Confira as melhores práticas da Gestão Estratégica de Custos
Adotar uma gestão estratégica de custos é essencial para as empresas que desejam conhecer, de maneira detalhada, quais seus custos e como eles são alocados na estrutura organizacional. Ao adotar essa estratégia, é possível ter um controle mais efetivo de despesas, identificar os setores com maiores desperdícios e aqueles que precisam otimizar seus processos. Além […]
23 de novembro de 2023
8 min de leitura

Adotar uma gestão estratégica de custos é essencial para as empresas que desejam conhecer, de maneira detalhada, quais seus custos e como eles são alocados na estrutura organizacional.

Ao adotar essa estratégia, é possível ter um controle mais efetivo de despesas, identificar os setores com maiores desperdícios e aqueles que precisam otimizar seus processos.

Além disso, essa gestão permite também a tomada de decisões mais informadas sobre investimentos e estratégias de crescimento.

Continue lendo o nosso artigo e entenda como a gestão estratégica de custos pode melhorar a competitividade e lucratividade da sua companhia. Confira!

O que é Gestão Estratégica de Custos?

A gestão estratégica de custos é um processo que tem como objetivo o gerenciamento e planejamento de custos de uma organização de maneira estratégica, alinhando-o com os objetivos e metas da empresa. 

A  gestão estratégica de custos abrange processos, como análise e controle de todos os gastos e despesas, além da identificação de oportunidades de otimizar custos sem comprometer a eficiência operacional e qualidade dos seus produtos e serviços.

Ela ainda envolve ainda uma avaliação sobre a forma como os custos impactam a capacidade de inovação e a competitividade da empresa no mercado. 

Quais os benefícios da Gestão Estratégica de Custos?

A gestão estratégica de custos pode trazer uma série de benefícios para as empresas. Uma das principais vantagens é a possibilidade de identificar oportunidades de reduzir custos de forma eficiente, sem que essa medida impacte negativamente nas operações da empresa.  

Adotando essa estratégia, é possível também ter uma visão do diferencial competitivo, já que ao fazer uma gestão de custos adequada, a empresa consegue investir em inovação, pesquisa e desenvolvimento, para impulsionar-se e competir no mercado.

As companhias que utilizam essa abordagem estão mais preparadas para lidar com mudanças no mercado, sendo mais flexíveis e capazes de adaptar suas estratégias rapidamente.

Por outro lado, se uma empresa não garante uma boa gestão estratégica de custos, ela corre o risco de ser ineficiente em algumas áreas, o que prejudica sua competitividade no mercado e impede a adoção de estratégias de crescimento por falta de capital.

O que deve ser considerado para fazer uma Gestão Estratégica de Custos?

Para adotar a gestão estratégica de custos na sua empresa, o primeiro passo é definir objetivos claros. Esses podem ser os mais variados, como diminuição de custos operacionais, aumento da margem de lucro ou adotar preços mais competitivos. 

A partir dessa definição, o passo seguinte é coletar dados relevantes dos gastos da companhia por cada departamento. É importante fazer uma boa classificação das despesas, para facilitar na organização das informações.  

Com as informações em mãos, você pode realizar benchmarking, comparando os custos da empresa com companhias do mesmo setor. O objetivo é identificar possibilidades de melhoria e otimização de custos. 

A utilização de ferramentas de análise financeira também pode ser uma grande aliada, pois, há muitos sistemas de gestão no mercado que fornecem relatórios detalhados sobre as áreas.Alguns relatórios trazem a informação de onde há os maiores gastos e onde há necessidade de mais investimentos, entre outros recursos que auxiliam na gestão financeira. Tudo isso de maneira mais prática.

Além disso, é importante que os colaboradores estejam cientes sobre a importância da gestão de custos. Forneça treinamentos sobre as estratégias de redução de despesas e como tornar a alocação dos recursos mais eficiente. 

Quais as melhores práticas da Gestão Estratégica de Custos?

As melhores práticas da gestão estratégica de custos abrangem uma série de abordagens, como a criação de relatórios detalhados que identificam as despesas em diferentes áreas e estabelecem limites de gastos. 

Além disso, é importante identificar também gastos insuficientes, inadequados ou excessivos, uma medida que facilita a visualização das ações necessárias para alcançar os objetivos estabelecidos pela companhia.

Crie também uma rotina de coleta e análise de dados regularmente para identificar tendências e oportunidades de redução de custos. Lembre-se que essa análise deve ser feita de forma minuciosa.

Analise a situação atual do seu negócio, faça comparações com empresas do mesmo setor e correlacione informações, como a relação entre custos e lucros, levantando todos os custos essenciais para a produção e compare com os lucros obtidos nesse processo. 

Acompanhe os resultados da gestão estratégica de custos para entender quais as ações são positivas e aquelas que necessitam de alterações. 

Quais indicadores acompanhar na Gestão Estratégica de Custos?

Definir os indicadores utilizados é essencial em uma gestão estratégica de custos, pois essas métricas fornecem uma base de dados, permitindo uma visão ampla do seu negócio.

Um dos indicadores que devem ser acompanhados é a rentabilidade, pois ela permite que você entenda se a companhia tem o retorno esperado das ações.

O lucro obtido também é outra métrica que precisa ser acompanhada ao adotar uma gestão estratégica de custos. Isso porque, ele permite a comparação do lucro atual com os resultados anteriores, possibilitando a identificação de tendências.

O capital de giro é outro indicador que deve ser acompanhado, já que ele analisa  o volume de vendas e compara a quantidade de vendas atuais a partir de análises anteriores e médias de vendas. 

Não deixe de acompanhar também o indicador de endividamento, pois, assim, é possível ter insights sobre a saúde financeira, os riscos e a capacidade de cumprir as dívidas.

Como fazer a Gestão Estratégica de Custos?

Para fazer uma gestão estratégica de custos eficiente, é necessário levar em consideração os custos por áreas, com os colaboradores e também as despesas. Entenda cada um desses tópicos a seguir:

Colaboradores

O primeiro passo para uma gestão estratégica de custos é analisar os custos associados aos colaboradores, incluindo salários, benefícios, treinamentos e outros custos diretos e indiretos relacionados à atuação de cada profissional, como viagens a trabalho, por exemplo, que tem custos associados à atividade do colaborador.   

Área

Analise também as despesas por área, identificando as que mais consomem recursos financeiros. Verifique se essas áreas estão contribuindo de forma significativa para os objetivos estratégicos da empresa.

Reembolso de despesas

Revise ou implemente políticas de reembolso de despesas para garantir que sejam justas, transparentes e alinhadas com os objetivos da empresa.

Defina, por exemplo, quais despesas são consideradas reembolsáveis ou não, quais informações precisam constar na solicitação de reembolso de despesas, os documentos aceitos para prestação de contas e para quem o funcionário deve entregar os documentos.

Para  tornar esse processo mais ágil e eficiente, conheça o VExpenses, uma plataforma que automatiza a captura de despesas de todas as áreas da companhia, fornecendo uma visão abrangente das despesas corporativas.

Dessa forma, os gestores podem analisar dados em tempo real, identificar tendências e áreas com custos elevados, auxiliando, assim, na tomada de decisões informadas.

As soluções do VExpenses permitem que a empresa defina e acompanhe orçamentos para despesas, ajudando a centralizar e controlar os gastos e a manter os custos dentro de limites aceitáveis.

Como a gestão de despesas corporativas influencia essa Gestão Estratégica de Custos?

A gestão de despesas corporativas desempenha um papel fundamental na gestão estratégica de custos, já que ela faz o controle e otimização dos gastos relacionados a viagens, reembolsos, compras e outras despesas operacionais

Essa gestão possibilita que as empresas identifiquem e eliminem desperdícios, reduzam custos desnecessários e mantenham a transparência financeira. 

Além disso, a automação e a digitalização de processos, como a utilização de ferramentas de gestão de despesas, tornam o acompanhamento mais eficiente, agilizando a aprovação de despesas, a geração de relatórios e a análise de tendências. 

O VExpenses oferece uma plataforma para a gestão de despesas, simplificando o acompanhamento e a análise das despesas corporativas, melhorando a conformidade com políticas internas e permitindo uma visão clara dos gastos da empresa em uma plataforma integrada. 
Quer conhecer as soluções do VExpenses para auxiliar a gestão de custos da sua empresa? Então, acesse o nosso site e encontre as melhores tudo que você precisa para tornar o seu negócio mais rentável!

Tarina Lemmi
Curtiu o conteúdo? Compartilhe nosso artigo!
Comentários

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Mais lidos da semana
Histórias de Sucesso

Saiba como o BRASAS reduziu em 75% o tempo da gestão de despesas com os cartões VExpenses

O BRASAS revolucionou a gestão das despesas das unidades do Rio de Janeiro utilizando os cartões VExpenses. Com isso, a empresa conquistou uma redução de 75% no tempo gasto no processo completo, desde a prestação de contas até a reposição de valores aos cartões. Ampliando horizontes por meio da língua inglesa Com 58 anos de […]
Juliana Vasconcelos
12/06/2024
7 min de leitura
Viagens Corporativas

OBTs: como usar essas ferramentas na gestão de viagens corporativas?

Descubra como as Online Booking Tools (OBTs) revolucionam a gestão de viagens corporativas, automatizando processos, oferecendo controle e proporcionando economia de tempo e recursos. Saiba como escolher a melhor OBT para sua empresa e otimize suas operações de viagem hoje! No mundo das viagens corporativas, otimização e controle são fundamentais para o sucesso operacional. Uma […]
Tarina Lemmi
11/06/2024
8 min de leitura
Controle de Combustível

Gestão de combustível: economia e eficiência para a sua empresa

Na dinâmica do mundo empresarial moderno, em que a gestão eficaz dos recursos é extremamente importante para o sucesso operacional e financeiro, o combustível se destaca como um elemento fundamental, especialmente para empresas que contam com frotas de veículos. Neste artigo, vamos mostrar o que é a gestão de combustível e como ela pode impulsionar […]
Tarina Lemmi
06/06/2024
8 min de leitura
Receba as notícias mais relevantes sobre finanças diretamente no seu e-mail!
Fique por dentro de tudo que acontece no mercado financeiro e receba em primeira mão informações sobre as novidades.

    Ao enviar este formulário, declaro que li e aceito a Política de Privacidade.