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Início » Gestão e Produtividade » Infraestrutura de TI: como gerir essas despesas?

Infraestrutura de TI: como gerir essas despesas?

21 de março de 20222 de dezembro de 2021 by Carolina Crumo
Infraestrutura de TI
6 minutos de leitura

A infraestrutura de TI (tecnologia da informação) é um instrumento indispensável para a organização, gerenciamento e execução dos serviços prestados por esse setor dentro de uma empresa. 

Dentre as principais despesas associadas à gestão e infraestrutura de TI encontram-se os treinamentos, o suporte, a atualização das tecnologias envolvidas e a segurança. Por isso, a má administração desses fatores pode provocar desde a indisponibilidade de softwares, até a falta de profissionais qualificados.

Além disso, um dos maiores desafios de qualquer CTO ou DevOps é tangibilizar os resultados da área, para assim, conseguir provar o valor do investimento em infraestrutura de TI. Porém, o uso de indicadores financeiros pode ser uma boa solução para esse problema.

Fizemos este artigo para te ajudar a melhorar o monitoramento das despesas de TI da sua empresa, e conseguir traduzir os resultados em indicadores financeiros. Acompanhe!

Quais os componentes da infraestrutura de TI?

Inicialmente, antes de entrar no processo de gerenciamento em si é importante entender com clareza o que é a infraestrutura de TI e o que a integra.

A infraestrutura de TI são os componentes de aspecto físico ou virtual que formam a estrutura tecnológica de uma empresa, possibilitando a execução de atividades como troca de informações entre diferentes áreas e colaboradores ou o compartilhamento de documentos.

Dessa forma, os principais elementos que integram essa infraestrutura são:

  • Softwares;
  • Sistemas operacionais;
  • Gerenciamento de dados;
  • Hardwares;
  • Servidores de internet;
  • Redes.

É a qualidade da estrutura de equipamentos e profissionais de TI quem dita o desempenho e integração da empresa, impactando diretamente no seu desenvolvimento e produtividade.

A seguir, veremos em mais detalhes quais custos envolvem a infraestrutura de TI que você precisa ficar atento.

Quais os custos que envolvem uma estrutura de TI?

Dentre os principais custos envolvidos com a estrutura de TI, encontram-se:

1. Infraestrutura

Assim como nos demais setores de uma organização, a infraestrutura é essencial. Isso inclui, máquinas atualizadas, ferramentas e a adequação do ambiente de trabalho para o suporte e manutenção das máquinas. 

Dentre os principais benefícios de uma infraestrutura adequada, estão:

  • Aumento da produtividade;
  • Redução dos custos;
  • Aumento da qualidade do serviço prestado.

2. Serviços

Além dos gastos com infraestrutura física, o setor de TI também carece de investimentos para operar as atividades virtuais, sendo a maior área de investimentos e gastos desse departamento.

Entre os principais tipos de serviços demandados, cabe citar:

  • Servidores;
  • Licenças;
  • Armazenamento;
  • Bandwidth (capacidade de transmissão);
  • Infraestrutura tecnológica.

3. Manutenção

Uma demanda de custo comum para o setor de informática e tecnologia são as manutenções constantes em máquinas, equipamentos, servidores e outras ferramentas indispensáveis para a execução desse tipo de serviço.

Diante dessa necessidade constante, a empresa deve estar atenta ao controle de gastos com esse processo para não impactar a receita ou seus ativos. 

Nesse sentido, é interessante investir sempre nas manutenções preventivas, respeitando os prazos e identificando problemas de maneira precoce, antes que danos maiores comprometam o funcionamento do sistema ou até do negócio.

4. Equipe

Além do suporte tecnológico e estrutural, é indispensável que o setor de tecnologia tenha um time experiente e capacitado para atender tanto às necessidades da empresa como do cliente. 

Veja também:  5 coisas para um viajante a negócios fazer na cidade de SP

Assim como os serviços, a equipe é um dos maiores gastos nesse setor, visto que cada colaborador recebe uma parcela da receita da empresa, com pagamentos de salários, capacitações e outros encargos relacionados à contratação de um funcionário de TI.

Como gerir os custos de TI e mensurar o retorno do investimento em infraestrutura?

No geral, a gestão financeira de TI inclui atividades comuns à gestão financeira de qualquer departamento, como controle de orçamentos x realizado, planejamentos, projeções, etc. 

Porém, como se trata de uma área onde muitas vezes é difícil tangibilizar resultados, esse desafio costuma ser grande. 

Por esse motivo, contar com soluções financeiras que permitam centralizar e controlar os custos de forma assertiva – como por exemplo um cartão PJ -, viabiliza o uso de indicadores e faz com que a gestão financeira de TI seja mais eficaz. E o mais importante, consiga provar o valor do investimento em TI à toda empresa.

Atualmente, existem no mercado, algumas soluções em cartões corporativos, como o Cartão VExpenses, que é nativamente integrado à plataforma de gestão de despesas e prestação de contas. Essa integração é responsável por facilitar o acompanhamento dos gastos em tempo real, e ainda descomplicar a conciliação de despesas – que ocorre de forma automatizada.

Dessa forma, usando ferramentas de controle financeiro que possibilitem uma gestão mais orientada a dados, como ocorre com o uso do Cartão VExpenses, você poderá fazer uma administração mais analítica e eficiente.

Confira a seguir algumas dicas de como gerir os custos de TI e quantificar os investimentos necessários para obter os retornos esperados desse setor.

1. Faça previsões anuais de investimento e controle de gastos

Segundo o Centro de Tecnologia de Informação Aplicada da Escola de Administração de Empresas de São Paulo (FGV-EAESP), os gastos com TI atingem cerca de 8% das receitas das empresas em todo o país. 

Diante dessa realidade, uma das formas de gerir os custos de TI é trabalhar com a elaboração de planos. 

Assim, realizar o planejamento anual dos custos demandados por esse setor no que diz respeito a equipamentos, manutenção e recursos, permite a previsibilidade e organização dos gastos, exigindo menos do orçamento.

2. Utilize um cartão corporativo

Além da previsão anual de investimento, a empresa deve planejar os gastos e manter o controle sobre as despesas e demandas do setor, buscando reduzir os dispêndios e salvaguardar os lucros.

Conforme comentamos anteriormente, utilizar um cartão corporativo pode ser a forma mais inteligente de controlar os gastos do setor.

O cartão corporativo, também conhecido como cartão PJ, centraliza todos os gastos em um único lugar e, assim, melhora o monitoramento e cálculo dos indicadores financeiros aplicados à TI.

Além disso, contar com recursos como um cartão PJ pré-pago, garante mais autonomia de atuação para o setor de tecnologia da informação da sua empresa. Como esses cartões costumam ser atribuídos aos gastos de um departamento específico da empresa, eles permitem que a aquisição dos serviços e a realização das despesas necessárias para o trabalho ocorra de forma mais facilitada, sem precisar passar por longos processos de compras que acabam atrasando os projetos da empresa.

Veja também:  Armazenamento na nuvem: 8 benefícios para a sua empresa

Além disso, por meio desse recurso, tanto os gestores de departamentos, quanto o próprio financeiro conseguem manter o controle dos gastos mais facilmente, classificá-los nas contas contábeis corretas, fazer conferência de orçado x realizado, liberar ou bloquear saldo com facilidade, garantindo um fechamento de mês mais rápido e seguro.

No geral, as vantagens do uso de um cartão PJ para financiar os gastos de TI são:

  • Gerar autonomia para o departamento, que deixa de contar com barreiras financeiras de pagamento para conseguir realizar suas atividades;
  • Mais e melhor controle dos gastos/custos para o CTO e o DevOps, fazendo controle do orçado x realizado em tempo real;
  • Melhorar o controle dos gastos por departamento para o financeiro da empresa;
  • Facilitar a conciliação contábil;
  • Agendamento de pagamentos recorrentes.

3. Tenha uma governança de TI

A governança de TI é um conjunto de diretrizes, habilidades e competências assumidas tanto pelos gestores quanto pela própria equipe de TI para guiar as ações da instituição, controlando processos, recursos demandados e garantindo a segurança das informações.

Dessa forma, a união entre equipes busca garantir o bom uso da tecnologia da informação na empresa, alinhando normas e funcionamento à visão e às metas da organização. Dentre os principais objetivos da governança de TI, estão:

  1. Controlar os processos internos;
  2. Garantir a segurança das informações;
  3. Otimizar a aplicação de recursos.

Logo, as prioridades de investimento são determinadas por colaboradores e administradores, alinhando-os aos objetivos e estratégias do negócio. 

4. Identifique falhas operacionais

Além de supervisionar e controlar gastos, o monitoramento correto e constante dos serviços deve ser feito para identificar as principais falhas operacionais relacionadas às despesas elevadas e à redução dos lucros da instituição.

Dessa forma, garantir o correto funcionamento dos setores e o alinhamento das práticas e metas permite reduzir os possíveis prejuízos. 

Além disso, as falhas em tecnologia também podem atrasar projetos, reduzir a produtividade e a qualidade dos serviços e produtos oferecidos ao cliente, ressaltando a importância das manutenções preventivas.

5. Opte por tecnologias que otimizam processos 

Para além das funções de supervisão e controle exercidas por membros da própria empresa, a busca por tecnologias e inovações que contribuam com o desenvolvimento das atividades operacionais e melhorem a produtividade dos colaboradores é essencial.

Um dos exemplos de métodos de otimização mais eficazes, é a adoção de um sistema ERP (Enterprise Resource Planning). 

Trata-se de uma ferramenta que permite que o seu negócio cresça, se mantenha estável ou ainda que você realize novos investimentos, através da otimização dos processos dentro da sua empresa.

Dessa forma, o setor de TI estará intimamente conectado com o ERP, tanto na escolha, implantação e configuração do sistema de otimização, como no suporte à geração de algumas análises, no controle de gastos e relatórios de outros setores, ajudando-os a obter os melhores resultados.

Agora que você já conhece as melhores formas de mensurar e controlar as despesas de infraestrutura de TI, que tal saber um pouco mais sobre como o Cartão VExpenses pode ajudar a melhorar os processos financeiros da sua empresa?

Conheça o Cartão VExpenses e converse com um de nossos especialistas para tirar todas suas dúvidas agora mesmo!

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Carolina Crumo


Apaixonada por marketing e por aprender e poder compartilhar conteúdos que engajam e informam. Sou parte do time VExpenses e ajudo a construir um mundo mais empático através de soluções financeiras.

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