O que é Sistema de Gestão Financeira, vantagens e como usar
A sua empresa já utiliza um sistema de gestão financeira? Saiba que essa solução é capaz de melhorar a eficiência operacional e aumentar a competitividade da sua empresa no mercado, possibilitando o alcance dos melhores resultados para o seu negócio.  Isso porque o sistema de gestão financeira empresarial é uma ferramenta capaz de centralizar dados […]
9 de agosto de 2023
11 min de leitura

A sua empresa já utiliza um sistema de gestão financeira? Saiba que essa solução é capaz de melhorar a eficiência operacional e aumentar a competitividade da sua empresa no mercado, possibilitando o alcance dos melhores resultados para o seu negócio. 

Isso porque o sistema de gestão financeira empresarial é uma ferramenta capaz de centralizar dados financeiros e automatizar processos em um único ambiente, permitindo tomadas de decisões mais seguras e bem embasadas. 

Quer conhecer um pouco mais sobre o que é sistema de gestão financeira, quais as vantagens para o seu negócio e como implementá-lo? Continue lendo o nosso artigo!

O que é um Sistema de Gestão Financeira?

O sistema de gestão financeira é um software desenvolvido para automatizar tarefas e centralizar todas as ferramentas, processos e informações financeiras da empresa.  

Ao invés de utilizar ferramentas de forma separada, o software concentra em si todas as funcionalidades, recursos e processos necessários para a operação de uma companhia.  

Nesse sentido, todos os elementos que fazem parte da área financeira são integrados, compondo, assim, um sistema de gestão financeira online robusto e completo. 

Dessa forma, todos os processos passam a ser feitos em um único lugar e de forma automatizada, algo essencial para otimizar tempo, melhorar performance e evitar erros. 

Como funciona um software de gestão financeira ?

O sistema de gestão financeira é um software que conta com as mais diversas funcionalidades, permitindo o gerenciamento de diferentes elementos em um único local. 

Sendo assim, um sistema de gestão financeira empresarial é capaz de fazer o gerenciamento de diversos componentes, como:

  • Contas a pagar e contas a receber;
  • Erros relacionados a prazos e registros duplicados;
  • Orçamento;
  • Contas e cartões, pois tem integração com os sistemas bancários;
  • Auditorias;
  • Armazenamento de informações sobre ativos e passivos;
  • Demonstrações financeiras e relatórios de forma rápida e segura;
  • Gestão de valores a receber de clientes;
  • Gerenciamento de receita;
  • Auditorias seguindo padrões e regulamentações;
  • Prestação de contas;
  • Reembolsos de funcionários.

Isso porque essa solução faz integrações com aplicações e sistemas de todas as áreas que produzem dados relevantes para esse setor. 

Pense no seguinte: uma gestão financeira eficaz depende de dados concretos e livres de erros, afinal, por meio dessa gestão, é que surgem diversas medidas estratégicas. 

Para conseguir tomar boas decisões, o gestor precisa obter dados e informações de todos os processos que envolvem os recursos financeiros da empresa. 

E para obter os insights necessários, as áreas da empresa precisam alimentar o software de gerenciamento financeiro

Veja também: Viagem corporativa: como fazer o controle das despesas?

Ao registrar os dados, esses setores contribuem para que toda a organização fale a mesma “língua”, auxiliando o gestor na análise de dados, cruzamento de informações e monitoramento de métricas e KPIs.

Para que serve um Sistema de Gestão Financeira?

O sistema de gestão financeira serve como uma ferramenta agregadora de todos os elementos que compõem a atividade monetária da organização. 

Ao implementar um software de gestão, a sua empresa pode ganhar produtividade, otimizar recursos e melhorar a rotina financeira. 

No entanto, vale ressaltar que um software financeiro vai muito além de simplificar e agilizar as operações financeiras do dia a dia. 

O objetivo em adotar um sistema de gestão financeira na sua empresa é potencializar suas operações, o que possibilita um aumento de receitas, redução de custos e otimização de processos. 

Lembre-se que esse sistema é um componente estratégico para o crescimento e manutenção do negócio, já que ele consegue escalar a gestão financeira!

Quais os benefícios dos sistemas de gestão financeira?

Como já deu para notar, o sistema de gestão financeira pode agregar muitos benefícios para o seu negócio. Além de aumentar as receitas da sua empresa, reduzir os custos operacionais e otimizar processos, esse software pode agregar ainda mais vantagens. 

Confira!

1. Evita irregularidades com órgãos públicos

Os melhores softwares de gestão financeira empresarial ajudam o departamento financeiro a gerenciar suas obrigações fiscais para evitar erros contábeis e, portanto, os riscos de problemas com o Fisco. 

2. Possui segurança de dados 

Quando os assuntos são sistemas online e dados sensíveis, lembre-se que é preciso garantir proteção contínua às informações financeiras. 

Saiba que o  vazamento de dados é um dos principais perigos para as empresas quando se trata das ferramentas de gestão. O assunto é ainda mais delicado no contexto financeiro. 

A segurança de empresas, clientes, fornecedores e demais stakeholders são maiores quando estão registrados em um software próprio. 

3. Gera segurança contra fraudes 

Prejuízos também são evitados com o auxílio de um sistema de gestão financeira, pois ele elimina os erros dos processos manuais e evita análises superficiais das informações, já que todos os dados são integrados de maneira eficiente. 

4. Agrega praticidade e decisões mais corretas

Desenvolver boas planilhas e processos, bem como fazer os lançamentos e controles são algumas das etapas necessárias para se ter uma gestão eficiente. 

Isso porque o preenchimento diário desses arquivos garante boas tomadas de decisões e mantém a empresa em dia com suas obrigações. Acontece que o acesso a esses materiais costuma ser mais complicado.

A geração de relatórios é demorada, a visualização não forma um cenário macro e as chances de algo ter passado despercebido são grandes. 

Ao contratar um sistema de gestão financeira, esse tipo de coisa não acontece quando se tem um software integrado, já que a ferramenta gera relatórios de forma eficiente, possibilitando uma visualização facilitada.

5. Proporciona uma visão 360° da empresa 

Com a unificação de todas as peças envolvidas na gestão financeira, a visualização dos dados, ferramentas, resultados positivos e metas não atingidas, deixa de se basear em planilhas isoladas, arquivos divididos em setores, dados soltos e informações fragmentadas. 

Tudo isso, dentro de um software, se transforma em um cenário que mostra passado, presente e futuro da empresa. É possível fazer análises mais precisas e com foco em estruturar um planejamento estratégico de fato. 

Veja também: [GUIA] Qual software de controle de despesas usar?

6. Facilita a tomada de decisão

Os relatórios e demonstrativos são gerados automaticamente e registrados com mais detalhes. 

Com a possibilidade de acesso facilitado ao sistema, vários processos podem ser descentralizados. Assim, a equipe se torna mais autônoma e o líder ganha mais tempo para focar em tarefas estratégicas. 

Quais os recursos de um Sistema de Gestão Financeira?

O sistema de gestão financeira oferece uma série de recursos que facilita o gerenciamento das finanças, tornando os processos mais simplificados, assertivos e eficientes. 

Conheça as funcionalidades mais importantes nestes sistemas!

Agendamento de contas a pagar 

O  agendamento de contas a pagar é um recurso muito usado em sistemas de gestão financeira, já que ele permite a programação de pagamentos futuros para contas, garantindo que as obrigações financeiras sejam atendidas dentro do prazo.

Dessa forma, esse recurso é ideal para as empresas que desejam otimizar o processo de pagamento e evitar atrasos que geram encargos, juros e multas.

Emissão de cobranças

Outra funcionalidade que agiliza o dia a dia do setor financeiro é a emissão de cobranças. Esse recurso possibilita a criação e o envio de faturas ou cobranças para seus clientes de maneira automatizada e organizada.

A grande vantagem desse recurso é que você consegue melhorar a eficiência dos processos financeiros, evitando atrasos nos pagamentos, o que auxilia também no cumprimento das obrigações financeiras. 

Emissão de notas fiscais

A emissão de notas fiscais é também um recurso essencial em um sistema de gestão financeira, pois ele garante o cumprimento das leis fiscais e tributárias e também fornece dados valiosos para um melhor controle financeiro

Plano de contas

O plano de contas é muito importante na gestão financeira de uma empresa, pois esse recurso consegue ter uma estrutura organizada, que faz a classificação e o registro das transações financeiras de forma categorizada, facilitando o controle, a análise e o registro de todas as atividades financeiras.

Centro de custo

O centro de custo é uma das funcionalidades mais importantes em um sistema de gestão financeira, já que possibilita o rastreamento e o controle de custos de maneira mais detalhada.

Com isso, sua empresa consegue organizar todas as despesas de acordo com unidades de negócios, projetos ou setores, permitindo uma análise e o controle de gastos mais preciso em diferentes áreas.

Planejamento estratégico

O planejamento estratégico não é propriamente uma funcionalidade do sistema de gestão financeira, porém, esse software auxilia na coleta, organização e análise de dados financeiros, essenciais para a elaboração de um planejamento estratégico. 

A integração de dados de todos os setores permite que a sua empresa tome decisões mais bem fundamentadas, tornando o planejamento estratégico ainda mais correto e eficiente. 

Indicadores financeiros

Hoje em dia, é possível encontrar sistemas de gestão financeira que disponibilizam indicadores financeiros para os seus usuários.

Esses recursos permitem que a sua empresa possa medir o desempenho financeiro, obtendo insights valiosos sobre sua saúde financeira e eficiência operacional. 

Análise e acompanhamento

Entre os indicadores fornecidos por esses sistemas estão margem bruta, margem operacional, lucratividade líquida, retorno sobre investimento, prazo médio de recebimento, etc. 

Outra funcionalidade importantíssima em um sistema de gestão financeira é a análise e acompanhamento de dados. 

Muitos softwares oferecem relatórios financeiros detalhados, como demonstrativos de resultados, balanços patrimoniais, fluxos de caixa e outros indicadores essenciais, que contribuem para uma análise completa da atual situação financeira da empresa. 

Qual é o melhor Sistema de Gestão Financeira?

O melhor sistema de gestão financeira será sempre aquele que atende às necessidades do seu negócio. Por isso, é preciso, primeiramente, entender quais os recursos que a sua empresa precisa para, assim, determinar a melhor opção.

Dessa forma, antes de definir o melhor sistema de gestão, o ideal é fazer pesquisas para comparar diferentes opções, ler avaliações de usuários e, de preferência, fazer um período de teste, para garantir que o sistema escolhido atenda aos requisitos da sua empresa.

Como escolher um Sistema de Gestão Financeira?

Existem diversos softwares indicados para fazer a gestão financeira das empresas.  Entenda, a seguir, qual deles tem mais a ver com o seu negócio!

Sistema de Gestão Empresarial (ERP)

O sistema de gestão que reúne todas as áreas da empresa, é chamado de Sistema de Gestão Empresarial ou ERP

Trata-se de um software mais robusto, que permite o cruzamento de informações referentes a todos os processos e áreas. Dessa forma, cria-se um panorama completo do fluxo financeiro

Sistema de Gestão para pequenas empresas

Temos ainda os sistemas de gestão indicados para micro e pequenas empresas. Nesse caso, o sistema de controle financeiro conta com elementos relacionados à emissão do DAS e demais processos específicos para essa categoria de negócio. 

Sem contar que alguns desses softwares são desenvolvidos para determinados segmentos, como educação, agronegócio e saúde. 

Software de Gestão Financeira com funcionalidades específicas 

Além disso, há uma série de softwares que atendem as necessidades mais específicas da gestão financeira, que facilitam o dia a dia de empresas de todos os portes e nichos. 

Eles possuem soluções e servem para serem integrados a sistemas de gestão empresarial junto aos demais recursos financeiros da empresa. 

Dentre eles, podemos citar:

E então, que tal iniciar agora mesmo a automação de processos, etapas e planilhas presentes na gestão financeira da sua empresa? 

hom
homepage

Conclusão

Agora que você já sabe quais são os tipos de sistema de gestão financeira, basta escolher aquele mais adequado ao seu negócio. E se tiver alguma dúvida sobre como fazer uma assinatura de software e como gerir o pagamento desse tipo de despesa, confira nosso artigo!

Depois, é só desenhar os processos envolvidos na administração financeira e trocar as atividades manuais pela automatização do software.

Tarina Lemmi
Curtiu o conteúdo? Compartilhe nosso artigo!
Comentários

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Mais lidos da semana
Histórias de Sucesso

Saiba como o BRASAS reduziu em 75% o tempo da gestão de despesas com os cartões VExpenses

O BRASAS revolucionou a gestão das despesas das unidades do Rio de Janeiro utilizando os cartões VExpenses. Com isso, a empresa conquistou uma redução de 75% no tempo gasto no processo completo, desde a prestação de contas até a reposição de valores aos cartões. Ampliando horizontes por meio da língua inglesa Com 58 anos de […]
Juliana Vasconcelos
12/06/2024
7 min de leitura
Viagens Corporativas

OBTs: como usar essas ferramentas na gestão de viagens corporativas?

Descubra como as Online Booking Tools (OBTs) revolucionam a gestão de viagens corporativas, automatizando processos, oferecendo controle e proporcionando economia de tempo e recursos. Saiba como escolher a melhor OBT para sua empresa e otimize suas operações de viagem hoje! No mundo das viagens corporativas, otimização e controle são fundamentais para o sucesso operacional. Uma […]
Tarina Lemmi
11/06/2024
8 min de leitura
Controle de Combustível

Gestão de combustível: economia e eficiência para a sua empresa

Na dinâmica do mundo empresarial moderno, em que a gestão eficaz dos recursos é extremamente importante para o sucesso operacional e financeiro, o combustível se destaca como um elemento fundamental, especialmente para empresas que contam com frotas de veículos. Neste artigo, vamos mostrar o que é a gestão de combustível e como ela pode impulsionar […]
Tarina Lemmi
06/06/2024
8 min de leitura
Receba as notícias mais relevantes sobre finanças diretamente no seu e-mail!
Fique por dentro de tudo que acontece no mercado financeiro e receba em primeira mão informações sobre as novidades.

    Ao enviar este formulário, declaro que li e aceito a Política de Privacidade.