Seu guia de gestão empresarial e financeira
Seu guia de gestão empresarial e financeira
nota fiscal eletrônica

Nota fiscal eletrônica (NF-e): O que é, vantagens e como otimizar custos

3 minutos de leitura

Com o intuito de substituir e atualizar o formato tradicional de notas fiscais, a nota fiscal eletrônica se tornou parte do dia a dia das empresas, trazendo eficiência e praticidade para o negócio e tornando mais segura a prestação de contas com o Fisco.

Cumprir com o compromisso de estar sempre em dia com o recolhimento dos impostos e taxas é responsabilidade de toda organização, independente do seu tamanho ou da atividade que exerça. Neste sentido, a emissão da nota fiscal eletrônica veio para otimizar o tempo do empresário e facilitar a fiscalização do governo.

Neste artigo vamos falar tudo o que você precisa saber sobre o assunto e como emitir notas fiscais de forma rápida, segura e sem complicações.

Boa leitura!

O que é NF-e (Nota Fiscal Eletrônica) e para que ela serve?

A fim de documentar operações e prestações, a nota fiscal eletrônica é um documento emitido e armazenado de forma digital. Sua validade jurídica é garantida pela autorização de uso, pela administração tributária da unidade federada do contribuinte e pela assinatura digital da empresa emissora.

Segundo o próprio governo federal, o principal objetivo da NF-e é a implementação de um modelo de negócio nacional de documento fiscal eletrônico que venha substituir o antigo sistema de emissão em papel, garantindo a validade jurídica por meio da assinatura digital do remetente e simplificando as obrigações acessórias dos contribuintes.

Em resumo, a nota fiscal eletrônica, além de ser a base da contabilidade de qualquer empresa, é o documento que atesta a legalidade das operações realizadas, fato determinante para a credibilidade do negócio e dos produtos ou serviços ofertados.

Quais são os tipos de nota fiscal eletrônica?

Além da NF-e padrão, emitida para venda de produtos, existem outros tipos de notas fiscais eletrônicas. Conhecer cada uma delas é fundamental para que sua utilização seja feita da forma correta e dentro das devidas proporções que se aplicam. São elas:

Nota Fiscal de Serviços Eletrônica (NFS-e)

A NFS-e é a nota fiscal emitida quando ocorre a prestação de um serviço, isto é, ela substitui o antigo documento exigido pelo governo que está relacionado à cobrança de ISS (Imposto Sobre Serviço).

Nota Fiscal ao Consumidor Eletrônica (NFC-e)

Usada no varejo para venda direta ao consumidor final, a NFC-e elimina a necessidade da nota fiscal de venda ao consumidor (modelo 2) e do cupom fiscal.

Conhecimento de Transporte Eletrônico (CT-e)

Substitui diversos documentos fiscais exigidos para se fazer o transporte de carga independente do modal: rodoviário, aéreo, ferroviário, aquaviário ou dutoviário.

Manifesto de Documento Fiscal Eletrônico (MDF-e)

O MDF-e foi criado para simplificar a burocracia que existe no sistema de transporte de cargas. Ele é utilizado para operações interestaduais e para cargas com mais de um destino.

Quais as vantagens da emissão de nota fiscal eletrônica?

Sabemos que a emissão de nota fiscal eletrônica traz diversos benefícios, não só para quem emite, mas também para o consumidor e para o governo. Abaixo vamos citar alguns deles para que você não tenha dúvida que essa é a melhor opção para o seu negócio. São eles:

  • Praticidade na gestão do negócio;
  • Otimização de tempo;
  • Antecipação para planejamento logístico;
  • Redução no impacto ambiental com a diminuição do uso de papéis;
  • Redução de custos com impressão e envio de documentos;
  • Aumento no espaço e redução de custos de armazenamento;
  • Aumento de segurança dos documentos fiscais;
  • Aumento da credibilidade do negócio;
  • Maior controle fiscal dos arquivos;
  • Redução de erros de preenchimento;
  • Mais facilidades e benefícios ao consumidor.

Como emitir notas fiscais eletrônicas de forma rápida e segura?

Emitir nota fiscal eletrônica é uma necessidade que compreende desde o pequeno até o grande empresário que visa manter o seu negócio em dia, assegurando o controle financeiro da sua empresa e se preocupando em manter a regularidade com o Fisco.

Para esses empreendedores, otimizar tempo e reduzir custos com um emissor de nota fiscal eletrônica é essencial para eliminar a burocracia do negócio e manter as atividades em dia.

E para te ajudar a resolver esse problema, a dica é contar com a tecnologia.

Hoje em dia, existem algumas soluções tecnológicas, como o ERP Omie, que permitem a emissão de suas notas fiscais em poucos cliques, diretamente do pedido de venda. 

Em poucos segundos você emite boleto, realiza automaticamente a baixa no estoque e gera uma conta a receber no módulo financeiro. Tudo isso com a vantagem de conseguir faturar qualquer serviço de acordo com as políticas de impostos de qualquer município e com as características de cada prefeitura.

Conheça o sistema ERP Omie, o sistema 100% online e intuitivo que garante uma gestão simples, segura e completa do seu negócio. 

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.