Ainda que o avanço da tecnologia tenha modernizado o processo de vendas hoje em dia, para empresas de alguns setores e segmentos específicos – como o agro – a existência do vendedor externo ainda é essencial.
Assim, para conseguir mensurar com exatidão o valor da sua operação, é preciso entender qual o custo de um vendedor externo e quais fatores compõem esse montante.
Para te ajudar a entender tudo sobre esse assunto, fizemos este artigo com as principais informações sobre vendedor externo: como calcular seu custo, direitos trabalhistas e salário vendedor externo. Confira a seguir e fique por dentro dos principais tópicos!
O que é vendedor externo?
O vendedor externo nada mais é que o profissional que tem como função principal realizar vendas externas, ou seja, fora do ambiente corporativo tradicional.
Ele se desloca até os clientes com o objetivo de oferecer os serviços e convencer as pessoas a comprarem.
De maneira geral, o vendedor externo possui uma função bem importante em qualquer empresa do setor comercial, visto que ele é o ponto de ligação entre cliente e prestador de serviço.
No mais, você sabe como funciona a função de vendedor externo?
Ao contrário do que muitos podem imaginar, as atribuições desse cargo vão muito além de realizar vendas.
Os colaboradores que exercem essa função apresentam a capacidade de realizar estudos e interpretações do mercado.
Através dessa análise, os mesmos são capazes de realizar o planejamento das melhores estratégias para o setor e têm conhecimento suficiente para aproveitar sazonalidades e otimizar as vendas, mesmo que durante um período de crise.
Por conta dessa gama de funções realizada pelo vendedor externo, é crucial que o funcionário que desempenha esse papel seja o mais comunicativo possível, com o objetivo de manter um bom nível de interação com os clientes, além de receber melhores avaliações dos mesmos.
Ao estabelecer uma relação através de um vendedor externo, o cliente sente mais confiança no trabalho oferecido, além de ter a possibilidade de um canal de comunicação direto com o prestador de serviços, solucionando assim possíveis problemas com o produto/serviço.
É por conta desses pontos importantes que investir em excelentes profissionais é essencial para uma empresa que tem como meta se destacar e crescer dentro de um mercado bastante competitivo.
Quais os direitos trabalhistas do vendedor externo?
Um ponto crítico de dúvidas acerca dos direitos trabalhistas de vendedor externo é compreender sob qual regime ele deve ser incluído.
Assim, é importante deixar claro que o colaborador que exerce essa função é um funcionário da organização, tal qual todos os outros.
Isso significa dizer que ele é contratado e trabalha de acordo com o que a Consolidação das Leis do Trabalho (CLT) determina. Ou seja, esse profissional tem direito a licença maternidade e paternidade, férias remuneradas, vale-alimentação e todos os outros direitos designados a esse regime.
O ponto de confusão aqui é o termo “externo”.
Nesse caso específico, ele é utilizado para designar que o mesmo exerce alguns de seus deveres profissionais fora do âmbito profissional da empresa, visitando clientes, por exemplo.
O esperado de um vendedor externo é que o mesmo esteja cumprindo a sua carga horária determinada fora da empresa, visto que a maior parte das suas funções é exercida externamente.
É muito comum encontrar vendedores que recebem apenas comissões pelas vendas realizadas como forma de remuneração.
Entretanto, essa situação ignora a existência do direito trabalhista dos vendedores externos, que devem receber um salário mínimo, independentemente das comissões recebidas por suas vendas.
Nesse caso específico, receber comissão não isenta a companhia de ofertar salário mínimo.
Principalmente se considerado o fato de que, mesmo que não tenha sido realizada nenhuma venda no mês, o mesmo trabalhou para a empresa através de horário disponibilizado, realizando o atendimento de clientes, entre outras situações profissionais.
Como fazer controle de gastos e vendas e calcular o custo de um vendedor externo?
Da mesma forma que os colaboradores internos geram custos à empresa, o vendedor externo também. Esses custos, entretanto, precisam ser bem determinados e calculados, para que não haja desperdício de dinheiro.
Dessa forma, o valor de um vendedor externo deve ser orçado observando todas as despesas essenciais que envolvem manter o profissional adequado à empresa e a meta determinada.
Confira a seguir alguns pontos importantes na hora de realizar o controle de gastos e vendas e determinar o custo de um vendedor externo.
1. Despesas de viagem e traslado
É parte das atribuições dos vendedores externos a realização de viagens para visitar os clientes.
Assim, é essencial que a empresa determine com clareza a forma que os reembolsos de despesas serão feitos.
Além disso, estabelecer quais despesas serão aceitas e quais os documentos serão usados como comprovantes também é fundamental, sempre mantendo os funcionários a par da política interna da empresa acerca desse assunto.
2. Quilometragem
Outro ponto importante para realizar um controle de gastos efetivo do vendedor externo é a quilometragem.
O veículo utilizado, será o próprio do colaborador ou a empresa irá disponibilizar?
Responder a essa questão é essencial antes de fazer o cálculo do gasto, além disso, em caso de utilização de veículo próprio, será indispensável a apresentação de um relatório de quilometragem para que o reembolso possa ser efetuado.
3. Analise todas as despesas envolvidas
O custo de manter um vendedor externo deve ser calculado baseado nas despesas essenciais para que o profissional consiga cumprir todos os seus afazeres.
Assim, é indicado avaliar a relação despesa-receita, ou seja, quanto o vendedor irá trazer para a empresa e o quanto irão custar seus gastos.
Para entender melhor por que e como calcular o custo de um funcionário, não deixe de conferir nosso artigo sobre o tema.
A partir dele você terá conhecimento suficiente sobre a importância de realizar esse tipo de cálculo para a sua empresa.
Como criar uma política de remuneração para o vendedor externo?
Além do cálculo a ser realizado sobre os gastos de um vendedor externo, muitas vezes as pessoas ficam em dúvida se a comissão de vendas é despesa ou custo, ou qual o salário de um vendedor externo.
Esses pontos são bastante questionados durante a elaboração de uma política de remuneração.
Normalmente, ocorre uma dúvida em relação ao salário do vendedor externo, e as empresas precisam decidir entre salário ou comissão mais o salário fixo.
Para chegar a decisão de qual salário de vendedor externo mais adequado para sua empresa, previamente deverá ser decidido o valor dos custos de manter um vendedor externo.
Em seguida, deverá ser determinado o valor do salário médio vendedor, para então, definir qual será a forma de remuneração escolhida.
Diversas empresas escolhem, de maneira inadequada, somente comissionar os colaboradores externos, principalmente pelas vantagens financeiras envolvidas. Entretanto, são poucos profissionais que aceitam trabalhar sob esse regime.
Dessa forma, somar salário e comissão é uma maneira da empresa se inserir no mercado em busca de talentos, que irão trazer mais benefícios que gastos.
Agora que você já adquiriu uma noção mais clara sobre como calcular o custo e gastos, além da melhor política de remuneração de vendedores externos, não deixe de assinar nossa newsletter e ficar por dentro de todos os tópicos sobre esses e outros assuntos. Caso tenha mais dúvidas, fique a vontade para visitar o nosso blog!