Auditoria financeira: tudo o que você precisa saber sobre o tema
A auditoria financeira é um processo essencial para manter organizados os registros contábeis da sua empresa, além de evitar possíveis fraudes. Neste artigo, vamos trazer todas as informações mais relevantes sobre o tema, explicando o que é a auditoria financeira, os principais objetivos e as vantagens de usar essa ferramenta no seu negócio. Para saber […]
27 de junho de 2024
8 min de leitura

A auditoria financeira é um processo essencial para manter organizados os registros contábeis da sua empresa, além de evitar possíveis fraudes. Neste artigo, vamos trazer todas as informações mais relevantes sobre o tema, explicando o que é a auditoria financeira, os principais objetivos e as vantagens de usar essa ferramenta no seu negócio. Para saber mais, continue a leitura!

O que é uma auditoria financeira?

A auditoria financeira é um processo que avalia as atividades financeiras de uma empresa. A ideia é analisar se existem possíveis irregularidades, desvios financeiros ou 

qualquer tipo de fraude. As etapas de uma auditoria financeira incluem examinar onde estão sendo alocados os recursos da empresa, bem como maneiras de se obter um maior controle financeiro. 

Qual é o principal objetivo de uma auditoria em finanças?

O principal objetivo de uma auditoria em finanças é trazer melhorias nos processos de um negócio, garantindo conformidade e confiabilidade das informações. Por isso, trata-se de uma atividade minuciosa, com informações sobre as transações e demais práticas contábeis. A auditoria busca encontrar erros, possíveis irregularidades, fraudes e áreas da empresa que podem ser melhoradas. Além disso, essa solução é importante para saber se existem valores em aberto e quais são as principais movimentações financeiras do negócio.

Vale destacar que esse processo ajuda a melhorar os controles internos e todas as etapas que compõem a gestão financeira da organização.

Qual é a diferença entre auditoria financeira e auditoria contábil? 

Na auditoria financeira, é feita uma revisão das demonstrações financeiras para garantir a conformidade com normas externas, enquanto a auditoria contábil pode incluir uma variedade de controles internos e conformidade com normas mais amplas, que podem ser tanto internas quanto externas à empresa. A seguir, entenda melhor a diferença entre as duas.

Auditoria financeira

A auditoria financeira analisa o Balanço Patrimonial, a Demonstração de Resultados do Exercício (DRE), o Demonstrativo do Fluxo de Caixa (DFC) e outros relatórios financeiros. O objetivo é avaliar se as demonstrações financeiras estão em conformidade com as normas contábeis aplicáveis e se oferecem uma imagem verdadeira e justa da situação financeira da empresa.

Outro ponto importante da auditoria financeira é que, geralmente, ela é conduzida por auditores externos independentes, ou seja, que não fazem parte da empresa auditada, garantindo uma avaliação imparcial e objetiva.

Auditoria contábil

A auditoria contábil faz uma análise mais abrangente das práticas contábeis e dos controles internos da empresa. Além de verificar a conformidade com as normas contábeis, a auditoria contábil busca garantir a precisão e a integridade das informações financeiras apresentadas nos registros contábeis da empresa. Ela pode ser realizada tanto por auditores internos da empresa quanto por auditores externos, a depender das políticas e necessidades específicas da organização.

5 vantagens da auditoria financeira para empresas 

Como mencionamos acima, a auditoria financeira pode trazer muitos benefícios para a sua empresa. A seguir, confira mais detalhes sobre essas vantagens!

Identificação de fraudes e erros com a intenção de detectar, se houver, irregularidades nos registros de contabilidade da empresa. Com essa análise, é possível prevenir perdas financeiras.  

Verificação detalhada das transações, garantindo que os dados obtidos sejam precisos e confiáveis. Essa ação ajuda a aumentar a credibilidade perante os credores, investidores e outros interessados. 

Revisão dos controles internos com o intuito de garantir que haja uma redução nos riscos financeiros. Ao identificar as áreas mais fracas da companhia, torna-se mais fácil tomar as medidas corretivas para melhorar sua administração.

Conformidade com as regulamentações financeiras e contábeis, sendo esse um ponto essencial para evitar multas e penalidades legais. 

Tomada de decisão informada e alocação estratégica de recursos com base nos relatórios gerados na auditoria, que fornecem dados importantes sobre o andamento da saúde financeira da empresa

Quais são os principais tipos de auditoria?

É importante ressaltar que a auditoria financeira não é a única pela qual uma empresa deve passar. A verdade é que existem vários processos diferentes de auditoria, cada um com foco em determinado aspecto empresarial. Saiba mais a seguir!

Auditoria financeira interna

A auditoria interna tem como objetivo atender a necessidades pontuais da empresa. Nesse caso, o processo é feito por profissionais de dentro da própria organização. Mas, para isso, eles devem ser treinados para a realização desse tipo de tarefa. Para que o processo seja o mais neutro possível, os auditores devem fazer parte de outros setores. 

Auditoria financeira externa

Já a auditoria externa deve ser realizada por uma equipe terceirizada e especializada. Para isso, a empresa deve contratar auditores externos independentes para analisar seus processos e transações financeiras. 

Auditoria de conformidade

Esse é um tipo de auditoria que se concentra em avaliar a conformidade da empresa perante os regulamentos, leis, políticas internas e demais práticas contábeis vigentes. O objetivo aqui é garantir que a organização cumpra suas obrigações legais e regulatórias. 

Auditoria operacional

A auditoria operacional acompanha a eficiência e a economia de operações da empresa que não têm relação com as finanças. Nesse caso, há uma avaliação sobre os procedimentos organizacionais, com a intenção de buscar melhorias e otimizar o desempenho dos setores. 

Auditoria de gestão

A auditoria de gestão tem como foco avaliar os processos gerenciais dentro da companhia. Além disso, ela examina a eficiência das práticas de gestão, estratégias e políticas aplicadas no dia a dia. O objetivo é identificar as áreas que precisam de melhorias operacionais. 

Auditoria de reembolsos 

Como o nome já diz, essa modalidade é focada na revisão e verificação de despesas e reembolsos de uma empresa, também podendo ser chamada de auditoria de despesas. O processo visa à conformidade com as políticas internas desse setor. Com a identificação e prevenção de possíveis fraudes, assegura que os recursos financeiros sejam utilizados da forma correta. 

Leia o nosso conteúdo para entender como criar uma política de reembolso eficiente na sua empresa.

Quando uma empresa deve passar por auditoria financeira? 

É importante destacar que uma empresa precisa passar por uma auditoria financeira de maneira regular. Isso porque é preciso garantir a integridade das informações relacionadas às finanças. O mais comum é que esse processo aconteça anualmente, conforme exigido por regulamentos e estatutos. Mas isso também pode acontecer quando há uma mudança na estrutura da empresa ou até mesmo em suas operações. 

Outro momento em que pode ser realizada uma auditoria é quanto há possibilidade de uma fusão ou aquisição, já que os credores vão querer evitar possíveis fraudes e irregularidades. 

Como é feita a auditoria financeira?

Como você viu ao longo deste conteúdo, a auditoria financeira é imprescindível para garantir a saúde da sua organização. Mas você sabe como acontece, na prática, esse processo? A seguir, separamos o passo a passo de uma auditoria em finanças. Confira!

Planejamento

Na etapa de planejamento, os auditores definem os objetivos da auditoria. Para isso, é preciso entender a estrutura do negócio e identificar as áreas de risco.

Coleta de dados

Os auditores reúnem os documentos financeiros necessários para todo o processo, como: demonstrativos bancários, e-mails, registros contábeis, balanços, entre outros. 

Análise

Com os dados em mãos, chega a hora de examinar e analisar as informações financeiras encontradas. O objetivo é encontrar possíveis erros, inconsistências ou quaisquer indícios de fraude. 

Relatórios

Tudo o que for encontrado na auditoria deve ser documentado em relatórios com o máximo de detalhes possível. É muito comum que esses documentos tragam recomendações para melhorias no negócio. 

Revisão e acompanhamento

Por fim, os relatórios devem ser revisados pelos gestores e diretores antes de sua finalização. Após isso, o documento final é entregue à administração da empresa, que deve aproveitar os pontos indicados para melhorar seus processos financeiros. 

Como uma plataforma de gestão de despesas corporativas pode ajudar?

Se você chegou até aqui e se deu conta de que o setor financeiro da sua empresa precisa de ajuda, principalmente com a gestão de despesas corporativas, saiba que a VExpenses, líder da América Latina nesse segmento, pode ser a sua grande parceira.

Com a nossa plataforma, você automatiza todo o processo de controle de despesas e reembolsos e tem acesso a relatórios em tempo real, fluxos de aprovação, cartões corporativos, sistema antifraude e muito mais. 

Use a nossa calculadora financeira gratuita para saber quanto você pode economizar com as soluções da VExpenses!

Tarina Lemmi
Curtiu o conteúdo? Compartilhe nosso artigo!
Comentários

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Mais lidos da semana
Histórias de Sucesso

Saiba como o BRASAS reduziu em 75% o tempo da gestão de despesas com os cartões VExpenses

O BRASAS revolucionou a gestão das despesas das unidades do Rio de Janeiro utilizando os cartões VExpenses. Com isso, a empresa conquistou uma redução de 75% no tempo gasto no processo completo, desde a prestação de contas até a reposição de valores aos cartões. Ampliando horizontes por meio da língua inglesa Com 58 anos de […]
Juliana Vasconcelos
12/06/2024
7 min de leitura
Viagens Corporativas

OBTs: como usar essas ferramentas na gestão de viagens corporativas?

Descubra como as Online Booking Tools (OBTs) revolucionam a gestão de viagens corporativas, automatizando processos, oferecendo controle e proporcionando economia de tempo e recursos. Saiba como escolher a melhor OBT para sua empresa e otimize suas operações de viagem hoje! No mundo das viagens corporativas, otimização e controle são fundamentais para o sucesso operacional. Uma […]
Tarina Lemmi
11/06/2024
8 min de leitura
Controle de Combustível

Gestão de combustível: economia e eficiência para a sua empresa

Na dinâmica do mundo empresarial moderno, em que a gestão eficaz dos recursos é extremamente importante para o sucesso operacional e financeiro, o combustível se destaca como um elemento fundamental, especialmente para empresas que contam com frotas de veículos. Neste artigo, vamos mostrar o que é a gestão de combustível e como ela pode impulsionar […]
Tarina Lemmi
06/06/2024
8 min de leitura
Receba as notícias mais relevantes sobre finanças diretamente no seu e-mail!
Fique por dentro de tudo que acontece no mercado financeiro e receba em primeira mão informações sobre as novidades.

    Ao enviar este formulário, declaro que li e aceito a Política de Privacidade.