O downsizing não é um termo que muitas pessoas conhecem. Porém, é comum no ambiente corporativo, especialmente nos setores de RH (Recursos Humanos) e Financeiro.
Todos os tipos de negócios precisam buscar soluções para terem uma boa gestão de despesas. Isso é importante para que a empresa cresça e mantenha-se competitiva no mercado.
A estratégia de downsizing surgiu no final da década de 1970, justamente com o objetivo de reduzir custos nas organizações. Dez anos depois, chegou ao Brasil, o que promoveu uma reestruturação nas empresas nacionais.
Neste artigo, falaremos mais sobre o que é downsizing, qual o seu conceito, como aplicá-lo nas empresas e muito mais. Continue a leitura e confira!
O que é downsizing?
Basicamente, o downsizing é uma estratégia utilizada em empresas para ocorrer a redução de custos com a força de trabalho. Isso pode ser feito para apenas um ou vários níveis hierárquicos de cargos.
A estratégia é aplicada para ocorrer a redução de custos com colaboradores. Assim, é possível tornar o negócio mais sustentável e competitivo.
É importante deixar claro que, ao reduzir a quantidade de funcionários na organização, pode ocorrer um aumento de investimento em melhorias de tecnologias e processos.
Inclusive, segundo uma pesquisa feita pelo TOTVS, 85% das organizações aumentaram os investimentos em TI durante o período de pandemia. Ou seja, o investimento em tecnologia é mais importante do que nunca nas empresas.
Dito isso, é importante deixar claro que o downsizing também pode ser aplicado para obter melhor eficiência das operações. Muitas vezes, quanto maior for a quantidade de colaboradores em uma mesma função, menor é o resultado de eficiência.
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O que é o processo de downsizing?
Para que fique mais claro, o processo de downsizing visa enxugar os processos e as equipes. Portanto, para que isso aconteça, o processo envolve reduzir o número de funcionários, retirar etapas burocráticas de processos, entre outras medidas.
Tenha em mente que se trata de um processo que se baseia na ideia de que menos é mais. Afinal, com a redução de custos, é possível que a empresa obtenha muitas melhorias para si e para seus colaboradores.
Diferença entre downsizing e rightsizing
Agora que você já sabe o que é o downsizing, é importante compreender que existem outros termos relacionados a ele, como o rightsizing.
O downsizing tem como objetivo “enxugar” a empresa. Para fazer isso, é necessário realizar um bom planejamento estratégico.
Como já citamos, essa estratégia envolve, algumas vezes, a demissão de colaboradores. Portanto, ela pode ser vista de maneira negativa não somente pelos funcionários, mas também pelos gestores.
Por esse motivo, existe outro termo que é utilizado, o rightsizing, que pode ser traduzido para português como “tamanho certo”.
O conceito não muda entre ambos termos. Porém, o rightsizing é utilizado para dar uma “mascarada” na realidade, na qual pessoas podem ser desligadas das empresas.
Em outras palavras, o termo é utilizado para causar um impacto menor quando ocorre o desligamento dos colaboradores.
Downsizing e reengenharia – Qual a diferença?
Outra questão que pode gerar dúvidas quando se trata de downsizing é a aplicação de reengenharia. Portanto, saiba que esses não são termos que possuem o mesmo objetivo, embora possam ser confundidos entre si.
A reengenharia tem como principal objetivo fazer a reformulação de processos e não a eliminação de parte deles.
Dito isso, sim, a reengenharia também pode ser uma opção para as empresas. No entanto, é importante compreender que é uma estratégia diferente do downsizing.
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Objetivos do downsizing
Quando se trata de objetivos de curto prazo e downsizing, as primeiras consequências que podem ocorrer na empresa são: redução de custos, eliminação de processos desnecessários e, em alguns casos, o desligamento de colaboradores.
De maneira resumida, as principais características dessa estratégia, são:
- Reduzir custos;
- Eliminar cargos e hierarquias desnecessárias;
- Aumentar a agilidade na tomada de decisões;
- Eliminar rotinas burocráticas;
- Ter uma comunicação mais rápida e transparente na empresa;
- Promover sinergia dos processos e das equipes.
Vantagens e desvantagens
Assim como acontece com outros tipos de estratégias em empresas, o downsizing tem suas vantagens, mas também tem suas desvantagens. Por esse motivo, é muito importante que as empresas tenham muita cautela ao aplicá-lo.
Aqui estão algumas das principais vantagens e desvantagens do processo.
Vantagens
Quando a estratégia é aplicada corretamente, com um bom planejamento e cautela, é possível:
- Aumentar o valor agregado do negócio;
- Aumentar a eficiência de processos;
- Reduzir custos e despesas operacionais;
- Ter maior agilidade na tomada de decisões;
- Aplicar melhores avaliações de desempenho;
- Otimizar a cadeia produtiva;
- Focar nas necessidades dos clientes;
- Ter uma comunicação empresarial mais transparente;
- Revitalizar processos.
Desvantagens
Por outro lado, se a implantação da estratégia não for bem elaborada, muitos problemas podem ocorrer na empresa. Alguns deles, são:
- Redução de lucros;
- Perda de profissionais talentosos, caso ocorram desligamentos precipitados;
- Geração de desmotivação e ansiedade nos colaboradores que permanecem na empresa, já que eles podem se sentir inseguros de também serem desligados;
- Queda de produtividade devido à redução do quadro de colaboradores;
- Queda de qualidade dos produtos ou serviços oferecidos;
- Custos com verbas rescisórias dos profissionais desligados;
- Geração de imagem negativa da empresa.
Quando fazer downsizing?
A primeira coisa importante para aplicar o downsizing é fazer uma boa análise das finanças da empresa. Isso é fundamental para saber se a organização está em um momento onde a aplicação da estratégia é a melhor alternativa.
Dito isso, é importante compreender que a estratégia deve ser aplicada para:
- Reduzir ou acabar com gargalos financeiros graves;
- Modernizar processos para ter maior eficiência e qualidade;
- Reduzir ou acabar com processos burocráticos que geram atrasos;
- Aproveitar melhor a capacidade dos talentos da empresa (colaboradores);
- Obter maior expansão no mercado.
A aplicação da estratégia deve acontecer caso exista a iminência de uma crise na organização, do contrário, priorize ações menos drásticas. Também tenha em mente que estamos falando de algo que traz inúmeros benefícios, desde que seja aplicado corretamente.
Se o downsizing não for aplicado com uma boa justificativa e um processo bem definido, ele pode gerar muitos problemas para a empresa.
Como identificar essa necessidade
Todas as questões citadas no tópico anterior são respostas sobre como identificar o momento adequado para que uma empresa aplique o downsizing.
No entanto, vale ressaltar que a decisão de aplicar essa estratégia deve ser baseada em uma análise profunda de dados.
Ou seja, é necessário identificar e analisar indicadores que comprovam que existe um cenário onde é necessário aplicar o downsizing. Somente dessa maneira é possível criar um planejamento para que ele seja aplicado e gere bons resultados.
Como fazer downsizing?
Da mesma maneira que outros processos são aplicados nas organizações, no momento de implementar o downsizing é necessário seguir algumas etapas importantes.
Dito isso, aqui estão alguns passos necessários para que a estratégia seja aplicada de forma eficiente nas empresas.
1. Faça o estudo de cenário e o planejamento
Para que a empresa possa cortar gastos e até mesmo demitir colaboradores, é necessário saber da situação financeira. Isso inclui saber quanto é necessário economizar e como os desligamentos podem ser feitos. Tenha em mente que a demissão de funcionários gera custos de rescisão.
Portanto, estudar o cenário e definir um bom planejamento é importante para que a companhia tenha bem claro quais são os motivos para fazer a reestruturação.
2. Defina metas
As metas fazem parte do mundo corporativo, afinal, é importante saber o que a empresa quer e em quanto tempo conseguirá isso. Quando se trata de downsizing, isso não é diferente.
Isto é, para obter a redução de custos, é necessário saber a estimativa de valor a ser alcançado. Além disso, também é importante definir qual o prazo para que isso aconteça.
A organização precisa saber quais são seus objetivos não somente de curto prazo, mas também de médio e longo prazo.
Vale destacar que a estratégia de downsizing tem um impacto imediato e significativo quando se trata de redução de custos na folha de pagamento. Porém, com o tempo, também pode gerar outras consequências positivas ou negativas – se não for bem aplicado.
Portanto, para definir e fazer a gestão de todas as metas, é importante criar um cronograma com todas as estimativas de prazos.
3. Elabore os princípios básicos
O downsizing não envolve apenas a demissão de colaboradores, mas também uma reestruturação do negócio. Por esse motivo, a definição de princípios básicos é importante para orientar todos os envolvidos no processo.
A melhor maneira de fazer isso é criar um guia com todas as informações, incluindo objetivos, como aplicar o processo, etc.
4. Defina e aplique a execução
Depois que as análises foram feitas e um bom planejamento foi traçado, a última etapa é fazer a implementação do downsizing.
Para fazer isso, tenha em mente que essa parte do processo envolve:
- Alinhar a estratégia com o restante do planejamento da empresa;
- Acompanhar os indicadores;
- Fazer a eliminação de posições;
- Fazer a eliminação de etapas burocráticas de processos;
- Analisar se é viável fazer a terceirização de serviços.
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Dicas para cuidar do clima organizacional depois do downsizing
Como o downsizing envolve demissões de colaboradores, isso pode provocar uma alteração no emocional dos profissionais que não são desligados.
Afinal de contas, os que ficam podem ficar inseguros se também passarão pelo processo de desligamento. Portanto, tenha muita atenção ao clima organizacional depois da aplicação dessa estratégia.
Também é importante destacar que reestruturar cargos e hierarquias pode ser uma situação desanimadora para alguns profissionais que permanecem na empresa. Isso acontece porque um cargo almejado por um deles pode não existir mais.
Por exemplo, imagine um analista sênior que deseja ocupar o cargo de supervisão. Porém, a empresa verificou e chegou a conclusão que não é mais necessário ter um supervisor para um determinado setor, já que ele também já tem o cargo de coordenação.
Isso pode ser muito confuso e desmotivador para esse profissional que se dedicou tanto à empresa para ocupar o cargo de supervisão.
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Medidas importantes que a empresa deve tomar
Considerando todo esse cenário, para manter um bom clima organizacional, é fundamental que a empresa seja muito transparente e tenha uma comunicação clara sobre o processo.
Além disso, é importante implementar estratégias para aperfeiçoamento dos profissionais que ficaram. Essa é uma maneira de mostrar que a organização se importa com seus colaboradores e deseja desenvolver talentos.
Essas e outras ações são necessárias para ocorrer a motivação das equipes e a para a empresa conseguir melhores resultados.
Claro, é necessário que o RH da companhia realmente desenvolva e aplique ações para que os colaboradores cresçam profissionalmente.
Outra questão importante é criar uma campanha interna para apresentar como o downsizing realmente funciona e quais são as vantagens que ele oferece para a empresa e os funcionários.
Resumidamente, é essencial que a organização busque por soluções para garantir o bem-estar e a motivação de seus funcionários.
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