Margem de contribuição: o que é e como fazer o cálculo?

Descubra o que é margem de contribuição, sua importância para a rentabilidade dos negócios e como calculá-la de forma simples.
2 de maio de 2023
7 min de leitura

Margem de contribuição é um indicador mede quanto cada produto ou serviço contribui para uma empresa lucrar considerando custos envolvidos.

Ter dinheiro entrando é importante para uma empresa, mas não é só isso que faz ela ser saudável financeiramente. Até porque, para qualquer negócio funcionar, existem despesas fixas e variáveis. É nesse contexto que entra a margem de contribuição

Este indicador financeiro ajuda a saber qual o montante que cada produto ou serviço vendido contribui para gerar lucro. 

Por exemplo, ao vender um item por R$ 10 — cujo custo da matéria-prima usada é R$ 4 —, a margem de contribuição é R$ 6.

É importante ficar de olho nesse indicador. Afinal, é possível que a empresa tenha uma grande entrada financeira, mas gaste mais do que arrecada. Isso pode causar prejuízos e até a falência do negócio. 

Conseguiu entender o que é a margem de contribuição? Então continue a leitura para se aprofundar no conceito, entender a importância dela e muito mais!

O que é margem de contribuição?

Conforme mencionado, esse indicador mede quanto cada produto ou serviço contribui para uma empresa lucrar após cobrir os custos envolvidos. Para entender melhor, vamos supor que você vende limonada. 

Para produzir um copo, é preciso de limão, açúcar, água e copos descartáveis. Esses são os custos variáveis, que mudam conforme a quantidade de limonada produzida. 

Além disso, é necessário pagar as despesas fixas, cujo pagamento é constante, não importando a quantidade de bebida produzida. 

Assim, a margem de contribuição é obtida subtraindo os custos variáveis do preço da venda do produto ou serviço.

curso de indicadores financeiros

Qual é a finalidade da margem de contribuição?

Trata-se de uma informação útil para a empresa entender quanto dinheiro cada produto ou serviço traz

Essa compreensão permite que os responsáveis por tomar decisões corporativas saibam o que é lucrativo ou apenas traz prejuízos ao negócio.

A partir dessa resposta, a empresa decide se é melhor parar de vender um item ou mudar a forma de produção. Caso contrário, os produtos que não trazem dinheiro suficiente para cobrir os custos exigidos podem colocar a empresa no vermelho.

Da mesma maneira, alguns itens podem ser muito lucrativos para a corporação. Ao saber disso, é uma estratégia investir mais neles. Logo, a margem de contribuição é fundamental para ajudar o negócio a ganhar dinheiro continuamente.

Por que margem de contribuição ganhou essa nomenclatura?

Ela é chamada ‘’margem’’ porque representa uma “linha divisória”, que mostra quanto cada produto ou serviço colabora para encher os cofres da corporação. Ou seja, esse indicador pode ser comparado à orla da praia — linha que separa a terra do mar. 

Do mesmo modo, a margem de contribuição é como uma linha. Neste caso, ela separa as receitas de vendas dos custos variáveis, relacionados à produção ou comercialização de um produto, ou serviço. 

Enquanto isso, o termo ‘’contribuição’’ é explicado porque cada venda efetuada pode contribuir para cobrir os custos e gerar lucro.

Qual é a importância da margem de contribuição para uma empresa?

Esse indicador financeiro é um forte aliado na gestão financeira, ao oferecer informações valiosas sobre a rentabilidade de cada produto ou serviço vendido. Com ele, fica mais fácil tomar decisões sobre como alocar recursos e priorizar investimentos para maximizar o lucro.

Até porque, uma empresa pode oferecer diversos produtos e serviços. Assim, cada um tende a ter um desempenho financeiro diferente. Logo, sem saber exatamente quanto cada um traz, você pode perder dinheiro no negócio. 

Então, é como se a margem de contribuição colocasse uma lupa para fornecer informações que permitem que a empresa defina preços adequados para cada produto ou serviço, baseados nos custos variáveis da produção ou comercialização.

Outro destaque da margem de contribuição é ajudar a empresa a controlar os custos. Isso porque o indicador mostra quais são os que mais impactam a lucratividade e precisam ser monitorados com mais atenção. 

Por exemplo, se o custo de matéria-prima se mostrou muito alto, a empresa pode buscar novos fornecedores ou ajustar seus processos produtivos para economizar.

Quais as vantagens de conhecer a margem de contribuição?

Como visto, conhecer esse indicador financeiro oferece diversos pontos positivos, como:

  • tomar decisões financeiras, como precificação, com mais embasamento; 
  • identificar oportunidades de melhoria para reduzir os gastos e/ou aumentar a eficiência;
  • analisar a rentabilidade dos produtos, direcionando os esforços de marketing e vendas para os mais rentáveis;
  • fazer uma gestão financeira empresarial mais eficiente, etc.

O que é margem de contribuição unitária e total?

A unitária é o valor que cada unidade vendida contribui para cobrir os custos fixos e gerar lucro. Enquanto isso, a margem de contribuição total é a diferença entre a receita de vendas de um produto/serviço e os seus custos e despesas variáveis.

Qual a diferença entre margem de contribuição e lucro?

A margem de contribuição acompanha detalhadamente o faturamento de uma empresa após as vendas. Após calcular o que sobra disso para pagar despesas operacionais e custos, você encontra o lucro. Ou seja:

lucro bruto = margem de contribuição

Quando a margem é positiva ou negativa?

A margem de contribuição é positiva se a empresa tiver uma receita maior que os custos e as despesas relacionadas com a produção ou venda. Isso indica que o negócio está gerando lucro.

Por outro lado, quando a margem de contribuição é negativa, significa que a receita é menor do que os custos e as despesas. Assim, a empresa tem prejuízo, sendo incapaz de cobrir os custos. 

Qual é a margem de contribuição ideal?

Isso varia conforme setor, segmento de mercado, tipo de produto ou serviço, concorrência, entre outros fatores. Por exemplo, em geral, Comércios têm uma margem de contribuição ideal de 15% a 20% e Serviços de 20% a 30%.

Como calcular a margem de contribuição?

A fórmula para calcular a margem de contribuição unitária é:

Margem de Contribuição Unitária = Preço de Venda Unitário – Custos e Despesas Variáveis Unitários

Por exemplo, se você vende um suco por R$ 5 e gasta R$ 2 em cada copo, a margem de contribuição unitária é R$ 3. Isso significa que cada copo vendido contribuiu com R$ 3 para a empresa ganhar dinheiro e pagar as contas.

A fórmula para calcular a margem de contribuição total é:

Margem de Contribuição Total = Receita Total – Custos e Despesas Variáveis Totais

Se a empresa vendeu 100 copos de suco por R$ 5 cada um, por exemplo, ela ganhou R$ 500. 

Se os custos totais para fazer e vender esses copos foram R$ 200, a margem de contribuição total é R$ 300.

Como melhorar a margem de contribuição?

Existem algumas atitudes que podem ser tomadas, como:

  • reduzir os custos, caso perceba haver muitos gastos na produção dos produtos ou serviços;
  • vender mais ao fazer promoções, aumentar a presença na internet, expandir a base de clientes, etc.;
  • aumentar os preços, se perceber que isso não vai afugentar os clientes;
  • concentrar as vendas e as estratégias de marketing em produtos mais rentáveis;
  • automatizar processos para reduzir as chances de erro, melhorar a eficiência e agilizar o tempo.

Como visto, existem diversas medidas que podem ser tomadas para melhorar a margem de contribuição. A escolha das melhores depende das necessidades de cada negócio. Então, é importante calcular esse indicador financeiro e analisá-lo com atenção.

Gostou deste conteúdo? Agora que você já sabe a importância da margem de contribuição, que tal levar sua gestão financeira ao próximo nível?

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Tarina Lemmi
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