O cloud computing é uma tecnologia que surgiu com a transformação digital, trazendo muitas inovações para o setor de tecnologia de informação das empresas e sendo ainda mais vantajoso no contexto empresarial.
Isso porque, ao oferecer recursos de computação, como processamento, armazenamento e redes por meio da internet, essa tecnologia é capaz de proporcionar eficiência, flexibilidade, segurança e também alta capacidade de inovação para as organizações.
Quer saber mais sobre os conceitos básicos do cloud computing, como essa tecnologia funciona, para que serve e como adotá-la com eficiência na sua empresa? Vem com a gente!
O que é Cloud Computing?
Cloud computing, chamada também de computação em nuvem, é uma tecnologia que utiliza servidores remotos e recursos de computação compartilhados para armazenar, gerenciar e processar dados digitais diversos, além de aplicativos e serviços por meio da internet.
Com o uso da computação em nuvem, sua empresa deixa de depender exclusivamente de servidores ou dispositivos de armazenamento locais, já que essa tecnologia permite o acesso e o uso de computação pela internet, conforme a necessidade da organização.
Para que serve o Cloud Computing?
O cloud computing não serve apenas para o armazenamento de dados, como documentos, imagens, vídeos, aplicativos e demais arquivos digitais, esse recurso também pode fazer a hospedagem de websites e aplicativos.
Nesse caso, a computação em nuvem proporciona escalabilidade e disponibilidade, oferecendo ainda infraestrutura para garantir um desempenho eficiente para páginas e apps hospedados em seu sistema.
O cloud computing pode ser usado ainda para fazer processamento e análise de dados em larga escala. Ou seja, as companhias podem executar em seu sistema algoritmos ou fazer o processamento de arquivos em grande quantidade.
A computação em nuvem também permite o desenvolvimento e implantação de aplicativos, possibilitando que o usuário crie, teste e implemente apps de um jeito eficiente e sem precisar investir em infraestrutura subjacente.
Com o cloud computing, é possível ainda realizar backup e recuperação de dados, protegendo os seus arquivos de falhas, desastres naturais ou erros humanos. Além disso, ele também permite colaboração e compartilhamento de arquivos em tempo real.
Qual o modelo de custo do Cloud Computing?
Hoje em dia, muitos dos provedores de cloud computing oferecem um modelo de pagamento recorrente, que faz a cobrança regular diretamente para serviços de cloud computing.
Mesmo sendo cobrado com base no consumo real, é possível programar o pagamento periódico por meio do cartão corporativo da sua empresa, que pode ter intervalos de pagamentos pré-determinados, como mensalmente, trimestralmente ou anualmente.
Dessa forma, você não correrá o risco de esquecer de fazer o pagamento, pois os valores são debitados com o uso do cartão corporativo.
Um dos cartões que podem ser usados para fazer a gestãod e pagamentos de serviço cloud é o Cartão Controle do VExpenses, um modelo voltado para auxiliar as empresas no pagamento dessas e de outras despesas, como as áreas de marketing e gestão de obras.
Uma das grandes vantagens do Cartão Controle VExpenses é que ele pode ser atrelado a uma plataforma de gestão de despesas corporativas, onde a cada uso do cartão, uma despesa é criada automaticamente na plataforma.
Além disso, o Cartão Controle VExpenses pode ser solicitado na quantidade que sua empresa precisar, podendo disppnibilizá-lo por funcionário ou por setor, facilitando o processo de compra de produtos e serviços pelos departamentos.
Qual o objetivo do Cloud Computing?
Um dos principais objetivos do cloud computing é o de proporcionar aos usuários acesso universal a dados, aplicativos e demais arquivos de forma facilitada, segura e prática por meio da internet, garantindo mobilidade e eliminando restrições de localização.
Outro objetivo dessa tecnologia é oferecer escalabilidade e elasticidade aos usuários, já que a contratação deste serviço pode ser feita de acordo com a necessidade da organização, em termos de armazenamento e processamento de dados.
A computação em nuvem também foi criada para proporcionar aos usuários disponibilidade e confiabilidade. Por operar por meio da internet, a tecnologia está sempre disponível para utilização.
Além disso, o cloud computing também foi criado com o objetivo de garantir agilidade no desenvolvimento e implantação de aplicativos, além de proporcionar segurança de dados, pois esse recurso utiliza medidas altamente confiáveis como criptografia, por exemplo.
Quais são os tipos de Cloud Computing?
O mercado de tecnologia oferece diferentes tipos de cloud computing, um deles é a nuvem pública, disponibilizada por provedores de serviços em nuvem, que oferecem recursos de computação para o público em geral pela internet.
Ou seja, todos os recursos são compartilhados entre usuários e organizações.
Entre os serviços de nuvem pública mais conhecidos está a Google Cloud Platform (GCP), que conta com uma variedade de serviços de computação em nuvem, como computação, armazenamento, banco de dados,etc.
O Amazon Web Services tambném é mais um exemplo de nuvem pública. Ele disponibiliza aos usuários diferentes serviços de computação em nuvem, como armazenamento, bancos de dados, computação, análise de dados, inteligência artificial, etc.
Há também a nuvem privada que, como o nome sugere, é uma solução restrita ao uso de uma determinada organização.
Nesse caso, essas são gerenciadas pela própria empresa ou mesmo por um servidor de terceiro. A vantagem dessa tecnologia é que você consegue ter maior controle e segurança, visto que o uso somente é permitido com autorização prévia.
Por fim, é possível utilizar ainda a nuvem híbrida, que combina elementos de nuvens públicas e privadas. Sendo assim, é possível armazenar arquivos sensíveis no modelo restrito e usar a pública para arquivos menos críticos.
Qual a importância do Cloud Computing para um Negócio?
O cloud computing tornou-se uma tecnologia importantíssima para as empresas ou indivíduos que desejam armazenar ou executar processos de maneira segura, flexível e escalável.
Dessa forma, a sua empresa consegue aumentar a capacidade de armazenamento, o poder de processamento e a largura de banda de acordo com as necessidades do negócio, contribuindo para a redução de custos.
Isso porque o cloud computing funciona pela internet, o que dispensa altos investimentos iniciais em infraestrutura de TI. Além disso, é possível contratar serviços conforme a necessidade da empresa, pagando apenas pelos serviços que utiliza.
Hoje em dia, o acesso remoto e em tempo real nunca foi tão importante. Por meio da nuvem, é possível que seus colaboradores loguem no sistema de qualquer lugar, podendo colaborar e compartilhar dados.
Além disso, o cloud computing é também importante para as empresas que priorizam a segurança de dados, uma vez que essa tecnologia utiliza recursos altamente seguros, evitando que os arquivos sejam corrompidos, roubados ou danificados por erros humanos ou desastres.
Quais são os serviços oferecidos no Cloud Computing?
O cloud computing é uma tecnologia que pode ser usada de diferentes maneiras, atendendo, assim, as mais diversas necessidades do negócio.
Confira os serviços oferecidos pela computação em nuvem:
Software como Serviço (SaaS)
O Software as a Service (SaaS) é um serviço que permite acesso a aplicativos e softwares hospedados na nuvem por meio de um navegador da web, sem precisar instalar ou manter o software em sua própria estrutura.
Plataforma como Serviço (PaaS)
Já a Plataforma como Serviço é uma tecnologia que permite que os usuários tenham acesso às plataformas de desenvolvimento para criar, testar e implantar aplicativos na nuvem.
Nesse caso, sua infraestrutura é gerenciada pelo provedor de serviços em nuvem.
Infraestrutura como Serviço (IaaS)
Nesse modelo de serviço, é possível ter acesso aos recursos de infraestrutura, como servidores virtuais, armazenamento e redes, disponibilizados pela nuvem.
Com isso, os usuários podem fazer a implantação e gerenciamento das suas próprias aplicações e sistemas operacionais com total controle.
Quais os benefícios de investir no Cloud Computing?
As vantagens do cloud computing são as mais variadas, como a redução de custos, já que a sua empresa não precisa investir em infraestrutura de TI, evitando, assim, gastos com a compra de equipamentos, como servidores físicos, data centers e equipamentos de rede.
Isso acontece porque todo o sistema em nuvem funciona pela internet. Outra vantagem é que você pode ter um serviço escalável, pois é possível contratar serviços a partir da necessidade da sua empresa, evitando gastos desnecessários.
A segurança de dados proporcionada por esse sistema também é uma das principais vantagens, já que esse sistema utiliza recursos avançados de segurança para proteger os arquivos.
Entre as tecnologias usadas estão criptografia, autenticação multifator, backups regulares e monitoramento de segurança.
Mesmo tendo muitos benefícios, há algumas desvantagens do cloud computing que merecem ser mencionadas como, por exemplo, a dependência de conexão com a internet.
Ou seja, em caso de problemas de conectividade ou interrupções na rede, as atividades são comprometidas. Sem contar que se a conexão com a internet for lenta, o desempenho do acesso aos serviços em nuvem também é afetado, podendo prejudicar as atividades.
Conclusão
Ficou com alguma dúvida sobre o uso do cloud computing na sua empresa? Deixe nos comentários que iremos te ajudar!
Não se esqueça de se inscrever na nossa newsletter para receber conteúdos como este diretamente no seu e-mail!