade marketing: quais as principais?

Ferramentas de trade marketing: quais as principais?

27 de agosto de 2021 by Carolina Crumo
ferramentas trade marketing
4 minutos de leitura

As ferramentas de trade marketing auxiliam na realização de tarefas do dia a dia dos profissionais da área, principalmente no gerenciamento de equipe em campo, análise de informações sobre performance e definição de estratégia de pdv. 

Por isso, uma boa ferramenta para trade marketing tem como principal objetivo facilitar as tarefas corriqueiras e também elevar o nível de trabalho e atendimento oferecidos. 

Fizemos este artigo para te ajudar a entender um pouco mais sobre o assunto. Confira a seguir tudo o que você precisa saber! Aproveite!

O que faz a área de Trade Marketing?

De maneira geral, o trade marketing tem como objetivo aumentar o número de vendas de uma determinada marca ou produto a partir da melhora da performance nos canais de distribuição. 

Ou seja, essa estratégia atua diretamente no ponto de venda (pdv), se relacionando com o cliente, os seus gostos e preferências. 

Por ser a ponta do marketing que lida diretamente com o consumidor, apresentar um trabalho sempre alinhado com os valores e ideais da empresa é essencial. 

Já que, para que a atuação do trade marketing dê resultados, é extremamente necessário compreender tanto o comportamento do consumidor, quanto as técnicas de venda. 

Esses dois são os pontos principais que devem ser levados em consideração no momento de traçar a estratégia que será utilizada. Entretanto, não são os únicos que devem ser focos de atenção. 

Confira a seguir algumas áreas de atuação do trade marketing e entenda melhor como funciona: 

Entenda as necessidades e desejos do cliente

O ponto de venda permite à empresa conhecer exatamente o que o consumidor alvo gosta e não gosta.

Essa proximidade deve ser utilizada e analisada com sabedoria, através de um excelente sistema de trade marketing. 

Por isso, antes mesmo de desenhar a sua estratégia, você deve conhecer as necessidades e desejos do cliente que você quer atingir. 

Todas as respostas que você precisa estarão no PDV, onde você encontra o consumidor diretamente em contato com o seu e outros produtos.

Não deixe o branding de lado!

Branding e trade marketing devem andar de mãos dadas. Como o branding é uma série de ações estratégicas que visam conquistar o consumidor, faz todo o sentido incluí-lo como ferramenta da sua estratégia de trade marketing, não é mesmo?

Nesse caso, as ações de branding devem focar em abordagens que chamem a atenção visualmente do consumidor.

Veja também:  Workflow: o que é, como e por que utilizá-lo na empresa

Além disso, práticas que promovem uma interatividade entre o produto e o cliente também são bem vindas. 

Analise os dados

Não adianta nada você colocar em prática uma estratégia e não avaliar seus resultados depois, certo? 

Por isso, quando o assunto é trade marketing, a análise de dados deve ser praticamente constante. Isso porque o comportamento do consumidor pode mudar de um dia para o outro, influenciado por diversos fatores externos. 

Assim, ao implementar uma nova estratégia e no decorrer da mesma, é de extrema importância que você metrifique as ações. E, para que suas ações sejam assertivas, a análise deve ser bem feita. 

Por que o trade marketing é importante?

Agora que você já entendeu o que é trade marketing, ficou mais fácil compreender porque essa área é importante, não é mesmo?

Por se tratar do setor que relaciona o fabricante com o cliente, a sua atuação é relevante para qualquer produto que queira se destacar nas vendas. 

Sua importância está no fato de criar um elo que se estende desde a gestão de marcas, passando por hábitos do consumidor, até a valorização de relações entre marcas, fabricantes, distribuidores e produtores. 

Desse modo, o principal objetivo do trade marketing é aumentar a rentabilidade e gerar valor agregado ao processo de venda dos produtos.

Algumas pessoas ainda podem questionar a necessidade de haver uma estratégia de marketing voltada apenas para os pontos de venda. 

Mas, muito diferente do que ainda pensa, o ponto de venda é um local de extrema importância para aplicar estratégias voltadas para as vendas, justamente por ser o local onde ocorre as movimentações de produtos. 

De acordo com uma pesquisa realizada pela Nielsen Media Research, aproximadamente 70% das decisões de compras são feitas no PDV sem planejamento, e outras 50% são por impulso. 

A partir desse forte conceito em mente, faz todo sentido entender o sistema de Trade Marketing para aplicá-lo no seu produto ou marca. 

Quais as ferramentas do Trade Marketing?

Por ser um conjunto de ações voltadas para o ponto de venda, uma boa estratégia de Trade Marketing conta com diversas ferramentas. 

Apesar da grande variedade, não existe uma fórmula mágica que faça o Trade Marketing funcionar ou não para a sua marca. 

Conheça a seguir as principais ferramentas para trade marketing que você pode implementar para impulsionar as vendas do seu produto. 

Veja também:  Passo a passo: Como montar um fluxo de processo de reembolso eficaz

1. Controle de orçamento

Certamente uma das principais ferramentas de trade marketing é o controle de orçamento.

A forma como sua empresa irá trabalhar pode variar, entretanto, é preciso que esse controle seja feito da maneira correta. 

Muitas marcas variam entre o uso de planilhas, contratação de equipes terceirizadas e aplicativos, por exemplo. 

2. Gestão de MPDV

Em segundo lugar, a gestão de materiais de PDV é uma das ferramentas para trade marketing essenciais para otimizar custos e resultados na sua estratégia.

Aqui, o foco está em evitar desperdícios, visto que cada display ou adesivo no ponto de venda representa um investimento. 

Com o objetivo de poupar da maneira certa, é imprescindível que você monte uma estratégia e um planejamento voltados para o melhor aproveitamento possível dos itens.

3. Gestão dos custos da equipe de campo

Aqui o bom planejamento é fundamental. Ter total controle sobre o que está sendo feito pela equipe em campo é essencial para realizar uma análise de dados certeira, e assim, melhorar o desempenho do produto. 

Utilizar ferramentas de gestão para ficar a par das despesas da equipe comercial é a estratégia mais indicada porque traz os melhores resultados.

Nesse sentido, plataformas de gestão de despesas de funcionários, como o VExpenses, podem ser utilizadas como ferramenta para trade marketing na otimização da gestão de custos desse departamento. 

Essas ferramentas oferecem mais transparência e controle sobre os gastos relacionados à equipe externa, além de facilitar o processo de reembolso e prestação de contas, melhorando a gestão financeira e estratégica da empresa. 

Além disso, uma das vantagens de usar esse software para trade marketing são as automatizações que ele oferece, como a facilidade para calcular o custo do km rodado que utiliza a marcação por GPS e ainda permite o cadastramento de rotas frequentes.

Assim, é possível saber com precisão qual o custo exato de uma visita de trade e calcular o ROI de cada canal de marketing com mais assertividade.

Agora que você já sabe a importância de dar a devida atenção às ferramentas de trade marketing, não deixe de se inscrever na nossa newsletter para ficar por dentro das novidades sobre otimização de custos e gestão. E não esqueça de compartilhar esse conteúdo com alguém que possa se interessar pelo assunto!

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Carolina Crumo


Apaixonada por marketing e por aprender e poder compartilhar conteúdos que engajam e informam. Sou parte do time VExpenses e ajudo a construir um mundo mais empático através de soluções financeiras.

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