Apesar de ser uma área muito ampla, englobando vários aspectos importantes, setores diferentes e pontos de contato, vale a pena investir em uma boa gestão de trade marketing. Já que, quando uma ação bem planejada e executada é realizada, os resultados são excelentes.
Assim, para te ajudar, reunimos aqui as principais informações sobre essa estratégia. Nesse artigo, você vai entender tudo sobre trade marketing, o que faz, como planejar uma boa ação, além de como decidir qual a melhor para a sua companhia.
Confira a seguir as principais informações sobre trade marketing o que faz e saiba como aprimorá-lo na sua companhia.
Quais são os 5 objetivos do Trade Marketing?
Uma boa estratégia de trade marketing deve seguir alguns objetivos principais. De forma geral, podemos classificá-los como os 5Ps:
- Produto;
- Preço;
- Praça;
- Promoção,
- Pessoas.
Esses são os pilares que devem reger uma boa estratégia. A partir da meta em comum de aprimorar a exposição dos seus produtos ou marca, é preciso investir em um planejamento que envolva todas as etapas de distribuição, eventos, merchan, experimentação entre outras.
Como já dissemos, as ferramentas de trade marketing são as mais variadas e devem ser utilizadas em conjunto para que essa estratégia seja bem sucedida.
O objetivo sempre deve ser melhorar a exposição tanto dos produtos quanto da marca. Para que ele possa ser alcançado, deve haver uma conexão entre os distribuidores e a meta da empresa.
Qual a vantagem do Trade Marketing?
Para muitas pessoas, entender sobre trade marketing, o que faz e quais as suas vantagens é essencial para o sucesso do negócio.
De forma geral, o trade marketing faz o elo entre a marca e o cliente, por isso é tão importante investir nessa área.
Mesmo que o foco seja principalmente na experiência do consumidor, as decisões que levam à estruturação da estratégia são tomadas entre a empresa e os distribuidores.
Assim, a companhia busca sempre o melhor acordo possível, confira a seguir algumas vantagens:
- Aumento das vendas;
- Valor agregado ao PDV;
- Apoio aos distribuidores;
- Inteligência de mercado no varejo,
- Campanhas de incentivo.
Essas são algumas das principais que vêm à tona quando pensamos em trade marketing. É por conta dos bons resultados obtidos que essa estratégia já é utilizada no mercado há mais de 20 anos.
Assim, certamente o aumento das vendas é o ponto que mais chama atenção e merece um destaque.
Todos os empreendedores têm interesse em colocar seu produto nas lojas com um ótimo alcance que se projete em um excelente volume de vendas, certo?
O objetivo por trás disso – e por trás do trade marketing – é justamente gerar maior capital de investimentos, produção e lucro.
Além disso, o trabalho em campo proporcionado por essa estratégia gera um resultado direto na visibilidade da mercadoria para o público-alvo.
Assim, ainda que não sejam clientes, um bom trade marketing transforma o produto em uma possibilidade possível de compra.
Por último, mas não menos importante, devemos falar do domínio de mercado obtido com a aplicação dessa estratégia. O objetivo é que a partir de uma boa relação com os melhores varejistas para o seu negócio, é possível obter um domínio amplo de mercado.
Quais as competências chaves para o trade marketing?
Normalmente, profissionais que atuam nessa área não possuem uma formação específica.
Muitos possuem experiência de mercado e acabam sendo peças valiosas para a empresa. Entretanto, existem alguns pontos que são essenciais em alguém que lida com trade marketing.
1. Capacidade analítica
O trabalho com trade marketing lida diretamente com a capacidade que o profissional tem de observar oportunidades e facilidades que podem aproximar o produto de um cliente.
Apesar de não ser uma habilidade que possa ser ensinada em sala de aula, um bom treinamento já ajuda a abrir os olhos de profissionais.
2. Facilidade de relacionamento
Por ser uma área que lida principalmente com relacionamento, aqueles que ocupam essa vaga precisam saber lidar com outras pessoas.
Já que esse segmento requer habilidades que permitam com que o profissional mantenha um bom convívio e exerça o seu trabalho da melhor maneira possível, ou seja, em conjunto com outros setores.
3. Criatividade e comunicação
Como em qualquer área que envolva marketing, essas duas habilidades são pré-requisitos essenciais para o bom desenvolvimento do profissional.
Dessa forma, a comunicação deve ser perfeita, visto que dentro do trade marketing o trabalho envolve se comunicar com o cliente através do produto. Ou seja, os dois devem andar juntos.
Como desenvolver uma estratégia de trade marketing?
Agora que você já entendeu um pouco mais sobre o assunto, está na hora de aprender como desenvolver uma estratégia de trade marketing.
Ainda que não haja uma única fórmula para todas as estratégias, existem alguns pontos principais que devem ser levados em consideração na hora de bolar um plano de trade marketing. Confira abaixo quais são eles e como implementá-los:
1. Saiba quem é seu público alvo
A aproximação dos clientes para compreender quem é seu público-alvo e suas motivações é essencial para moldar a sua estratégia. É a partir desse estudo que todo o desenho do seu planejamento deverá ser pautado.
Além de apontar o direcionamento para onde deverá seguir, também será possível identificar as motivações e como deverá ser a abordagem realizada. O principal objetivo aqui é entender as necessidades e problemas dos seus clientes.
2. Desenvolva a persona ideal
Após coletar informações sobre o seu público, está no momento de analisar os dados qualitativos e encontrar padrões. Existe problemas ou necessidades que o consumidor comentou?
Observou a presença de interesse em comum? Definir a persona do seu produto será útil para entender melhor justamente os próprios consumidores.
3. Fique de olho na concorrência
Conhecer bem os clientes é uma parte importante de qualquer estratégia de marketing, mas não é a única.
Por isso, procure entender o que motiva os consumidores a buscar outras soluções que não são as que você oferece.
É a partir dessas informações que você terá acesso a como melhorar sua proposta de valor, por exemplo.
4. Determine os benefícios do seu produto
O que diferencia sua marca no mercado? Ter os diferenciais da sua marca bem claros é essencial para motivar e formular sua estratégia de trade marketing.
Destaque os benefícios que só você pode oferecer e lembre-se de se atentar aos detalhes! Pontos como qualidade do atendimento, valor do frete, programas de fidelização e facilidade de pagamento fazem toda a diferença.
Como melhorar o desempenho dessa área?
Investir em trade marketing deve ser visto como investir no crescimento da sua marca. Além de todos os outros aspectos burocráticos que envolvem manter uma empresa ativa, é extremamente importante delimitar uma parte do orçamento para o trade marketing.
Ainda sente dificuldade em classificar custos e investimentos na sua empresa? Entenda de uma vez por todas o que são custos de uma empresa e aprenda a diferenciá-los de despesas.
Dessa forma, para melhorar o desempenho do seu produto nessa área é preciso encará-la como uma parte essencial da empresa, tanto quanto o setor financeiro, por exemplo. Esse é o primeiro passo para alavancar a atuação no trade marketing.
Outro ponto importante, é investir em ações para os mais diferentes canais de comunicação, principalmente as redes sociais. Quando o assunto é comunicação direta, vale a pena investir na capacitação dos promotores.
São eles peças fundamentais para o sucesso da sua estratégia, por isso, precisam receber treinamento adequado para melhorar o desempenho do seu produto diante do mercado.
Para ordenar toda a área de trade marketing, é necessária uma gestão compatível com a realidade. Uma área organizada e controlada é bem mais fácil de funcionar que um ambiente desorganizado.
Para auxiliar a sua empresa na gestão de custos do trade marketing, conheça o VExpenses.
A solução é ideal para essa área justamente por deixar todo o processo de custo – seja de deslocamento ou de gastos corporativos – mais transparente, inclusive o custo de uma equipe de trade marketing e formas de diminuí-lo.
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