Uma das coisas mais importantes que profissionais que atuam na área da construção civil precisam saber é como criar um bom orçamento da obra.
Até mesmo quem atua no setor há muitos anos precisa saber como elaborar esse tipo de documento. Assim, podem fazer uma boa gestão de despesas das obras, assim como podem gerenciar os custos e evitar possíveis problemas financeiros.
Atualmente, existem inúmeras soluções no mercado que são voltadas ao setor financeiro de construtoras, incorporadoras e empreiteiras. Por exemplo, você pode encontrar desde softwares para gestão até cartão corporativo, que é uma ótima opção para profissionais que atuam no canteiro de obra.
No entanto, apesar de todas essas soluções, é muito importante saber como fazer um bom orçamento da obra. Desta maneira, a sua construtora poderá ter bons resultados.
Quer saber mais sobre o assunto? Continue a leitura e entenda como criar um orçamento para realizar as suas obras e gerenciar os gastos da sua empresa!
O que é orçamento da obra?
O orçamento de uma obra é um documento cujo objetivo é determinar quais serão os custos para a execução de um projeto. Nele, é possível acompanhar e gerenciar os gastos da construção ou reforma, desde a concepção até a sua finalização.
Além de todos os custos que ocorrerão no decorrer da realização da construção, no orçamento, também é possível determinar quais serão os gastos e lucro final de todo empreendimento.
Essas informações são apenas estimativas. Ou seja, os resultados podem ser bem diferentes do que o planejado. No entanto, ao ter uma previsão, você pode evitar que ocorra a falta de alguns recursos financeiros.
Além disso, caso ocorra essa falta, com um orçamento definido e com um controle financeiro da construtora feito de maneira correta, você poderá lidar melhor com a situação. Afinal, poderá incluir custos imprevistos no documento e saber quanto ainda precisará gastar até a conclusão do projeto.
A partir do momento que você evita a falta de recursos financeiros em uma obra, também está reduzindo as chances de atrasos na sua execução.
Quais são os tipos de orçamentos de obras?
Criar o orçamento é algo extremamente importante para qualquer empresa no setor de construção civil. No entanto, essa não é uma tarefa simples.
Um dos motivos para isso é que existem diferentes tipos de orçamentos para obras. Entenda quais são alguns deles a seguir.
Estimativa simples
O orçamento de estimativa simples tem como objetivo realizar uma comparação entre a construção que será realizada com outra obra semelhante que já está pronta. Assim, é possível identificar a média de capital necessário para executar a obra.
Por exemplo, vamos imaginar uma obra de construção de prédio com uma determinada quantidade de torres e apartamentos. Neste caso, a pessoa responsável pode realizar uma comparação simples com o valor de outros prédios com as mesmas características.
Esse tipo de orçamento é feito com índices generalistas, permitindo estimar o custo de um projeto utilizando como base a média de gastos de outro projeto com o mesmo padrão.
Estudo de Viabilidade Financeira (EVF)
O EVF (Estudo de Viabilidade Financeira) é uma opção mais elaborada. Aqui, o objetivo é criar um planejamento com foco em novos empreendimentos. Para fazer isso, é necessário atestar a viabilidade financeira de um determinado projeto.
Para ficar mais claro, imagine que uma construtora ainda não decidiu qual tipo de edificação deve construir no próximo empreendimento. Com o método EVF ela conseguirá identificar qual é a opção mais vantajosa, considerando não somente questões financeiras, mas também de localização.
Orçamento Paramétrico
Já um orçamento paramétrico é criado para uma etapa específica da construção. Portanto, é necessário analisar e utilizar indicadores, como históricos de obras que já foram feitas pela construtora.
Uma questão muito importante sobre esse orçamento é que, ao optar por ele, a empresa deverá utilizar medida de custo por metro quadrado.
Logo, ele é recomendado para construtoras que ainda não estão com a definição do projeto finalizada, porém, querem ter uma noção de quais serão os gastos totais com a obra.
Além dos orçamentos de obras citados acima, também existem outras opções, como:
- Orçamento Analítico;
- Orçamento Sintético;
- Orçamento Executivo.
A escolha do tipo de orçamento da obra depende muito das necessidades e do projeto a ser realizado.
Quais são as despesas diretas e indiretas de uma obra?
Ao iniciar uma obra, independentemente do seu tamanho, um dos principais desafios a serem enfrentados é a mensuração do custo total do projeto. Por esse motivo, é comum que existam obras inacabadas, já que problemas ocorrem devido ao surgimento de imprevistos financeiros.
Para evitar que isso aconteça, é necessário estipular qual será o gasto total da obra para ter claro quais serão as despesas reais.
Portanto, para criar um bom orçamento da obra é necessário entender quais são as despesas diretas e indiretas que o empreendimento terá. Mas, afinal, o que são esses conceitos? Entenda a seguir.
Despesas diretas
As despesas diretas – também conhecidas como custos diretos – estão relacionadas aos serviços da obra. Ou seja, são despesas decorrentes da soma dos gastos com produtos, materiais e serviços relacionados à construção.
Esses custos incluem: concreto, escavações, quadros elétricos, elevadores e assim por diante. Portanto, quando se trata de custos diretos, nada mais são do que as despesas relacionadas diretamente à obra.
Despesas indiretas
Por outro lado, quando o assunto é despesa indireta – também conhecidas como custos indiretos – estamos falando de gastos que não estão diretamente relacionados à obra.
Nesse caso, trata-se de despesas decorrentes da execução dos serviços que são utilizados na obra. Por exemplo, o gerador provisório de energia elétrica, alojamento dos profissionais, refeitório e assim por diante.
BDI
No setor da construção civil existe um cálculo relacionado a impostos, o BDI, que significa Benefício e Despesas Indiretas. Ele é uma margem utilizada para fazer o cálculo do valor de venda de uma obra. No entanto, ele também pode ser usado para calcular o seu custo, o que ajuda a criar um orçamento mais eficiente.
Basicamente, o BDI é a soma de todos os custos da obra, sejam eles diretos ou indiretos. Assim, é possível fazer um cálculo preciso do investimento financeiro necessário para a realização da construção.
Como fazer o orçamento de uma obra?
Para que a sua construtora faça um bom orçamento da obra, é necessário que ela obtenha uma grande quantidade de dados. Além disso, também precisa ter o conhecimento detalhado sobre os métodos de construção que serão utilizados.
Vale destacar que diferentes construtoras podem chegar a resultados distintos quando se trata de custos para um mesmo projeto. Isso acontece devido à diferença de materiais que serão utilizados, técnicas aplicadas, preço da mão de obra, fornecedores e assim por diante.
Quais as etapas da elaboração de um orçamento de obras?
Dito isso, a seguir, entenda quais são as principais etapas para a construção de um orçamento para obras.
1. Estudo de variáveis
A primeira coisa importante a fazer ao criar o orçamento de obra é o levantamento de todos os dados relacionados à construção, incluindo os seus gastos.
Isso quer dizer que você deve considerar desde os profissionais que irão trabalhar na obra até os documentos necessários, por exemplo.
Depois que tiver essas informações, você deverá organizá-las para seguir para as próximas etapas. Esse controle pode ser realizado de diferentes maneiras, por meio de sistemas financeiros para construtoras ou pelos métodos mais comuns, os quais são:
- Planilhas;
- Softwares;
- Tabelas;
- Aplicativos.
Com todos os dados organizados, é importante que você analise todas as variáveis para saber o que pode esperar da realização do seu projeto.
2. Composição de custos
Como já citamos, existem diferentes tipos de custos que fazem parte de uma obra, incluindo despesas diretas, indiretas e o BDI.
Após listar todos os custos, é importante calcular todos eles. Geralmente, essa é uma das fases mais desafiantes para a elaboração do orçamento da obra.
É importante ter um cuidado muito especial ao fazer isso. Afinal, um erro nos cálculos pode causar grandes alterações nos custos finais da obra.
Também é importante deixar claro que quanto mais definidas forem as informações sobre as despesas, mais eficiente será o seu orçamento.
3. Fechamento do orçamento da obra
Depois que seguir as etapas acima, está na hora de estipular a lucratividade que deseja obter com a obra. Portanto, deve considerar questões como concorrência, riscos e a situação atual do mercado imobiliário.
Ao finalizar o orçamento, geralmente, as construtoras costumam apresentar ao cliente uma planilha com todos os custos da obra.
Além disso, também é possível criar um cronograma com cada etapa de execução da construção e quais são os custos relacionados a elas.
Como fazer o gerenciamento do orçamento da obra?
Depois que o orçamento da obra estiver pronto e a construção iniciar, é crucial fazer um gerenciamento eficiente dos custos.
Isso quer dizer que o gestor da construtora precisa acompanhar as ações realizadas e se elas concordam com o que está estipulado no orçamento.
Consequentemente, para fazer isso, é importante que o profissional responsável faça análises sobre as despesas. Além disso, deve seguir um cronograma e, se necessário, tomar decisões para que o orçamento seja cumprido.
Como citamos no início do artigo, atualmente existem muitas soluções no mercado que são relacionadas ao setor financeiro, especialmente quando se trata de construtoras.
Você pode contar com ferramentas que te ajudarão a cumprir os custos planejados. Além disso, pode optar por disponibilizar um cartão PJ para os profissionais que atuam no canteiro de obra.
Assim, se eles precisarem comprar algum material que está em falta, podem fazer isso de forma prática e rápida. Claro, tudo isso será feito com a sua liberação, já que terá total controle para liberar um limite a ser utilizado.
O cartão PJ do VExpenses, por exemplo, oferece tudo o que é necessário para empresas de construção civil. Com essa solução, você poderá seguir o seu orçamento de maneira mais organizada, já que pode concentrar todos os custos em apenas um lugar e poderá fazer o gerenciamento de forma simples e integrada.
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