O sucesso nas ações de marketing tem ligação direta com o planejamento e definição de quanto e onde o orçamento será investido.
Segundo dados levantados pela FinancesOnline a expectativa é de que, globalmente, os gastos com anúncios tradicionais em vários formatos, incluindo jornais, televisão e publicidade externa, caiam 20,7%.
Em contrapartida, projetou-se um aumento de 17% no gasto com publicidade digital a nível global, apenas em 2021. Totalizando um montante de US$ 389 bilhões gastos com esse tipo de ação de marketing neste ano.
Assim, antes mesmo de definir a mensagem da sua campanha, você deve planejar sua estratégia de investimento.
Se você quer saber como planejar, gerir e mensurar resultados de ações de marketing com mais precisão, confira este artigo até o final. Além de te ajudar com tudo sobre esse assunto, também trouxemos exemplos para você se inspirar!
O que são ações de marketing?
Ações de marketing são atividades realizadas pelas empresas para colocar em prática objetivos e metas de marketing.
As ações de marketing podem ser executadas para diferentes objetivos como:
- Divulgar produtos e serviços;
- Conscientizar consumidores;
- Aumentar o volume de vendas;
- Fidelizar clientes;
- Reativar consumidores;
- Aumentar o reconhecimento da marca;
- Atrair novos clientes e parceiros;
- Comunicar-se com potenciais compradores.
Ou seja, as ações de marketing podem ser desde um comercial de TV a uma campanha de tráfego pago para divulgar um novo produto, passando por sorteios nas redes sociais, campanha de descontos de Natal, programa de fidelidade e outras.
Assim, as ações de marketing vão variar conforme os objetivos do negócio de curto, médio e longo prazo.
Como planejar ações de marketing?
O planejamento de ações de marketing deve definir os principais pontos para que elas sejam executadas. Veja quais são a seguir!
1. Objetivos das ações de marketing
O grande objetivo de marketing geralmente é maximizar vendas. Para que isso aconteça, é possível realizar ações com diferentes estratégias para atingir consumidores em diversos estágios da jornada de compra.
Por isso, é interessante listar objetivos e metas diversos conforme a realidade do seu negócio.
É importante também ter senso de prioridade, para planejar as ações de marketing conforme os objetivos prioritários e os recursos disponíveis.
2. Públicos-alvo
Determine os públicos-alvo que deseja atingir. O público-alvo também varia conforme os objetivos e as características dos produtos e serviços.
3. Canais e ações de marketing
Além de pesquisar tendências do mercado, entenda onde estão os seus públicos-alvo. Quais canais eles acessam? Que tipo de conteúdo eles consomem?
A relevância das ações de marketing para seu público-alvo é essencial para que essas ações gerem retorno.
Liste os canais que serão trabalhados e datas comemorativas que podem gerar campanhas publicitárias sazonais. Veja uma lista de canais de marketing digital para se inspirar!
Discuta as ações com sua equipe. Avalie a viabilidade das ações considerando:
- Objetivos de marketing;
- Público-alvo;
- Orçamento de marketing.
Uma dica para pensar em ações de marketing relevantes é mapear os estágios da jornada de compra e entender quais são as objeções em cada etapa. Por exemplo: falta de informações sobre o produto, preço, falta de confiança na marca, etc.
4. Cronograma e responsáveis
Crie um cronograma para as ações de marketing, considerando todas as atividades das etapas de planejamento, execução e acompanhamento.
Defina também os envolvidos e responsáveis para as ações de marketing.
5. Recursos necessários para as ações de marketing
Conforme avaliada a viabilidade das ações de marketing, distribua o orçamento de marketing entre as ações.
Faça um levantamento prévio de todos os recursos necessários para executá-las, considerando recursos essenciais e adicionais.
O orçamento das ações de marketing guiará as cotações e obtenção dos recursos para executar as ações de marketing.
6. Métricas para avaliar os resultados
Com base nos objetivos e nas ações em si, defina quais são as métricas essenciais para acompanhar.
Considere tanto métricas de controle, como custos, quanto métricas de desempenho, como retorno sobre o investimento.
Quais são as ações simples de marketing?
Para pensar na multiplicidade de ações de marketing, é interessante considerarmos estágios da jornada de compras.
Reconhecimento e consideração
Nessas etapas, que antecedem a venda, os consumidores tomam consciência de necessidades e desejos, têm um primeiro contato com soluções e as consideram.
São etapas em que é necessário aumentar a visibilidade da marca e dos produtos, além de alcançar novas pessoas, difundir informações, demonstrar autoridade e desenvolver confiança para que os consumidores considerem sua marca.
Para esses objetivos de fortalecimento de marca, conscientização e comunicação com potenciais compradores considere ações de marketing como:
- Produção de vídeos;
- Interações nas redes sociais;
- Campanhas de anúncios de alcance;
- Parceria com influencers;
- Participação em eventos;
- Ações de marketing de experiência;
- Marketing de conteúdo;
- Sorteios;
- Ações de incentivo ao compartilhamento de conteúdo de clientes nas mídias sociais;
- Produção de materiais ricos (e-books, cursos, lives);
- Campanhas com storytelling;
- Divulgação de cases de sucesso e depoimentos de clientes;
- Ações de co-marketing;
- Pesquisas de mercado com consumidores.
Vendas
Para gerar e aumentar vendas, as ações de marketing devem eliminar objeções que novos consumidores tenham em relação à marca e ao produto, por exemplo, preço, frete, qualidade.
Para isso, ações de marketing que incentivem a compra em si são interessantes.
Considere ações de marketing como:
- Campanhas de tráfego pago;
- Uso de lista de transmissão no whatsapp;
- Campanhas de descontos (primeira compra, desconto cumulativo, frete grátis, etc)
- Distribuição de brindes para clientes;
- Campanhas temáticas (sazonalidades);
- Promoções com gatilhos como escassez exclusividade;
- Bônus por indicação;
- Amostra gratuita/demonstração de produto;
- Prospecção ativa (vendas externas, outbound marketing);
- Desconto para cross-selling (venda cruzada);
- Fluxos de nutrição de leads;
- Campanhas de remarketing dinâmico.
Fidelização e pós-venda
Para estabelecer um vínculo duradouro com os clientes, ações de marketing voltada para fidelização e pós-venda são essenciais.
Considere ações de marketing como:
- Programa de fidelidade (brindes e descontos para acúmulo de pontos conforme as compras);
- Clube de vantagens com parceiros;
- Desconto para recompra e compra recorrente;
- Divulgação de produtos complementares;
- Fluxo de emails marketing de relacionamento;
- Produção de conteúdo exclusivo para clientes;
- Em negócios B2B, eventos de integração/happy hour.
5 ações de marketing criativas para te inspirar
As ações de marketing não precisam ser bastante criativas ou mirabolantes para que gerem resultado, mas sim relevantes conforme seu negócio.
1. Parceria com influencers
Uma maneira criativa de realizar ações de marketing é unir seus valores à divulgação da marca. Ao escolher influencers, eles precisam estar alinhados com a temática em questão.
O Itaú, por exemplo, busca difundir valores como sustentabilidade, cultura e educação.
Uma das ações criativas foi a parceria com uma influencer criança que viralizou por falar palavras “difíceis”. Uma das peças da campanha foi um comercial de TV em formato de story feito pela criança sobre o tema #issomudaomundo, eliminando o caráter interruptivo da propaganda de tv.
2. Promoções e descontos
Muitos e-commerce fornecem cupom de primeira compra para seus usuários. No entanto, nem sempre as promoções precisam envolver um desconto financeiro na compra.
Por exemplo, fintechs, como o VExpenses, oferecem demonstração gratuita guiada e período de teste para sua plataforma.
É possível também usar gatilhos como escassez e antecipação. O festival de música Forró da Lua Cheia, que acontece anualmente na cidade de Altinópolis em São Paulo, por exemplo, oferece acesso exclusivo e antecipado para amigos e familiares de quem já comprou o ingresso – aumentando a probabilidade das vendas conforme a indicação.
3. Campanhas de tráfego pago
As campanhas de tráfego pago aumentam a exposição da marca nas redes mais movimentadas do mundo.
Não deixe de alinhar suas campanhas com outras ações de marketing. Um estudo com 12 mil consumidores do Google, demonstrou que o uso de gatilhos como gratuidade, autoridade e confirmação social, aumentam a conversão dos anúncios. Por isso, dê uma atenção especial à copy dos seus anúncios.
4. Sorteios
No VExpenses, defendemos que as pessoas precisam dedicar seu tempo para o que realmente importa.
Nesse sentido, fizemos a campanha publicitária “o tempo não tem reembolso” com storytelling e sorteio de uma viagem, que incentivaram os consumidores a compartilharem nosso ideal de valorizar o tempo, nos contando que momento gostariam de reviver com alguém especial.
5. Marketing de experiência
A cervejaria Colorado é bastante conhecida por criar ações de marketing de experiência. Entre elas, stands em eventos, pontos de venda temáticos e em sua fábrica, a Toca do Urso, onde o consumidor tem a experiência de estar literalmente na toca do urso.
Em um dos seus lançamentos, criou um outdoor onde era possível experimentar a nova cerveja e uma fonte de cerveja, que viajou pelo Brasil para a divulgação da Ribeirão Lager.
Como investir em ações de marketing?
Para investir em ações de marketing, além do planejamento e definição das ações em si, é necessário definir e distribuir orçamento de marketing.
Para entender melhor as possibilidades para distribuição de orçamento de marketing, veja também nosso artigo sobre planejamento e distribuição de orçamento para tráfego pago.
Conforme o planejamento de ações e a distribuição de orçamento, as ações de marketing são executadas.
No entanto, para que gerem resultados, precisam ser monitoradas.
Como medir o ROI das ações de marketing?
Para medir o retorno das ações de marketing, calcula-se o ROI. O ROI é a taxa de retorno sobre o investimento.
Para isso, é necessário levantar quanto as ações geraram de receita e todos os custos envolvidos.
Outros indicadores financeiros também são relevantes para mensurar o retorno de ações de marketing, como o CAC (custo de aquisição por cliente) e o LTV.
Aprofunde-se lendo Indicadores de marketing: como medir o retorno do investimento em marketing
Gestão de custos das ações de marketing
Para o cálculo do ROI a gestão de custos é essencial.
Para a gestão de orçamento de marketing, é necessário levantar e acompanhar todos os custos das ações de marketing.
A gestão dos custos é um grande desafio porque cada plataforma e fornecedor possuem diferentes datas e processos de cobrança.
Mantenha o controle financeiro sempre atualizado, sem deixar para listar todos os custos de prestação de contas apenas no fechamento de mês.
Para isso, o uso do Cartão Controle VExpenses pode ser bastante interessante, pois torna mais prático o controle e acompanhamento de custos, fornece informações sobre os custos centralizadas em tempo real e maior autonomia para o time de marketing.
O uso do Cartão Controle oferece vantagens para a gestão de custos das ações de marketing, como:
- Facilita o processo de prestação de contas, centralizando todos os custos de uma ação de marketing em uma mesma fatura;
- Fornece maior autonomia para que o marketing faça os pagamentos de campanhas, fornecedores e software, usando o orçamento disponível (pré-pago), sem depender do financeiro;
- Serve como base de indicadores de custos para o cálculo de retorno sobre as ações de marketing;
- É possível usar um Cartão Controle para cada ação de marketing, dividindo as despesas por centros de custos e facilitando a gestão do orçamento para cada ação;
- Facilita o controle de teto de gastos conforme o valor depositado e mesmo assim, pode ser usado para compras recorrentes;
- Quando nativamente integrado à plataforma de gestão de despesas, é possível conciliar os custos automaticamente e gerar relatórios gerenciais sobre os custos das ações de marketing.
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