TMC: entenda o que é e as vantagens para sua gestão

TMC é uma sigla em inglês para Travel Management Company que, em português, está relacionado com uma companhia de gerenciamento de viagens.
5 de outubro de 2021
6 min de leitura

A sigla que designa Travel Management Company (TMC) deve ser seu maior aliado na hora de gerenciar viagens da sua equipe de trabalho e também na redução dos custos e da burocracia dessas atividades.

Para te ajudar a entender o que é TMC e qual a sua importância para a gestão da sua empresa, reunimos aqui as informações principais sobre o assunto. 

Assim, ao longo do texto você vai entender como essa ferramenta é indispensável para a sua empresa e qual o impacto da mesma sobre a rentabilidade de uma organização que tem objetivo de expandir seu mercado. 

Confira tudo a seguir e boa leitura!

O que é TMCs?

Como dissemos, TMC é uma sigla que significa Travel Management Company que, ao traduzir para o português, temos algo como companhia de gerenciamento de viagens. 

O nome já nos ajuda bastante a entender do que se trata o assunto e fica mais fácil perceber que a TMC é uma empresa que realiza o gerenciamento de viagens corporativas de outra organização. 

Diferente do que muitos podem imaginar, a TMC não se enquadra como uma agência de viagens comum, visto que os seus processos vão muito além de uma simples viagem de turismo.

Como o assunto aqui são negócios, nada mais justo que a TMC oferecer serviços voltados para tal, certo?

Por isso, além de marcar passagens, reservar hotéis e traslados, a TMC também analisa os aspectos estratégicos da viagem

Ou seja, ela é responsável por características essenciais para que os gastos com a viagem corporativa sejam realistas em relação ao orçamento e que o plano de negócios pré-estabelecido seja cumprido da maneira correta. 

Com o objetivo de atender essa demanda altamente específica, – que vai muito além de uma agência de turismo – a TMC oferece diversos serviços diferenciados, como:

  • Plataformas online para atendimento aos colaboradores;
  • Centralização de informações;
  • Geração de relatórios automatizados. 

Conheça alguns dos principais serviços oferecidos por uma TMC:

  • Auxílio com reservas;
  • Monitoramento das viagens dos clientes;
  • Suporte 24 horas todos os dias da semana aos viajantes,
  • Elaboração de relatórios com foco em melhorar as políticas de viagens corporativas. 

O que é TMC no turismo?

A TMC é uma empresa voltada para viagens corporativas dentro do segmento de turismo. Por isso, as suas funcionalidades atendem às necessidades desse nicho de forma diferente e mais específica que uma agência de turismo comum.

As TMCs desempenham um papel importante para o viajante corporativo, e as suas funções se iniciam antes do embarque

Assim, o profissional pode contar com um serviço que é focado no seu bem-estar, já que uma das principais funções dessas empresas é atender às necessidades dos colaboradores em viagem. 

Além disso, a TMC também é responsável por organizar e enviar todas as informações relacionadas às viagens corporativas ao viajante. 

De maneira geral, a comunicação ocorre através de uma plataforma que pode ser acessada tanto por gestores, quanto por gerentes e viajantes. 

O que é turismo corporativo?

Nos últimos anos, principalmente com a explosão da globalização e derrubada de fronteiras, o turismo corporativo cresceu vertiginosamente

Dessa forma, atualmente, as empresas entendem o valor desse segmento e o vêem como uma ferramenta importante de desenvolvimento no mercado. 

Totalmente estimulado por feiras, reuniões, congressos, captação de novos clientes e outros eventos voltados para áreas específicas, o turismo corporativo vem ganhando cada vez mais adeptos ao redor do mundo. Apesar das vantagens óbvias, é preciso ter em mente que esse é um investimento. 

Todo investimento, antes de gerar benefícios, traz despesas. Por isso, é inevitável analisar bem a situação orçamentária da empresa para entender quais são as possibilidades de cada uma. 

Isso porque o turismo de negócios envolve viagens e deslocamentos, ainda que o objetivo principal seja gerar negócios

Um dos maiores alvos desse tipo de abordagem é tornar a empresa mais conhecida, através do contato com parceiros e clientes, capacitação de funcionário e aumento do portfólio. 

Se você tem interesse em se aprofundar no assunto, não deixe de ler nosso artigo sobre turismo corporativo: definição e dicas para as viagens da sua empresa

Quais são as diferenças entre uma agência de viagens e uma TMC?

De maneira geral, o que mais diferencia uma agência de viagens e uma TMC é a finalidade de cada uma. 

Enquanto o objetivo das agências de viagens é proporcionar ao cliente um momento de descanso e lazer, o das TMCs é totalmente voltado para propósitos profissionais

Assim, uma agência de viagens segue os gostos e preferências dos viajantes, que são os responsáveis por decidir os detalhes do trajeto.

Já a TMC, apesar de também ter foco no viajante, por cuidarem de viagens corporativas, são pautadas nas necessidades e objetivos da empresa. 

Por isso, todas as decisões envolvidas acabam sendo definidas de acordo com a realidade empresarial. Ou seja, o destino, as atividades e até mesmo os passageiros são determinados pela companhia. 

Para elaborar as viagens corporativas, atualmente existem algumas opções no mercado totalmente voltadas para esse segmento. Além da TMC que estamos apresentando, muitas empresas fazem uso de OBT. 

Muita gente não sabe o que é OBT e quais as vantagens, mas é interessante conhecer e ter noção que é um concorrente da TMC. 

Por que ter uma gestão de viagens corporativas na empresa?

Uma boa gestão de viagens corporativas é responsável por planejar toda a logística envolvida nesse tipo de atividade, inclusive implementar uma política interna capaz de coordenar os processos e regras para cada viajante

De maneira geral, demandas financeiras, de hotelaria e transporte ficam a cargo deste departamento. 

As vantagens de providenciar um setor voltado para gestão de viagens corporativas são inúmeras, entre elas:

  • Redução de custos;
  • Cumprimento da política de viagem;
  • Atendimento personalizado;
  • Resolução de problemas,

Atuação voltada para as demandas empresariais.

Quando falamos em B2B, as vantagens são ainda maiores. Principalmente nesse modelo no qual as viagens corporativas são de extrema importância para o relacionamento, negociação e vendas, manter um setor voltado para isso é essencial para qualquer empresa. 

Assim fica até fácil entender por que a TMC é ferramenta essencial para empresas que trabalham com viagens corporativas, não é? 

Se você curtiu o conteúdo do artigo, não deixe de visitar nosso blog. Lá você vai encontrar esse e outros assuntos que certamente vão te ajudar a esclarecer várias dúvidas.

Carolina Crumo
Curtiu o conteúdo? Compartilhe nosso artigo!
Comentários

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Mais lidos da semana
Histórias de Sucesso

Saiba como o BRASAS reduziu em 75% o tempo da gestão de despesas com os cartões VExpenses

O BRASAS revolucionou a gestão das despesas das unidades do Rio de Janeiro utilizando os cartões VExpenses. Com isso, a empresa conquistou uma redução de 75% no tempo gasto no processo completo, desde a prestação de contas até a reposição de valores aos cartões. Ampliando horizontes por meio da língua inglesa Com 58 anos de […]
Juliana Vasconcelos
12/06/2024
7 min de leitura
Viagens Corporativas

OBTs: como usar essas ferramentas na gestão de viagens corporativas?

Descubra como as Online Booking Tools (OBTs) revolucionam a gestão de viagens corporativas, automatizando processos, oferecendo controle e proporcionando economia de tempo e recursos. Saiba como escolher a melhor OBT para sua empresa e otimize suas operações de viagem hoje! No mundo das viagens corporativas, otimização e controle são fundamentais para o sucesso operacional. Uma […]
Tarina Lemmi
11/06/2024
8 min de leitura
Controle de Combustível

Gestão de combustível: economia e eficiência para a sua empresa

A gestão de combustível é o controle e monitoramento do consumo de combustíveis em veículos ou frotas de uma empresa. Seu objetivo é otimizar o uso, reduzir custos e garantir eficiência operacional. Na dinâmica do mundo empresarial moderno, em que a gestão eficaz dos recursos é extremamente importante para o sucesso operacional e financeiro, o […]
Tarina Lemmi
06/06/2024
8 min de leitura
Receba as notícias mais relevantes sobre finanças diretamente no seu e-mail!
Fique por dentro de tudo que acontece no mercado financeiro e receba em primeira mão informações sobre as novidades.

    Ao enviar este formulário, declaro que li e aceito a Política de Privacidade.