A lucratividade se relaciona com conceitos de rentabilidade, ganho e outras expressões que mostram a eficiência de uma empresa em gerar ganhos financeiros. Por exemplo, se uma loja vende as roupas por mais do que o custo de compra ou fabricação, ela terá uma boa lucratividade.
Quer dizer, caso o custo para produzir um produto seja R$ 50 e ele passe a ser vendido por R$ 100, a empresa terá um lucro de 50%. Entende?
Mas mantenha a calma para não se equivocar nas interpretações sobre lucratividade. Continue a leitura para entender melhor essa e outras informações relevantes sobre o indicador financeiro!
O que é Lucratividade?
A lucratividade é a capacidade de uma empresa ganhar dinheiro com as suas atividades. Quer dizer, se a diferença entre o valor recebido pelas vendas e a soma dos custos, despesas e tributos associados a elas for positiva, existe lucratividade.
É comum que a lucratividade seja expressa como uma porcentagem, chamada margem de lucro.
O que é rentabilidade?
A rentabilidade é a habilidade de um negócio ter retorno financeiro em relação ao investido, como despesas de infraestrutura, equipamentos, estoque, etc. Assim, quanto mais alta ela for, maior costuma ser a lucratividade.
Em outras palavras, a cada real de receita gerada, a empresa pode ter um retorno proporcional em lucro líquido. Porém, isso não é regra: é possível obter uma boa lucratividade e baixa rentabilidade, e vice-versa.
Por exemplo, você vende muitas camisetas a um preço baixo, fazendo com que o volume de vendas e a lucratividade subam. Notícia boa, certo?
Porém, também é preciso considerar o investimento feito para começar o negócio, como comprar as camisetas. Então, se esses custos forem superiores ao lucro obtido, a sua rentabilidade será baixa.
Isso significa que, proporcionalmente, você não ganha muito em relação ao que investiu. Por isso, é preciso equilibrar lucratividade e rentabilidade a longo prazo para que o negócio continue crescendo.
Quais as diferenças entre Lucratividade e rentabilidade?
A lucratividade sinaliza se a empresa consegue, além de cobrir despesas, continuar com o negócio, recompensar os investidores, reinvestir para crescer, etc. Tudo isso é avaliado considerando o total de vendas.
Enquanto isso, a rentabilidade mostra o quão eficiente o investimento foi em gerar retorno, com base no lucro líquido. Então, a rentabilidade ser alta ou baixa depende da recompensa obtida conforme o investido.
Logo, por maior que seja o volume de vendas, se ele não cobrir as despesas operacionais, a empresa não ganha muito em relação ao investido. Com isso, é difícil se sustentar a longo prazo ou oferecer um retorno atrativo aos investidores.
Ou seja, lucratividade e rentabilidade fazem comparativos com o lucro líquido, mas cada indicador tira insights diferentes.
Qual a importância de conhecer a Lucratividade e rentabilidade?
A lucratividade mostra o nível de eficiência da corporação ao gerar lucro em relação às vendas. Enquanto isso, a rentabilidade indica o retorno financeiro comparado ao investimento realizado.
Portanto, os dois conceitos ajudam a avaliar o desempenho financeiro atual, e também a identificar áreas de melhoria e tomar medidas corretivas, se necessário.
Isto é, os gestores podem identificar quais produtos, serviços ou linhas de negócio são mais lucrativos e rentáveis. Assim, direcionam os recursos e o foco da empresa para essas áreas.
Além disso, essas informações orientam decisões sobre investimentos, expansão, corte de custos e desenvolvimento de novos produtos ou mercados, por exemplo.
No entanto, não é adequado avaliar essas métricas isoladamente, já que elas podem levá-lo a crer que o negócio tem sido bem-sucedido, o que nem sempre é verdade.
Isso porque uma empresa pode ser lucrativa, mas pouco rentável, e vice-versa. Afinal, é possível ganhar dinheiro com as vendas acima dos custos. Porém, o ganho ainda pode ser inferior ao investido.
Logo, uma boa lucratividade é positiva para o sucesso a curto prazo. Mas com o tempo, o negócio também deve ser rentável para garantir a sua sobrevivência.
Como calcular Lucratividade e rentabilidade?
Existem fórmulas para calcular cada um desses indicadores. Confira!
Lucratividade
O modo mais comum de calcular a lucratividade é relacionar o lucro líquido às receitas. A fórmula é a seguinte:
Lucratividade = (Lucro Líquido / Receitas) x 100
Por exemplo, se uma empresa tem um lucro líquido de R$ 50 mil e receita de R$ 500 mil, o cálculo da lucratividade seria:
Lucratividade = (50 mil / 500 mil) x 100 = 10%
Isso significa que a empresa possui uma margem de lucro de 10% em suas vendas.
Rentabilidade
O cálculo da rentabilidade também analisa o lucro líquido, mas considera o retorno dele sobre o patrimônio líquido (ROE), como na fórmula:
Rentabilidade = (Lucro Líquido / Patrimônio Líquido) x 100
Por exemplo, se uma empresa tem lucro líquido de R$ 100 mil e patrimônio líquido de R$ 1 milhão, o cálculo da rentabilidade seria:
Rentabilidade = (100 mil / 1 milhão) x 100 = 10%
Logo, a empresa tem uma rentabilidade de 10% sobre o seu patrimônio líquido.
Quais as métricas usar para mensurar a Lucratividade e a rentabilidade?
A seguir, conheça alguns indicadores financeiros, que impactam as estratégias gerais da empresa!
Métricas de Lucratividade
- Margem de Lucro Bruto;
- Margem de Lucro Líquido;
- Margem de Lucro Operacional;
- Retorno sobre as Vendas (ROS).
Métricas de rentabilidade
- Retorno sobre o Investimento (ROI);
- Retorno sobre o Ativo (ROA);
- Retorno sobre o Patrimônio Líquido (ROE);
- Margem de Contribuição.
Como analisar a Lucratividade e a rentabilidade?
É essencial entender as métricas específicas de lucratividade e rentabilidade que estão sendo utilizadas.
Por isso, familiarize-se com conceitos como margem de lucro bruto, margem de lucro líquido, ROI, ROE etc. Nesse sentido, existem alguns cursos de indicadores financeiros que ajudam na compreensão.
Também é importante definir as metas para a lucratividade e a rentabilidade com base no setor, tamanho da empresa, objetivos financeiros e em outras referências relevantes.
Além disso, compare os indicadores ao longo do tempo para identificar tendências e variações, e entender se houve melhorias ou deterioração do desempenho financeiro.
Baixe a planilhas de cálculo de indicadores de rentabilidade
Então, entendeu o que é lucratividade, a relação dela com rentabilidade e porque esses indicadores não podem ser analisados isoladamente? Essa compreensão é essencial para ajudar no sucesso do negócio.
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