Finanças corporativas: o que são e como administrá-las em sua empresa!

As finanças corporativas vão muito além de gerenciar as contas a pagar e a receber: elas se referem a tudo que envolve o capital da empresa.
9 de dezembro de 2022
9 min de leitura

Todo final de ano é importante que as empresas façam análises dos resultados gerados e tracem planos de ação para o próximo ano, e isso inclui as finanças corporativas

A gestão financeira empresarial é algo extremamente importante para qualquer tipo de negócio, não importa o seu tamanho. Afinal, estamos falando do dinheiro da sua empresa e ele precisa ser muito bem gerido. 

Uma tomada de decisão incorreta pode implicar vários problemas financeiros para sua empresa. E a melhor maneira de evitar isso é fazendo um bom planejamento das finanças

O que são as finanças corporativas? 

Finanças corporativas é um termo que se refere a como os negócios organizam e lidam com todas as suas atividades financeiras. Em outras palavras, estamos falando sobre como gerenciar o dinheiro da empresa, e isso inclui diversas questões. 

É importante destacar que a falta de planejamento e má gestão financeira podem levar negócios à falência.  

Em grandes corporações, existe um departamento financeiro chefiado por um diretor financeiro, bem como uma equipe formada por profissionais com formação em finanças. Tudo isso é necessário para que a administração financeira seja feita corretamente. 

Em suma, o principal objetivo das finanças corporativas é obter aumento do valor monetário da empresa. Para conseguir isso é necessário que ocorra um trabalho sério, com foco em todas as atividades que afetam as finanças do negócio, como:

  • Planejamento financeiro;
  • Organização das finanças;
  • Investimento de fundos;
  • Fluxo de caixa;
  • Tributação;
  • Financiamentos. 

Quais as 3 principais decisões em finanças corporativas?

Aqui estão as 3 principais decisões em finanças corporativas que precisam ser tomadas. 

1. Decisões de investimentos

As decisões de investimentos nada mais são do que aquelas que exigem muito cuidado ao serem tomadas, já que afetam diretamente o futuro da empresa. 

Por exemplo, imagine que você precisa fazer um alto investimento na compra de um ponto comercial para uma nova empresa. Porém, depois de um tempo, você percebe que essa não é uma boa escolha de negócio. 

No caso citado acima, a curto prazo, trata-se de um investimento que não é reversível. Afinal, você investiu muito dinheiro em algo que não vai trazer lucro, e precisará recuperar o que gastou de outra maneira. 

Portanto, é muito importante que qualquer tipo de investimento seja muito bem avaliado para que não gere prejuízos para o negócio. 

2. Decisões relacionadas ao operacional 

No caso das decisões operacionais, como o próprio nome já indica, estão relacionados os aspectos do operacional da empresa. 

Alguns fatores que estão inclusos nessas decisões, são: 

  • Desenvolvimento de produtos;
  • Remuneração dos colaboradores;
  • Estratégias de marketing;
  • Precificação. 

3. Decisões de financiamento

Por fim, mas não menos importantes, estão as decisões de financiamento, que estão relacionadas às fontes de geração de capital para que ocorra a operação e geração de lucro do negócio.  

Elas incluem, por exemplo, as negociações com os fornecedores. Nesse caso, trata-se de um “financiamento” para que a empresa tenha matéria-prima e os insumos necessários para manter-se em funcionamento. 

Por que é importante preparar as finanças para um novo ano?

Manter as finanças corporativas organizadas é algo importante durante todo o ano. No entanto, para que isso aconteça, é necessário que exista um planejamento das finanças antes mesmo do ano iniciar. 

Quanto mais você e a sua equipe souberem os desafios financeiros que enfrentarão no ano seguinte, bem como o que tem disponível para investimentos e melhorias, maiores poderão ser os resultados da empresa. 

Vantagens e desvantagens de organizar as finanças corporativas

Para entender qual a importância de preparar as finanças da empresa, aqui estão as principais vantagens de fazer esse trabalho. 

Gera saúde financeira

Se você não entende como foi o desempenho das finanças da sua empresa no ano que se encerrou, também não consegue criar um plano financeiro para o ano seguinte. 

Sem uma definição de orçamento para o próximo ano, é impossível conhecer a saúde financeira da sua empresa. Você não terá ideia se atingiu ou superou seus objetivos.

Ajuda a desenvolver planejamento estratégico 

Um planejamento das finanças permite desenvolver um plano estratégico, pois você saberá a resposta para questões como se pode ou não expandir seus negócios.

Atrai investidores

Ter um orçamento para o próximo ano irá facilitar, para os investidores, a análise dos dados. Dessa maneira, poderão entender com maior tranquilidade se faz sentido ou não investir no negócio.

Preparação de impostos 

Um planejamento financeiro de negócios auxilia na preparação de impostos de renda, vendas e folha de pagamento para o próximo ano. 

Melhores tomadas de decisão

Para tomar decisões sobre qualquer aspecto do negócio, você precisa saber quanto dinheiro é alocado para esse item. 

E as desvantagens, quais são?

Bem, na verdade, não existem desvantagens em preparar as finanças corporativas para o próximo ano. Claro, muitas vezes as coisas mudam muito rápido em alguns mercados. 

No entanto, criar um planejamento financeiro te ajudará a se preparar para qualquer imprevisto ou mudança que possa ocorrer e afetar negativamente o seu negócio. 

Como preparar as finanças corporativas

Agora que você já sabe qual é a importância de preparar as finanças corporativas, aqui estão algumas dicas que podem te ajudar a fazer isso. 

1. Compreenda qual é a situação atual do negócio

Para que a sua empresa inicie um bom planejamento de finanças corporativas para o próximo ano, a primeira coisa a fazer é compreender qual é a situação atual do negócio. 

Isso quer dizer que você precisa entender como a sua empresa está no geral. Faça análises de como está a situação da companhia, o caixa está com dinheiro suficiente para se manter por quanto tempo? E os custos da operação, eles ocorreram de acordo com o esperado durante 2022? 

Quanto mais variáveis você conseguir analisar e compreender, melhor pode ser a sua previsão para o próximo ano. Fazer isso é importante para que você identifique necessidades e faça a redução de custos, se necessário. 

Por outro lado, se a situação financeira da sua empresa e do seu mercado de atuação for boa, para o próximo ano, você pode focar em investir na expansão de seus produtos ou serviços. 

2. Prepare-se para possíveis cenários

As empresas, não importa o seu tamanho ou área de atuação, precisam lidar com diferentes riscos e variáveis. Isso faz parte do mundo corporativo. Por esse motivo, é fundamental estar preparado para enfrentar tanto cenários positivos quanto negativos. 

Um bom exemplo a ser citado é a pandemia de Covid-19, que prejudicou organizações em todo o mundo. Empresas que estavam preparadas para cenários como esse conseguiram se manter em funcionamento. Porém, não foi isso que aconteceu com muitos negócios. 

Fazer um planejamento financeiro baseado em projeções otimistas e pessimistas é importante para que a companhia possa lidar com qualquer imprevisto que possa surgir. 

3. Defina as metas de negócio, mas seja realista

Após fazer pesquisas sobre a situação atual da empresa, você pode criar projeções e definir metas de negócio para o próximo ano. Contudo, tenha muita atenção para criar metas alcançáveis e realistas. 

Como citamos na dica anterior, é necessário se preparar tanto para um cenário positivo quanto negativo. Por esse motivo, crie metas baseadas no que foi conquistado em 2022. 

Claro, é importante que a empresa continue em crescimento e atinja maiores resultados, mas isso não significa que as metas devem ser absurdas e distantes de serem alcançadas. Isso apenas provocará frustração para todos os envolvidos. Se necessário, faça ajustes das metas no decorrer do ano. 

4. Desenvolva o orçamento para o período

Como estamos falando de finanças da empresa é necessário definir um orçamento, de acordo com as metas que foram definidas para o período. Esse orçamento pode ser anual, para um planejamento de longo prazo.

O orçamento financeiro da empresa deve ser desenvolvido considerando todas as áreas do negócio. Ou seja, é necessário considerar os gastos de todos os departamentos. 

5. Execute um plano de ação

Agora que você já tem todas as informações para planejar as finanças corporativas, está na hora de executar um plano de ação para alcançar os resultados que deseja. 

Além de criar projeções e definir metas, também é importante criar um cronograma com tudo o que envolve as finanças da empresa. 

Para fazer isso, é necessário compreender e analisar toda a rotina financeira do negócio. Dito isso, aqui estão alguns processos que você deve ter muita atenção:

  • Contas a pagar e a receber;
  • Fluxo de caixa;
  • Pagamento de impostos;
  • Gestão orçamentária;
  • Pagamento de colaboradores;
  • Gastos com marketing

Infelizmente, nem todos os empresários conseguem analisar todas as questões citadas acima. Com isso, muitas empresas iniciam o ano com a “conta negativa”, e não conseguem crescer no ano seguinte. 

Portanto, contar com um parceiro para a gestão financeira é uma solução que oferece inúmeros benefícios para o negócio. Por exemplo, é possível planejar o crescimento do negócio com maior segurança. 

Invista em soluções financeiras para sua empresa

Para finalizar, temos uma dica extra muito importante: invista em soluções financeiras corporativas! 

Atualmente, as empresas podem encontrar soluções que vão desde softwares robustos para gestão financeira até cartões corporativos que oferecem diversas vantagens para negócios. 

Por exemplo, você já pensou em solicitar um cartão corporativo para a sua empresa? Um que permita que diferentes setores possam realizar os gastos necessários e centralizem tudo isso em apenas um lugar de forma segura? 

Se o seu negócio ainda não tem acesso a esse tipo de solução, o cartão empresarial do VExpenses pode ser exatamente o que você precisa!

Quer saber mais como podemos te ajudar? Acesse nosso site e solicite falar com um de nossos especialistas. 

Carolina Crumo
Curtiu o conteúdo? Compartilhe nosso artigo!
Comentários

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Mais lidos da semana
Histórias de Sucesso

Saiba como o BRASAS reduziu em 75% o tempo da gestão de despesas com os cartões VExpenses

O BRASAS revolucionou a gestão das despesas das unidades do Rio de Janeiro utilizando os cartões VExpenses. Com isso, a empresa conquistou uma redução de 75% no tempo gasto no processo completo, desde a prestação de contas até a reposição de valores aos cartões. Ampliando horizontes por meio da língua inglesa Com 58 anos de […]
Juliana Vasconcelos
12/06/2024
7 min de leitura
Viagens Corporativas

OBTs: como usar essas ferramentas na gestão de viagens corporativas?

Descubra como as Online Booking Tools (OBTs) revolucionam a gestão de viagens corporativas, automatizando processos, oferecendo controle e proporcionando economia de tempo e recursos. Saiba como escolher a melhor OBT para sua empresa e otimize suas operações de viagem hoje! No mundo das viagens corporativas, otimização e controle são fundamentais para o sucesso operacional. Uma […]
Tarina Lemmi
11/06/2024
8 min de leitura
Controle de Combustível

Gestão de combustível: economia e eficiência para a sua empresa

Na dinâmica do mundo empresarial moderno, em que a gestão eficaz dos recursos é extremamente importante para o sucesso operacional e financeiro, o combustível se destaca como um elemento fundamental, especialmente para empresas que contam com frotas de veículos. Neste artigo, vamos mostrar o que é a gestão de combustível e como ela pode impulsionar […]
Tarina Lemmi
06/06/2024
8 min de leitura
Receba as notícias mais relevantes sobre finanças diretamente no seu e-mail!
Fique por dentro de tudo que acontece no mercado financeiro e receba em primeira mão informações sobre as novidades.

    Ao enviar este formulário, declaro que li e aceito a Política de Privacidade.