O que é Seguro Viagem, como funciona e como contratar
Contratar um seguro viagem para os funcionários proporciona mais tranquilidade e economia para a empresa, que minimiza os gastos em caso de acidentes. Saiba mais! Você sabe o que é seguro viagem e como esse serviço funciona? As viagens corporativas, para participar de algum evento, por exemplo, conectam clientes e colegas de trabalho, além de […]
27 de abril de 2023
8 min de leitura

Contratar um seguro viagem para os funcionários proporciona mais tranquilidade e economia para a empresa, que minimiza os gastos em caso de acidentes. Saiba mais!

Você sabe o que é seguro viagem e como esse serviço funciona? As viagens corporativas, para participar de algum evento, por exemplo, conectam clientes e colegas de trabalho, além de desenvolver habilidades profissionais e outros benefícios. 

Porém, imagine que você não contratou um seguro viagem e o seu colaborador perdeu o voo, destinado a um evento profissional.

Isso significa mais gastos para arcar com remarcação ou compra de uma nova passagem, que tende a ser mais cara quando comprada de última hora. 

E sabe o que é pior? A maioria das companhias aéreas não oferece reembolso em caso de não comparecimento ao voo.

Ou seja, sem um seguro, a viagem que deveria ajudar no crescimento empresarial pode fazê-la retroceder para tentar equilibrar as contas. 

A situação fica ainda mais delicada se envolver acidentes de trânsito e outros problemas de saúde. 

Por isso, em diversas oportunidades, o seguro viagem é um grande aliado, ajudando a empresa a proteger o investimento corporativo. Continue a leitura e saiba mais sobre este serviço!

O que é Seguro Viagem?

É um serviço oferecido por instituições financeiras para cobrir imprevistos em uma viagem. Além de entender o que é seguro viagem, saiba que ele é oferecido tanto para pessoas físicas, interessadas em mais segurança durante os passeios, como para pessoas jurídicas.

Neste segundo caso, exemplificado no início do post, trata-se de um seguro viagem oferecido para os funcionários, prevenindo riscos, e controlando indicadores financeiros e de saúde no fluxo de caixa. 

Ele é facultativo para viagens nacionais e obrigatório nas internacionais.

Um ponto importante é que o empregador é responsável por eventuais acidentes ou problemas que ocorram durante o deslocamento. 

De modo geral, o seguro viagem comum e o corporativo são muito parecidos, embora este último seja mais barato e ofereça coberturas personalizadas.

Para que serve o Seguro Viagem?

Este serviço serve para você se proteger financeiramente em caso de incidentes. Afinal, se eventualidades ocorrem em viagens, elas geram despesas variáveis, que podem fazer uma empresa ficar no negativo.

Como exemplo, vamos imaginar a seguinte situação: você abriu um negócio recentemente e ainda não tem capital suficiente, mas começou a investir na expansão contratando um funcionário. 

Se ele se acidentar durante uma viagem a trabalho, é preciso arcar com as despesas.

Elas costumam ser médicas e hospitalares, mas também podem ocorrer outros problemas que exigem mais gastos, como perda ou roubo de bagagem.

Como funciona o Seguro Viagem?

Você paga mensalmente ou de uma única vez um valor para as seguradoras referente à cobertura contratada, escolhida conforme as demandas do negócio. Assim, a quantia pode ser maior ou menor, dependendo desses fatores.

O valor e os serviços exatos cobertos pelo seguro viagem, além de outras informações, ficam registrados no contrato de seguro, a apólice. Ela comprova a contratação caso o segurado precise acionar a seguradora para solicitar assistência.

Assim, ela lhe indenizará financeiramente — desde que o seu problema faça parte dos acordos previstos no contrato. Dessa forma, a seguradora verifica se o segurado está coberto pela apólice e orienta os passos seguintes. 

Além da cobertura direta dos incidentes, algumas seguradoras também oferecem a opção de reembolso. Logo, se for necessário pagar por algum serviço antes de liberar a indenização financeira do seguro, ela devolverá o valor pago.

Quais são os tipos de Seguro Viagem que existem?

Além de compreender o que é seguro viagem, saiba que existem vários tipos, cada um com coberturas e limites específicos. Entre os principais, destacamos:

  • Seguro Viagem nacional – cobertura para incidentes no Brasil, indicado mesmo se a empresa oferecer plano de saúde como benefício, já que muitos têm atuação apenas regional, limitando o atendimento.
  • Seguro Viagem internacional – cobre viagens para o exterior, podendo ser contratado para destinos específicos ou para todo o mundo, e é obrigatório para viagens corporativos dos funcionários;
  • Seguro Viagem para gestantes – é um público que precisa de rede de apoio especial, incluindo assistência médica e hospitalar, orientações médicas e suporte para emergências obstétricas;
  • Seguro Viagem para idosos – o serviço oferecido considera as demandas mais comuns de pessoas mais velhas parece oferecer um plano personalizado;
  • Seguro Viagem corporativa – pode incluir assistência médica e hospitalar, cobertura para bagagem, cancelamento de viagem, entre outros;
  • etc.

Qual a importância de contratar um Seguro Viagem?

É importante contratar esse serviço para garantir segurança e tranquilidade ao viajante, caso ocorram imprevistos e emergências. Por exemplo, 25 milhões de malas são extraviadas anualmente nos aeroportos em todo o mundo, segundo a Sita.

Ou seja, submeter o colaborador a uma viagem corporativa envolve uma série de cuidados, embora eles sejam necessários para garantir o sucesso dos objetivos traçados em cada viagem .

Além dos benefícios ao viajante, a contratação de um seguro viagem também é uma forma de minimizar as consequências de possíveis problemas para a sua empresa.

Para ter uma ideia mais clara, basta simular o valor gasto ao investir em um seguro e compará-lo como valor necessário para custear roubo de mala, perda de passagem, acidente etc.

Esses gastos poderiam comprometer as finanças corporativas atuais e futuras, tornando a companhia inadimplente. Neste caso, você poderia lidar com cobranças judiciais, protestos em cartório, inclusão em cadastros de restrição ao crédito, entre outros efeitos.

Qual a diferença entre Seguro Viagem e assistência de viagem?

Atualmente, o seguro viagem e a assistência de viagem são o mesmo serviço. Isso porque a Superintendência de Seguros Privados (SUSEP) juntou na resolução 315/2014 o seguro com a assistência. 

Inicialmente, a contratação de um seguro viagem servia para reembolso do segurado com determinados gastos na viagem. 

Por exemplo, se fosse necessário ter atendimento médico e/ou comprar medicamentos, a seguradora era acionada para devolver o valor.

No caso da assistência de viagem, quem contratou o serviço poderia entrar em contato com a seguradora, que encaminharia o segurado para o atendimento conveniado. Assim, a cobertura ocorreria diretamente, sem você precisar se preocupar com mais gastos.

Como visto, o seguro viagem também funciona desse modo: além da possibilidade de reembolso em algumas situações, ele pode fazer cobertura direta.

Qual a cobertura básica de um Seguro Viagem?

As seguradoras são obrigadas a oferecer, pelo menos, um dos seguintes itens:

  • Regresso Sanitário;
  • Despesas médicas, hospitalares e/ou odontológicas para viagens nacionais (DMHO nacional);
  • Despesas médicas, hospitalares e/ou odontológicas para viagens internacionais (DMHO internacional);
  • Traslado médico, como remoção ou transferência para clínicas e hospitais da região;
  • Traslado de corpo, em caso de falecimento.

Quando contratar o Seguro Viagem?

É recomendado fazer isso antes da viagem. Afinal, imprevistos podem acontecer a qualquer momento e a cobertura do seguro só vale no início da viagem.

Além disso, muitos países exigem a contratação de um seguro viagem como requisito de entrada, principalmente após a pandemia da covid-19. É o caso da Dinamarca, Espanha, Bélgica, Equador e outros.

Por quanto tempo devo contratar o Seguro de Viagem?

O tempo de contratação do seguro viagem deve ser desde a data de saída até a de retorno — ou até um período superior. Afinal, a viagem pode ser prolongada por algum motivo.

E ainda, se você consegue prever que seu colaborador irá fazer mais de uma viagem por ano, pode ser interessante contratar um seguro viagem anual.

Quanto custa um Seguro de Viagem?

Em geral, a média dos valores é de R$ 15 a R$ 20 por dia. Mas o preço depende de diversos fatores, como duração da viagem, destino, cobertura escolhida, idade do viajante, atividades de risco etc.

Como contratar o Seguro Viagem?

Você pode entrar em contato diretamente com seguradas ou por meio de um agente de viagem. Assim, leia atentamente as condições gerais do seguro antes de contratar, para entender os direitos e os deveres envolvidos. 

Conclusão

Então, entendeu o que é seguro viagem, qual a importância, para que serve e outras informações relevantes sobre esse serviço? 

Como visto, a contratação desse serviço ajuda a proteger pessoas físicas e jurídicas durante a viagem, trazendo economia e tranquilidade.

Tarina Lemmi
Curtiu o conteúdo? Compartilhe nosso artigo!
Comentários

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Mais lidos da semana
Histórias de Sucesso

Saiba como o BRASAS reduziu em 75% o tempo da gestão de despesas com os cartões VExpenses

O BRASAS revolucionou a gestão das despesas das unidades do Rio de Janeiro utilizando os cartões VExpenses. Com isso, a empresa conquistou uma redução de 75% no tempo gasto no processo completo, desde a prestação de contas até a reposição de valores aos cartões. Ampliando horizontes por meio da língua inglesa Com 58 anos de […]
Juliana Vasconcelos
12/06/2024
7 min de leitura
Viagens Corporativas

OBTs: como usar essas ferramentas na gestão de viagens corporativas?

Descubra como as Online Booking Tools (OBTs) revolucionam a gestão de viagens corporativas, automatizando processos, oferecendo controle e proporcionando economia de tempo e recursos. Saiba como escolher a melhor OBT para sua empresa e otimize suas operações de viagem hoje! No mundo das viagens corporativas, otimização e controle são fundamentais para o sucesso operacional. Uma […]
Tarina Lemmi
11/06/2024
8 min de leitura
Controle de Combustível

Gestão de combustível: economia e eficiência para a sua empresa

Na dinâmica do mundo empresarial moderno, em que a gestão eficaz dos recursos é extremamente importante para o sucesso operacional e financeiro, o combustível se destaca como um elemento fundamental, especialmente para empresas que contam com frotas de veículos. Neste artigo, vamos mostrar o que é a gestão de combustível e como ela pode impulsionar […]
Tarina Lemmi
06/06/2024
8 min de leitura
Receba as notícias mais relevantes sobre finanças diretamente no seu e-mail!
Fique por dentro de tudo que acontece no mercado financeiro e receba em primeira mão informações sobre as novidades.

    Ao enviar este formulário, declaro que li e aceito a Política de Privacidade.