O que são fluxos de automação e melhores estratégias

O fluxo de automação é um mecanismo para recepcionar os leads presentes, levando em consideração diversos fatores comportamentais.
7 de fevereiro de 2023
7 min de leitura

Fidelizar clientes é um dos aspectos mais importantes para o sucesso de um negócio, 

sendo um dos principais desafios para uma marca atualmente. Por isso, é muito importante saber utilizar campanhas de marketing bem elaboradas e contar com fluxos de automação para qualificar ainda mais os resultados obtidos e facilitar as interações.

Isso porque, além de permitir alcançar o público certo e fazê-los comprar, um relacionamento de valor pode ser construído, nutrindo com contatos frequentes para fazê-los voltar e divulgar os produtos de forma programada e mais ágil.

Com o intuito de economizar tempo, essas práticas e tecnologias podem ser aplicadas para melhorar o relacionamento com o público e os resultados das campanhas.

Também é preciso considerar que o mundo é cada vez mais acelerado e o mercado competitivo, e compreender o público, aliado à automação de marketing, é uma forma de se destacar e reter o público, visto que dúvidas podem ser sanadas mais rapidamente e materiais mais adequados podem ser encaminhados para acompanhar a jornada de compra de forma assertiva.

Inclusive, é preciso considerar que, seja de pequeno ou grande porte, essa é uma ferramenta que tem impacto direto nos resultados, permitindo até mesmo economizar dinheiro, investindo em outras demandas.

O que são os fluxos de automação? 

Na prática, os fluxos de automação são programações desenvolvidas para facilitar os processos de marketing digital, como envio de e-mails e contatos de venda.

A partir desses sistemas, a comunicação com clientes pode acontecer de várias formas, agregando facilidade, agilidade, personalização e adequação aos melhores momentos e canais .

Isso é importante porque muitas atividades e ações de marketing – e demais estratégias – se mostram repetitivas, demandando muito tempo dos colaboradores, que poderiam focar em outras demandas.

Essas atividades podem ir desde a coleta e limpeza de dados, até mesmo a qualificação dos leads – clientes em potencial – para encaminhar as campanhas de e-mail, por exemplo.

Assim, ao contar com os fluxos, é possível otimizar essas demandas e realizar as atividades com mais qualidade, visto que as programações realizarão essas separações de forma automática e qualificada, preparando os processos para os profissionais agregarem mais inteligência.

Com isso, o fluxo pode ser resumido em processos que são organizados por softwares e fazem sozinhos – a partir dos códigos pré-estabelecidos (geralmente) – tais trabalhos repetitivos, como envio de e-mail e avisos nas redes sociais, otimizando a rotina. 

Assim, eles servem para que os e-mails, conteúdos e demais contatos e avisos sejam encaminhados para o público específico no momento mais adequado.

É preciso lembrar, nesse contexto, que a chave para o sucesso de qualquer negócio é o relacionamento qualificado com o cliente, o que é possível por meio dessas ferramentas.

Mais ainda, independentemente da área, manter o contato claro, direcionado e estratégico é essencial, melhorando o direcionamento para a compra e até mesmo para colher mais informações sobre eles – o que torna cada vez mais os fluxos eficientes.

Assim, o processo fornece melhores informações para que as vendas ocorram, e fornece mais dados para a sua equipe de marketing digital trabalhar melhor.  

Importância dos fluxos de automação 

De forma específica, contar com a automatização das mensagens e emails, bem como os mais diferentes fluxos de qualificação e marketing, é muito importante por diversos motivos, sendo os principais:

  • Reduzir gastos e otimizar tempo;
  • Melhorar o desempenho das equipes;
  • Qualificar a comunicação e campanhas;
  • Direcionar os e-mails e conteúdos de forma assertiva;
  • Ampliar o potencial e número de vendas;
  • Fixar a marca no imaginário da audiência;
  • Ampliar a fidelização do público;
  • Aumentar a presença estratégica da marca;
  • Otimizar o relacionamento geral nos canais de contato.

Como utilizar os fluxos de automação?

Na internet há diversos perfis de clientes: os que só visitam o site até se sentirem seguros para consumir, os que seguem a jornada e consomem mais rapidamente.

Contudo, mais do que controlar o fluxo de acesso em um site, é preciso identificar o comportamento do cliente potencial e oferecer para cada perfil a experiência e nutrição que ele precisa para consumir. 

Para saber realizar essa separação de forma mais qualificada, é fundamental contar com ferramentas de pontuação, o que é possível por meio de fluxos de automação.

Assim, com o fluxo de automação, na medida em que os leads chegam e interagem com as páginas, as características e hábitos podem ser estudados para qualificar a relação e direcionar materiais mais assertivos.

Com isso, cria-se caminhos para cada perfil de forma personalizada, melhorando a experiência a cada passo e garantindo que todos sejam atendidos efetivamente. 

Por isso é importante saber quais dados colher, quais contatos realizar em cada processo, e para qual ferramenta essas informações serão encaminhadas para que os dados não sobrecarreguem os fluxos de automação desnecessariamente, mantendo a segurança da experiência junto ao usuário.

Funcionamento adequado e configuração dos fluxos 

Para um bom funcionamento da automação, há algumas práticas e estratégias que podem ser realizadas para tornar o trabalho ainda melhor. 

Na prática, as automações podem ser usadas de diversas formas, como em entradas em sites por meio de páginas de direcionamento, que leva os internautas a diversos lugares do site – atendendo suas necessidades – ou mesmo chatbots que otimizam o processo de atendimento.

Outra parte importante é que automatizar o envio de e-mails e mensagens facilita o dia a dia, garantindo que tudo aconteça no tempo certo e no momento mais adequado, redirecionando os contatos conforme a qualificação dos leads.

Ou seja, as ações automáticas ajudam a identificar o tempo certo de falar com cada cliente e abordá-lo em diversos lugares, no momento mais no. 

Vale relembrar que os fluxos de automação podem ser usados em qualquer estratégia, desde a captura ao estudo de dados, do envio de newsletter a tomadas de decisão.

Assim, ao estruturar essas informações, é possível começar o seu próprio fluxo de automação, a partir de algumas dicas:

  • Mapeie os pontos de conversão dos leads;
  • Trace o caminho que o cliente irá seguir até a cpmpra
  • Considere o perfil de cada cliente nos fluxos;
  • Direcione o lead por meio de caminhos certos para a compra;
  • Promova a melhor experiência com a marca e para a compra;
  • Configure análises e interações nos e-mails e demais canais de contato;
  • Avalie os cliques e temas de interesse do público;
  • Metrifique os dados obtidos e de automação;
  • Identifique se as medidas adotadas estão funcionando ou precisam de ajustes;
  • Avalie o melhor meio de comunicação com a audiência (melhores canais de contato);
  • Priorize formatos de mensagens para cada canal e perfil de cliente potencial;
  • Faça caminhos que atinjam os clientes certos para cada negócio.

Conclusão 

As automações podem começar desde um e-mail de boas-vindas, indicando um canal para tirar dúvidas e fazer pesquisas, até o momento de encaminhar um contato de indicação de produtos para que esse usuário selecione o que deseja. 

Da mesma forma, pode reativar clientes que abandonaram carrinhos com mais qualificação.

Com a automação, você pode identificar o cliente que selecionou produtos mas não finalizou a compra, descobrindo os motivos para ajudá-lo no futuro, finalizando novas compras.

Mais ainda, com a internet evoluindo, a sua empresa precisa estar antenada a automação para o marketing evoluir e atingir novos clientes e melhorar o relacionamento com os contatos ativos. Por isso você deve ter um fluxo de automação funcional, mas simples. 

Texto originalmente desenvolvido pela equipe Ideal Marketing, plataforma e blog que sua empresa precisa para gerenciar e entender muito mais sobre marketing em um só lugar. 

Tarina Lemmi
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