O ponto chave para não se perder no meio das previsão de despesas da área é entender que a definição do orçamento de trade marketing não deve ser um processo isolado.
Ou seja, assim como o planejamento orçamentário dos demais departamentos da empresa, todo o orçamento de trade marketing deve partir dos planos da organização para o ano seguinte.
Assim, perguntas como: qual atuação pretendida pela empresa? Qual o foco? Qual o público a ser atingido? Devem ser respondidas antes do início do planejamento para que, só então, seja possível projetar os custos do trade marketing para o período seguinte.
Quer entender um pouco mais como funciona? Então, este artigo é para você. Confira a seguir as principais informações sobre o assunto e fique por dentro de tudo para realizar o melhor planejamento de orçamento possível! Boa leitura.
Quais são as despesas de trade marketing?
As despesas mais comuns que entram no orçamento de trade marketing, em geral, são:
- Despesas de estrutura, planejamento e estratégias de trade marketing, as quais também podemos chamar de custos de estratégia de canais;
- Despesas de operação de trade marketing;
- Despesas com campanhas e ações de ativação de marca;
- Despesas com softwares e ferramentas, como plataformas de B.I., de controle de PDV e de prestação de contas de despesas a trabalho.
Como se trata de um setor que opera fora da base da empresa, é necessário contar com os gastos de toda uma operação nos pontos de venda.
Já que, a execução da estratégia de trade marketing, ou seja a operação de trade marketing, é onde fica alocada a maior parte da verba dessa equipe.
Aqui entram as ações de merchandising, o trabalho do promotor de vendas, e todas as outras ações de PDV.
Essa operação envolve diversos fatores importantes que são essenciais na hora de definir o orçamento de trade marketing. Como maior exemplo, podemos citar a equipe designada para tal área: a folha de pagamento será CLT ou terceirizada?
Além disso, é necessário levar em consideração gastos com telefonia e investimento em tecnologia, fatores essenciais para uma boa operação de trade.
Como dividir os recursos do trade marketing?
Cada empresa conta com a sua própria operação e conhece sua forma de dividir a gestão de recursos. Por isso, é impossível delimitar um modelo único de planejamento de operação de trade marketing para todos.
Entretanto, conforme comentamos anteriormente ao falar dos gastos de trade marketing, é possível dividir as operações desta área em quatro centros de custos principais:
- Estratégia de canais;
- Operação de trade marketing;
- Ações de ativação de marca;
- Inteligência competitiva.
Para saber mais sobre como gerir as despesas de trade marketing, não deixe de dar uma olhada no nosso artigo sobre Custos de Trade Marketing: como gerir os recursos de forma eficiente?
Como planejar os custos de trade marketing?
De maneira geral, é de extrema importância entender qual a estratégia macro da organização para o ano seguinte. Isso quer dizer que, antes de mais nada, é o momento de definir para qual direção a empresa quer caminhar.
Essa é uma área em constante evolução e, a cada dia, se consolida em sua posição dentro das empresas.
Assim, cada organização deve decidir qual a porcentagem que tem interesse em dedicar para as despesas do trade marketing, considerando os seguintes pontos na escolha:
- Detalhamento dos custos: ao manter registro de cada gasto, a empresa consegue ter a noção correta do panorama, além de entender quanto custa cada braço da equipe – de campo até tecnologia;
- Estabelecimento do percentual que será destinado ao trade marketing: ainda é muito comum que o orçamento de trade marketing ainda seja confundido com o de marketing e vendas, mas na prática não deve ser assim;
- Definição da origem da verba para área: ao implementar uma origem do dinheiro empregado no trade marketing, é possível melhorar diversos processos e incrementar a própria receita.
Como fazer um orçamento de trade marketing?
Antes de mais nada, é necessário compreender que realizar um orçamento de trade marketing que corresponda à realidade financeira da empresa é essencial para qualquer negócio. Entretanto, não existe uma fórmula universal para isso.
Fatores como dedicação da equipe, nível de organização e detalhamento contam muito na hora de definir quais os custos de trade marketing de uma empresa. Por isso, ter uma cultura voltada para dados e uma mentalidade analítica é fundamental.
Para isso, é altamente recomendado que as empresas tenham uma ferramenta de mensuração confiável, que seja aplicada aos processos e projetos, guardando todos os registros dos dados que afetam o financeiro.
Como distribuir e controlar o orçamento de trade marketing?
Para entender melhor como distribuir e controlar o orçamento de trade marketing, podemos considerar uma situação exemplo: na gestão de equipe de campo, conhecer com precisão o percurso que cada funcionário realizou é indispensável para realizar o reembolso de quilometragem da melhor maneira.
Para cumprir esse tipo de tarefa, o melhor cenário é contar com o auxílio de ferramentas de reembolso de km rodado que fazem uso de GPS na marcação da rota, como a do VExpenses.
Através do aplicativo, é possível conhecer com precisão a distância percorrida e a empresa não corre risco de perder dinheiro com reembolso incorreto de despesas corporativas.
Além disso, a análise da rota demarcada pelo aplicativo auxilia o analista da área de trade marketing a otimizar o percurso visando o menor custo de deslocamento.
Esse tipo de ferramenta se mostra como uma solução completa para controle das despesas de trade marketing, visto que cobre desde a operação até os custos com softwares e fornecedores.
A VExpenses oferece aos seus usuários relatórios gerenciais completos, o que permite análises melhores e mais profundas, além de servir como uma base de dados imprescindível para a construção de orçamentos mais assertivos para sua empresa.
A partir dos dados oferecidos pela nossa plataforma, é possível ter um cálculo de ROI muito mais certeiro e confiável para cada canal de marketing da empresa.
Agora que você já sabe por onde seguir para conseguir planejar um orçamento de trade marketing assertivo para sua empresa, é hora de colocar a mão na massa e começar o planejamento do próximo período com muito mais certeza!