Quem está acostumado a fazer viagens a trabalho com toda a certeza já tentou descobrir como ver km no Google Maps.
Afinal, é comum que nesse tipo de compromisso o colaborador utilize o seu próprio carro para trabalho, locomovendo-se até o destino e depois repassando uma média do quanto rodou para a empresa, com o objetivo de receber o reembolso desse valor.
E para que isso ocorra da maneira correta, é necessário que a média de quantos quilômetros foram percorridos na viagem seja exata.
Assim, é garantido que nem o funcionário receberá valores maiores ou menores do que foi gasto, e nem a saúde financeira da empresa ficará prejudicada com pagamentos excessivos.
Por isso, fizemos este artigo para te ajudar a entender como utilizar o Google Maps para km rodado.
Desse modo, vai ficar muito mais fácil criar uma média de quantos quilômetros foram percorridos e repassar à sua gestão o número correto para o reembolso.
Continue acompanhando e descubra tudo em detalhes! Boa leitura!
Como calcular o custo do km rodado usando o Google Maps?
Se tratando do uso de veículos próprios para viagens de trabalho, de forma geral, as empresas estão mais acostumadas a fazer o reembolso do combustível gasto pelo colaborador.
Por esse motivo, quem realiza esse tipo de compromisso corporativo precisa saber como calcular exatamente o valor consumido pelo carro durante a locomoção, para que possa repassar para a empresa e, assim, receber a devolução.
Essa é uma conta bem simples: O custo do combustível deve ser dividido pelo número de quilômetros rodados.
Assim, tem-se uma média de quantos litros o carro gastou por km e também o quanto o funcionário desembolsou por utilizar o seu carro para a viagem de trabalho.
Nosso artigo sobre como reembolsar gasto de gasolina e outros combustíveis tira todas as dúvidas sobre essa conta e como deve ser realizado esse processo. Confira!
Evidentemente, o valor calculado para combustível não engloba os custos relacionados ao desgaste do carro, manutenção, óleo e outros fatores.
Para isso é preciso fazer um cálculo completo do custo por km rodado, no qual o resultado será bem mais eficiente.
Como medir km pelo celular?
Como já dissemos anteriormente, o primeiro passo para conseguir calcular o custo do km rodado para reembolso é descobrir exatamente quantos quilômetros foram percorridos.
Apenas desse modo será possível fazer uma conta exata, com valores justos para o colaborador e para a empresa.
Nesse cenário, uma das melhores opções é marcar o km online, diretamente pelo celular.
Desse modo, tem-se um controle através do mapa, que mostrará de maneira já antecipada qual será a distância percorrida e também gravará esse número.
Isso pode ser feito através do Google Maps, de maneira bem simples, prática e rápida. Basta realizar o seguinte passo a passo:
- Em primeiro lugar, baixe o aplicativo do Google Maps em seu smartphone (existem versões disponíveis tanto para Android, quanto para iOS);
- Depois, abra o aplicativo e selecione o ponto de partida (sua cidade de origem);
- Depois, coloque o local de destino, incluindo todas as paradas que irá realizar, mesmo que elas sejam dentro do caminho principal;
- Ao terminar, na parte inferior será mostrada a distância total entre os dois destinos, assim como o tempo estimado entre eles.
Sabendo como ver km no Google Maps por meio desse processo, todos os seus relatórios de reembolso de quilometragem e combustível ficarão mais exatos.
Sendo assim, vale adotar esse método para as suas próximas viagens.
Porque o Google Maps é mais indicado para marcar km online para reembolso?
Como você pode perceber, marcar km online é uma ótima opção para quem está sempre realizando viagens corporativas.
Pois assim, com a ajuda do Google Maps, todo o processo de cálculo e reembolso ficam mais simples, rápido e intuitivo.
No entanto, esse não é o único benefício de contar com essa tecnologia, pois nesse cenário algumas outras vantagens podem ser notadas. São elas:
1. O Maps sempre mostra a rota mais eficiente
Quando o colaborador não conhece o caminho, é comum que ele procure por diversas rotas até encontrar a mais adequada para o seu destino.
Com isso, muitas vezes pode escolher uma estrada que cause problemas ao carro ou até mesmo um caminho muito mais longo do que o necessário.
Por esse motivo contar com o Google Maps é uma excelente opção.
Ele já indicará, no momento da saída, qual o caminho mais adequado, eficiente e que permitirá que o colaborador chegue mais rápido e sem grandes contratempos.
Em um cenário, no qual o funcionário está recebendo pagamento também pelo tempo em que permanece em deslocamento, esse é um ponto bastante positivo para a empresa.
2. O Maps indica em quais locais estarão os pedágios
Quando utilizamos o Maps para marcar km online contamos também com a vantagem de saber em quais pontos do caminho precisaremos passar pelo pedágio.
Isso ajuda bastante quem precisa chegar no destino em pouco tempo, pois já pode separar as quantias para entregar na hora da cobrança, o que ajuda na elaboração do orçamento de viagem.
Além disso, o Maps sempre indica os caminhos com pedágios porque eles são mais seguros.
As estradas protegidas contam com assistência em casos de acidente e possuem menos buracos, o que causa menos estragos ao veículo.
3. Acompanhamento constante durante a rota
Quando falamos sobre o Google Maps, grande parte das pessoas pensa nele automaticamente como uma ferramenta GPS. Afinal, essa é a principal funcionalidade do aplicativo.
Nesse sentido, ele é super bacana para o colaborador entender quanto tempo ainda permanecerá na estrada, bem como ter uma previsão do horário em que chegará no local.
Com isso, fica mais fácil fazer a gestão do tempo da viagem, tornando-a mais produtiva.
4. Cálculo de reembolso pelo VExpenses
Falando sobre serviços de reembolso, o VExpenses possui uma ferramenta que é bem bacana nesse sentido.
Como ela, você não precisa aprender como marcar quilômetros no Google Maps, pois todo esse cálculo é feito de maneira automática.
Para isso o VExpenses também utiliza o mapa do Google, fazendo com que todo o processo seja mais exato.
A grande vantagem é que com esse serviço você não precisa passar pelos processos de obter a quilometragem, dividi-la pelo valor do combustível e depois fornecer o valor discriminado para a empresa.
Como o VExpenses utiliza o apontamento por GPS, em conjunto com a tecnologia do Google Maps, para realizar o cálculo do valor de km para reembolso,essas etapas ficam bem mais simples, fazendo com que suas viagens corporativas se tornem menos burocráticas.
Além disso, ela também ajuda a fazer a gestão de todo o processo de reembolso, desde a solicitação até a aprovação, fazendo com que todo o processo de devolução do valor se torne mais rápido e prático.
E aí, gostou de saber mais sobre como ver km no Google Maps? Continue acompanhando o nosso blog e descubra ainda mais conteúdos como esse, onde te ensinamos as melhores dicas para você tornar as suas viagens corporativas muito mais simples e eficientes!