Filial: entenda mais desse modelo de negócios e veja como fazer um bom gerenciamento

Entenda o que é filial e quais regras esse tipo de empresa deve seguir segundo sua matriz. Além disso, veja dicas para um bom gerenciamento!
6 de janeiro de 2023
10 min de leitura

Compreender o que é filial é um dos passos necessários para expandir um negócio e obter o crescimento financeiro. Entenda! 

Uma das estratégias mais comuns das empresas que desejam expandir seus negócios ao nível nacional ou internacional é a abertura de filiais. No entanto, existe uma dúvida muito comum no mundo corporativo: afinal, o que é filial

A expansão de negócios é um desejo comum entre empreendedores. Por esse motivo, eles buscam estratégias eficientes para atingirem seus objetivos, e a abertura de filiais é uma delas. 

A primeira coisa importante a compreender é que as filiais estão diretamente relacionadas à matriz da empresa. Elas são abertas para realizarem as mesmas operações comerciais que ocorrem na matriz, com o objetivo de aumentar o alcance do negócio. 

Continue a leitura para compreender o que é filial, como fazer o seu gerenciamento e outras questões importantes relacionadas ao assunto. Confira! 

O que é uma filial?

Se você já se perguntou o que é filial em uma empresa, precisa saber que filial nada mais é do que a extensão de uma empresa que já existe. Isso quer dizer que ela deve ser gerida e responder a sua matriz.

A decisão de abrir uma ou diversas filiais é uma estratégia do empresário. Geralmente, ela ocorre com o objetivo de expandir os negócios e alcançar uma quantidade maior de público. 

Em outras palavras, podemos dizer que uma filial e uma matriz – também conhecida como sede – fazem parte da mesma pessoa jurídica, no entanto, uma é subordinada a outra. 

Contudo, para que essa estratégia funcione, é extremamente importante que exista um bom gerenciamento da empresa como um todo. Por exemplo, é necessário fazer uma boa gestão de custos de matriz e filiais. 

Exemplos de filiais

Existem diversos exemplos de filiais, especialmente quando se trata de grandes marcas. Saiba a seguir quais são algumas delas!

1. Coca-Cola

Pode ser que você não goste de Coca-Cola, mas sabe que essa é uma marca reconhecida mundialmente. Inclusive, a empresa tem filiais espalhadas por todo o mundo. 

Isso significa que as unidades devem seguir as orientações da matriz da marca no que diz respeito a fabricação, comercialização e divulgação dos produtos.

No entanto, de acordo com a determinação da matriz, as filiais devem atender as necessidades do público de cada local. Por exemplo, no Brasil não é comum beber Coca-Cola com sabores de baunilha, limão-siciliano ou cereja. Porém, esses sabores existem em outros países. 

Com isso, a marca consegue conquistar uma quantidade maior de clientes, de acordo com os costumes e preferências de cada país/região. 

2. Empresas de carro

Quando se trata de fabricantes de carro, podemos citar diversos exemplos de marcas que possuem filiais, como: 

  • BMW;
  • Volkswagen;
  • Fiat;
  • E muito mais!

Assim como acontece com a Coca-Cola, as empresas citadas acima também possuem filiais em todo o mundo, que devem seguir as orientações de sua matriz. 

3. Apple

A Apple é uma empresa multinacional fundada nos Estados Unidos, mas que também atua em todo o mundo, com diversas filiais. 

Mais uma vez, estamos falando de uma empresa mundialmente conhecida que possui a sua matriz, mas que também tem suas filiais para atender um público maior. 

Como funciona uma filial? 

Como já citamos, uma filial está relacionada à matriz da empresa, funcionando como uma extensão do negócio. Ao criar filiais, o empresário pode atender outros públicos em outras localizações. 

Na maioria das vezes, a organização realiza um amplo estudo sobre os hábitos e cultura de determinada região para compreender se a empresa pode atender ao público no local. 

É importante deixar claro que a tomada de decisão de abertura de filial deve ser feita sem que os princípios do negócio sejam perdidos.

Portanto, a empresa pode abrir uma filial em uma determinada região e oferecer produtos que tenham mais relação com o público na localização. Porém, não deve ser algo que fique fora do padrão realizado na matriz da marca. 

Também é importante deixar claro que filiais e sede são coisas diferentes, como também já citamos. A sede é a matriz da empresa, mas vamos entender um pouco mais sobre essa questão a seguir. 

Qual a diferença entre matriz, franquia e filial?

Mesmo que você já tenha compreendido o que é filial, pode ser que esteja com dúvidas sobre quais são as diferenças quando se trata de matriz e franquia. 

Bem, a matriz é a sede da empresa. As decisões de negócios partem da matriz. As filiais são extensões do negócio e estão diretamente relacionadas à matriz. 

E a franquia? Qual é a diferença entre franquia e filial? 

É muito comum que as pessoas confundam franquia com filial e achem que são a mesma coisa. Porém, ambas opções possuem processos diferentes em sua execução. 

A primeira coisa importante sobre o assunto é que filial tem o mesmo dono da matriz – mesma pessoa jurídica. Já no caso das franquias, elas possuem responsabilidades diferentes, não sendo necessariamente o fundador da marca. 

Embora a franquia dependa da marca (matriz), ela tem o seu próprio CNPJ, sendo totalmente responsável pelo negócio. 

As filiais de uma empresa têm sua operação, colaboradores e regras administrados pela matriz. Já a franquia faz essa administração de maneira autônoma. 

Existem diversos exemplos de franquias em todo o mundo, mas os mais conhecidos estão no setor de fast food, como:

  • McDonald’s;
  • Burger King;
  • Bob’s;
  • Giraffas. 

Para que fique mais claro, imagine que um empresário realizou muitos estudos sobre o comportamento de consumo de fast food em sua região e percebeu que existe uma enorme oportunidade de negócio. 

Então, ele decide que quer abrir uma franquia de um fast food em uma determinada localização. Para fazer isso, ele precisa comprar uma licença junto a marca. Além de utilizar a marca, ao ser franqueado, ele também poderá usar a mesma comunicação visual, bem como o cardápio da rede do restaurante. 

Feito isso, esse empresário tem o seu próprio negócio, já que ele é o responsável pela administração da franquia. 

Quais as vantagens e desvantagens de abrir uma filial? 

A abertura de filial é algo que pode gerar ótimos resultados para uma empresa. No entanto, essa tomada de decisão tem seus prós e contras. Entenda quais são eles. 

Vantagens 

Aqui estão as principais vantagens que uma empresa pode ter ao investir na abertura de uma filial.

Conseguir mais clientes

A principal vantagem de abrir uma filial é a oportunidade de oferecer serviços ou produtos para uma quantidade maior de clientes. 

Com a filial, a empresa pode ter maior visibilidade e fácil logística, o que ajudará a destacá-la em outras regiões. 

Maior rentabilidade

A abertura de filial é algo que deve ocorrer somente com muitas análises para saber se realmente vale a pena ou não fazer esse investimento. No entanto, se a abertura for bem estruturada, seguindo um planejamento adequado, é possível obter ótimos resultados para o negócio. 

Além das chances de obter aumento do faturamento, a companhia também pode se destacar no mercado. Com isso, pode crescer não somente seus números em faturamento, mas também o seu reconhecimento no setor de atuação. 

Desvantagens

Como você pode ter observado, as vantagens de abrir filial são excelentes para o crescimento de uma empresa. Entretanto, também é necessário compreender que essa decisão tem suas desvantagens. As principais dela são: 

Quantidade maior de trabalho

Organizações com filiais precisam trabalhar em dobro, já que uma filial pode ser considerada como uma “empresa filha” da matriz. Logo, é necessário dedicar uma atenção especial a ela. 

Além disso, essa decisão envolve investimento para a contratação de pessoas, criação de processos, gerenciamento da operação, e assim por diante. 

Obstáculos em “dobro”

Todas as empresas precisam enfrentar obstáculos, mas, quando se tem uma filial, os problemas podem ser em dobro. Afinal, algumas vezes, os obstáculos podem surgir ao mesmo tempo, tanto na matriz, quanto na filial. 

Por esse motivo, é muito importante utilizar estratégias para fazer um bom gerenciamento de filial para saber lidar com problemas que possam surgir. 

Como fazer um bom gerenciamento de filial: 4 dicas

Agora que você já sabe o que é filial, está na hora de conferir algumas dicas importantes sobre como fazer o seu gerenciamento. Confira! 

1. Utilize um sistema de gestão

A tecnologia é algo que oferece inúmeros benefícios para as empresas, atendendo diversas necessidades. Quando se trata de gestão de filiais, isso não é diferente. 

Busque por um sistema que ofereça funcionalidades eficazes para fazer o gerenciamento, tanto da sua matriz, quanto das suas filiais. Ao fazer suas pesquisas, escolha uma opção confiável, que seja reconhecida no mercado. 

2. Certifique-se de manter o padrão da matriz nas filiais

Embora as filiais fiquem em diferentes localizações, elas representam uma única empresa. Portanto, é fundamental manter o padrão entre matriz e filial. 

Para fazer isso, você pode, por exemplo, criar um manual de instruções da marca. Trata-se de um documento detalhado que deve conter orientações sobre diferentes aspectos da empresa. 

3. Tenha atenção às necessidades dos consumidores locais

A filial precisa seguir o padrão da matriz. Contudo, é importante ter cuidado para ela atender as necessidades dos consumidores locais. 

Por exemplo, quando se trata do estado de São Paulo, existem muitas diferenças entre as suas cidades. Afinal, estamos falando tanto de grandes quanto de pequenas cidades. 

Além disso, em uma mesma cidade podem existir diferenças de comportamentos e culturas entre bairros. 

Dito isso, tenha em mente que, dependendo da região que sua filial estiver, ela precisa compreender qual é a demanda do seu público-alvo. 

4. Cuidado com o controle financeiro

Qualquer empresário fica feliz quando consegue obter resultados positivos para o seu negócio. Entretanto, quando uma empresa tem filiais e o assunto é controle financeiro, é necessário ter muito cuidado. 

Não é porque existe um bom faturamento geral da empresa que a filial está indo bem o suficiente, por exemplo. 

Por esse motivo, é crucial que exista uma análise individual de resultados de cada filial. Afinal, uma unidade pode gerar problemas financeiros para a empresa, o que é um obstáculo para que o negócio realmente cresça. 

Leia também: Gestão financeira empresarial: o que é, para o que serve e como fazer

Últimas considerações

Saber o que é filial e tomar a decisão de fazer esse investimento é algo muito importante e que pode gerar excelentes resultados para um negócio. Contudo, para que isso realmente aconteça, é necessário que exista uma boa gestão da empresa, que envolve matriz e filiais. 

Existem diversas questões que envolvem um gerenciamento eficiente de negócios, mas, sem dúvida, uma das principais é a gestão de despesas de filiais

Quer saber como ter controle total dos gastos da matriz e das suas filiais sem fazer esforço? E que tal centralizar o controle das despesas operacionais em um só lugar? 

Clique aqui para acessar o site do VExpenses e saiba como nossa solução pode te ajudar a acabar com os gargalos operacionais, assim como otimizar a rotina financeira da sua empresa! 

Tarina Lemmi
Curtiu o conteúdo? Compartilhe nosso artigo!
Comentários

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Mais lidos da semana
Histórias de Sucesso

Saiba como o BRASAS reduziu em 75% o tempo da gestão de despesas com os cartões VExpenses

O BRASAS revolucionou a gestão das despesas das unidades do Rio de Janeiro utilizando os cartões VExpenses. Com isso, a empresa conquistou uma redução de 75% no tempo gasto no processo completo, desde a prestação de contas até a reposição de valores aos cartões. Ampliando horizontes por meio da língua inglesa Com 58 anos de […]
Juliana Vasconcelos
12/06/2024
9 min de leitura
Viagens Corporativas

OBTs: como usar essas ferramentas na gestão de viagens corporativas?

Descubra como as Online Booking Tools (OBTs) revolucionam a gestão de viagens corporativas, automatizando processos, oferecendo controle e proporcionando economia de tempo e recursos. Saiba como escolher a melhor OBT para sua empresa e otimize suas operações de viagem hoje! No mundo das viagens corporativas, otimização e controle são fundamentais para o sucesso operacional. Uma […]
Tarina Lemmi
11/06/2024
8 min de leitura
Controle de Combustível

Gestão de combustível: economia e eficiência para a sua empresa

A gestão de combustível é o controle e monitoramento do consumo de combustíveis em veículos ou frotas de uma empresa. Seu objetivo é otimizar o uso, reduzir custos e garantir eficiência operacional. Na dinâmica do mundo empresarial moderno, em que a gestão eficaz dos recursos é extremamente importante para o sucesso operacional e financeiro, o […]
Tarina Lemmi
06/06/2024
10 min de leitura
Receba as notícias mais relevantes sobre finanças diretamente no seu e-mail!
Fique por dentro de tudo que acontece no mercado financeiro e receba em primeira mão informações sobre as novidades.

    Ao enviar este formulário, declaro que li e aceito a Política de Privacidade.