A margem líquida é um indicador que mostra quanto de lucro a empresa gera em comparação com a receita obtida. Mais do que isso, demonstra a saúde financeira do negócio e ajuda a tomar melhores decisões. Saiba mais sobre a margem líquida.
Um dos indicadores de custo importantes para as empresas é a margem líquida. Ele é necessário para uma boa gestão empresarial, porque determina a porcentagem de lucro obtida em relação ao faturamento total.
A partir desse resultado, a empresa pode tomar decisões estratégicas, que contribuem para o alcance do sucesso. Além disso, essa é uma forma de analisar a sua gestão operacional, posicionamento em relação à concorrência e proteção em caso de crises que afetam o negócio.
Achou interessante e quer saber mais? Continue lendo e saiba exatamente o que é e qual a importância da margem líquida.
Qual o conceito de Margem Líquida?
A margem líquida é um indicador financeiro que demonstra a porcentagem de lucro alcançada em comparação com a receita obtida. Geralmente, ele é usado para analisar e comparar os demonstrativos de resultados trimestrais e anuais.
Esse indicador também é chamado de lucro líquido. Isso porque sinaliza se o negócio é lucrativo ou se alguns ajustes precisam ser realizados. Entre as conclusões que podem ser tiradas dessa análise são os fatores relacionados a:
- Valor do produto;
- Custo de produção;
- Sinais de alerta;
- Vantagens competitivas;
- Gestão de despesas operacionais.
O que é Margem Líquida e como calcular?
A margem líquida analisa o lucro obtido em comparação com o faturamento da empresa. Por isso, o cálculo deve ser feito a partir da divisão do lucro líquido pela receita líquida. Assim, há dedução de todos os tributos.
Com isso, você consegue saber qual é a situação financeira do negócio. Você ainda pode avaliar o nível de rentabilidade da empresa, já que esses indicadores estão relacionados.
Como funciona a Margem Líquida?
A margem líquida funciona como o resultado líquido das vendas em determinado período. Normalmente, o número é menor do que 1. Por isso, é preciso multiplicá-lo por 100 para chegar ao percentual.
Isso significa que, a cada R$ 1 que sobrou após a dedução dos tributos, X% restaram para o negócio. Por isso, esse indicador deve ser calculado por todas as empresas, já que ele indica sua saúde financeira. Dessa forma, fica mais fácil tomar decisões certas.
Contudo, algumas companhias são obrigadas a fornecer o resultado desse cálculo. Elas são as empresas de capital aberto, isto é, que negociam suas ações na bolsa de valores. Assim, os investidores podem fazer suas análises e decidir se desejam investir seu dinheiro.
Qual seria uma boa Margem Líquida?
A análise de uma boa margem líquida varia conforme o setor do negócio. De modo geral, a média do mercado é a seguinte:
- Comércio: entre 10% e 20%;
- Serviços: entre 20% e 30%;
- Indústria: entre 8% e 12%.
De toda forma, é possível fazer um benchmarking e analisar o resultado a partir dessa perspectiva. Assim, você descobre qual é a média da concorrência e consegue avaliar o resultado obtido a partir do setor em que a empresa está inserida.
Quanto maior a margem líquida, melhor. Como esse resultado apresenta o lucro líquido — ou seja, os ganhos efetivamente obtidos após o desconto de tributos —, um percentual alto sinaliza que a empresa está no caminho do sucesso.
Por isso, o negócio com essa condição está em vantagem competitiva em relação à concorrência e àquelas empresas que apresentam queda no indicador. Inclusive, a margem líquida elevada demonstra mais capacidade de passar por dificuldades. Assim, representa segurança.
Por que a Margem Líquida é importante para a gestão financeira de uma empresa?
A importância da margem líquida na gestão financeira empresarial está voltada para a tomada de decisões mais acertada e inteligente. Dessa forma, a empresa descobre qual é o melhor momento de fazer investimentos, gastar e cortar custos.
Portanto, esse indicador também contribui para uma gestão de despesas corporativas eficientes. Com isso, o objetivo é ter saldo suficiente em caixa por meio do corte de gastos e do aumento do lucro líquido, conseguindo superar qualquer desafio que se apresente para o negócio.
Ainda existem outros benefícios de fazer essa análise. Eles são:
- Análise do potencial de valorização: ao verificar a margem líquida, descobre-se a saúde das finanças corporativas, sua rentabilidade e a capacidade de agregar valor;
- Identificação de empresas em expansão: os negócios com margem líquida negativa podem estar crescendo e se valorizando. Para identificar esse cenário, é preciso avaliar esse indicador e compará-lo a outros.
Como calcular a margem líquida? Passo a passo e dicas úteis
Para calcular a margem líquida, aplique a seguinte fórmula:
Margem líquida = (lucro líquido ÷ receita líquida) × 100
Veja, a seguir, o passo a passo para saber como calcular a margem líquida.
Passo 1. Acesse o DRE
O Demonstrativo de Resultados do Exercício é um relatório contábil que traz vários dados para mostrar se a empresa está gerando prejuízo ou lucro. Portanto, ele traz o lucro líquido e a receita líquida — os dois elementos necessários para o cálculo a ser realizado.
Passo 2. Verifique o lucro líquido e a receita líquida
No DRE, você verá essas duas informações. Ela pode ser referente a um trimestre ou ao ano. Basta escolher o período que deseja analisar e seguir para a próxima etapa.
Passo 3. Aplique os valores na fórmula
Com os dados coletados, insira-os na fórmula Margem líquida = (lucro líquido ÷ receita líquida) × 100. Assim, você já terá o resultado em percentual devido à multiplicação por 100.
Como interpretar e usar as informações fornecidas? Exemplos práticos de margem líquida
As informações fornecidas pela margem líquida podem ser interpretadas e usadas como um indicador de vantagem competitiva do negócio. Isso porque ela mostra quanto é transformado em lucro a partir do faturamento recebido.
Além do mais, é importante destacar que empresas com uma margem maior tendem a apresentar algum diferencial em seus produtos ou serviços. Sem contar que também têm perspectivas melhores para enfrentar as situações difíceis.
Por outro lado, quando esse indicador está em queda, pode representar a falta de concorrência e a ausência de um diferencial competitivo. Em outros casos, também pode sinalizar que a empresa está crescendo e se diferenciando.
Por isso, é importante fazer uma análise holística, que considere vários fatores. Assim, você consegue chegar ao melhor resultado.
Como usar a margem líquida para tomar decisões estratégicas para o seu negócio?
Para saber como usar a margem líquida para tomada de decisão, é preciso considerar o conceito de previsibilidade. Ele indica a capacidade de antecipar um comportamento para analisar o melhor caminho a seguir.
Ao ter essa visão, o empresário toma decisões mais acertadas, que evitarão imprevistos. É exatamente isso que a margem líquida oferece.
A partir desse resultado, você identifica se precisa fazer uma gestão de despesas mais eficiente, se existe algum gargalo que pode ser melhorado etc. Por exemplo, talvez você perceba que precisa melhorar a política de reembolso, a fim de evitar gastos desnecessários.
De toda forma, esse é apenas um ponto a ser verificado.. Ele é fundamental, mas exige uma comparação com outros indicadores também para fazer uma análise mais abrangente.
Nesse processo, vale a pena contar com um software para fazer a gestão de despesas eficientes. Dessa forma, você reúne esses valores em uma plataforma única para administrá-los e obter melhores resultados. Isso levará ao aumento da margem líquida.
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