Saiba como definir o Orçamento de Marketing Digital

O orçamento de marketing é a destinação de recursos financeiros para as ações de marketing de maneira planejada. Saiba mais!
12 de setembro de 2023
11 min de leitura

Você sabe como definir o orçamento de marketing digital da sua empresa? Esse processo é importante para direcionar os recursos de maneira estratégica, potencializando os resultados do setor e o retorno sobre o investimento. 

Lembre-se que um orçamento eficiente e bem planejado permite que você priorize os canais e as estratégias que trarão mais benefícios para o seu negócio.

Quer saber como definir o orçamento de marketing de forma correta e eficiente? Continue lendo o nosso artigo!

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O que é um Orçamento de Marketing?

O orçamento de marketing é, basicamente, a destinação de recursos financeiros para as ações de marketing de maneira planejada e detalhada, que pode ser para um período específico ou de maneira contínua. 

Ele faz parte do plano de marketing geral de uma empresa e traz dados sobre os valores que serão gastos em ações específicas e outras despesas de marketing. 

Quais as vantagens ao fazer um Orçamento de Marketing Digital?

Fazer um orçamento de marketing digital pode trazer as mais diversas vantagens para uma empresa, já que os canais online tornaram-se um dos meios mais usados para a divulgação de marcas, promoção de relacionamentos com os clientes e também para aumentar as vendas de uma empresa. 

Nesse sentido, elaborar um orçamento de marketing digital é essencial, principalmente porque o mundo digital oferece um universo de possibilidades, meios de divulgação e ações diversas. 

Por isso, definir onde os valores serão utilizados é fundamental para garantir que os investimentos em marketing digital tragam os resultados esperados. 

Por que fazer um Orçamento de Marketing?

Fazer um orçamento de marketing é importante para garantir que os recursos financeiros sejam aplicados de forma adequada.

Isso garante que a sua empresa alcance  os melhores resultados, que podem ser os mais variados, como ampliação do alcance da marca, aumento da visibilidade, atração de novos clientes, etc.

Dessa forma, o orçamento de marketing permite que você priorize as ações que atingirão os objetivos da empresa. 

Quando o Orçamento de Marketing deve ser feito? 

O orçamento de marketing digital, normalmente, é realizado quando há um plano estratégico, que demanda investimento financeiro em diferentes canais ou ações. 

De forma geral, os departamentos de marketing das empresas elaboram um planejamento de marketing anual, que acontece no início ou no final do ano. O objetivo é definir metas de marketing e, consequentemente, o orçamento disponível para o setor. 

Porém, o orçamento de marketing digital pode ser elaborado de acordo com as necessidades e preferências da empresa, além de sempre ser revisto no decorrer do tempo em que estiver vigente. 

Quais os tipos de Orçamento de Marketing Digital?

Há dois tipos de orçamento de marketing digital. O primeiro é definido pela diretoria da empresa que destina um determinado valor para este departamento. Nesse caso, o responsável pela área define onde cada quantia será investida. 

Outro tipo de orçamento de marketing digital é aquele onde o departamento orienta sobre os valores que devem ser destinados à área, a partir dos interesses da empresa. Ou seja, o responsável pelo setor define a quantia necessária para alcançar determinados objetivos. 

Quais são os principais gastos de marketing?

Hoje em dia, as empresas que desejam investir em estratégias de marketing possuem os mais variados tipos de gastos.

No caso de empresas que desejam ter equipes de marketing interna, é preciso investir em estrutura, compra de equipamentos e mão de obra. 

Em caso da contratação de terceiros, a empresa terá gastos com agência ou prestadores de serviços. Além disso, é preciso ainda investir em materiais impressos, anúncios digitais em plataformas, como Meta Ads, por exemplo. 

Há também, a possibilidade de se ter uma equipe de marketing e contar ainda com agências terceirizadas. 

Não podemos deixar de fora os gastos com licenças de programas para diferentes ações, como tratamento de imagens, softwares de automação, produção de conteúdo, etc, além de investimentos em eventos corporativos.  

Qual é a meta do marketing?

A meta de marketing pode variar conforme as necessidades e interesses da empresa. Sendo assim, essas metas podem ser as mais variadas, como atrair novos clientes, ampliar a visibilidade da marca, fidelizar clientes, divulgar produtos e serviços, entre outros. 

Por isso, para definir a meta de marketing, é preciso que você tenha em mente quais são as necessidades da sua empresa, pois, assim, os objetivos do setor ficarão mais claros. De toda forma, o principal propósito do marketing é gerar oportunidades de venda para as empresas.

Como fazer um Orçamento de Marketing Digital?

Para fazer um orçamento de marketing digital eficiente, é preciso levar em consideração alguns aspectos importantes, que são os seguintes:

Defina os objetivos

O primeiro passo é definir os objetivos da empresa, que podem ser os mais variados, como já mencionamos ao longo do artigo.

Essa definição ajudará a destinar corretamente os valores que devem ser usados em cada canal digital.

Entenda o momento da empresa

Além disso, você precisará analisar o momento da empresa, para garantir que sejam tomadas decisões mais bem embasadas, seguras e estratégias, principalmente no que diz respeito à alocação de recursos. 

Com isso, é possível garantir que o orçamento de marketing digital seja realizado de maneira eficiente e direcionado para o sucesso das ações. 

Determine os custos

Determinar os custos é fundamental para definir o orçamento de marketing porque permite que a empresa tenha uma visão clara e realista dos recursos financeiros necessários para executar as estratégias e atividades de marketing planejadas.

Estabeleça quais são os principais canais e estratégias

Estabelecer quais são os principais canais e estratégias de marketing é essencial em um orçamento de marketing digital, pois essa definição direciona os recursos financeiros para as estratégias que darão mais resultados, atendendo os objetivos da empresa.

Além disso, definir os canais a serem utilizados, é algo que auxilia na otimização do investimento financeiro, garantindo que os recursos sejam aplicados de maneira mais eficiente. 

Crie um histórico de gastos

Outra dica é criar um histórico de gastos, pois ele possibilita que seja feita uma análise sobre o retorno do investimento de cada ação de marketing efetuada, identificando quais estratégias e canais foram mais eficientes e quais não tiveram um desempenho esperado.

Com isso, é possível tomar decisões mais bem embasadas e estratégicas, fazendo os ajustes necessários para alcançar resultados mais satisfatórios. 

Meça os resultados

Para criar um orçamento de marketing digital eficiente, é preciso medir os resultados das ações para garantir que os investimentos estão sendo usados de forma adequada no intuito de efetivar o sucesso das ações.

Além disso, esse monitoramento de resultados proporciona uma compreensão mais detalhada do comportamento do público e das tendências do mercado.

Como dividir o Orçamento de Marketing?

Agora que você já sabe como fazer um orçamento de marketing adequado para a sua empresa, chegou o momento de entender também como dividi-lo, afinal, de nada adianta ter um bom valor disponível se você utilizá-lo de forma incorreta e improdutiva. 

Dessa forma, também é preciso saber que não há uma fórmula mágica e simples para a divisão de um orçamento

Tendo em vista que cada empresa possui as suas próprias particularidades, objetivos e valores, é preciso entender primeiro qual o maior gap da companhia e seu maior potencial de lucro no mercado. 

A partir disso, torna-se mais simples definir as primeiras campanhas a serem trazidas à tona. Aliás, nesse sentido, lembre-se que é possível realizar ações de marketing digital e também de marketing tradicional, que usa canais offline. 

Por esse motivo, a divisão do orçamento de campanha publicitária precisa levar em consideração todos esses pontos, para garantir que as ações da marca alcancem o seu público-alvo. 

Algum desses pontos que podemos destacar são:

  • Contratação de promotores para ações externas;
  • Investimentos em mídia paga e canais orgânicos; 
  • Ações de merchandising;
  • Sistemas de controle da operação e para fornecimento de dados para análise. 

A partir disso, é possível dividir o orçamento de marketing de maneira eficiente, equilibrada e com grande potencial de sucesso. 

Como definir o orçamento de campanhas de marketing?

Para definir o orçamento de campanhas de marketing, o primeiro passo é estabelecer metas claras, como melhorar a geração de leads, aumentar as vendas, etc.

Lembre-se que as campanhas somente serão efetivas se elas forem direcionadas para o público certo. 

Por isso, conheça as necessidades e comportamentos dos seus potenciais clientes, assim, fica mais fácil direcionar recursos e esforços de marketing de maneira eficiente. 

Não se esqueça que também é importante analisar quais canais são mais efetivos para os objetivos da sua empresa e qual será o investimento necessário em cada um deles. 

Como otimizar o Orçamento de Marketing Digital?

  • Defina metas alcançáveis e mensuráveis;
  • Priorize os canais mais relevantes para o seu público.
  • Faça testes A/B para otimizar anúncios, páginas de destino e mensagens;
  • Automatize processos com ferramentas de automação;
  • Invista em mídias pagas para direcionar melhor suas campanhas ao público desejado
  • Acompanhe  regularmente os resultados das campanhas;
  • Negocie com fornecedor para obter melhores preços e condições de pagamento;

Quem deve ser o responsável pelo Orçamento de Marketing?

Geralmente, o orçamento de marketing fica sob a responsabilidade de um profissional de marketing que esteja em posição de liderança na empresa, como um coordenador, gerente ou diretor de marketing. 

Além disso, há casos em que a própria diretoria define o orçamento de marketing digital ou mesmo o tradicional.  

Como realizar o pagamento das despesas de marketing?

Para organizar e realizar o pagamento das despesas de marketing, uma dica bem bacana é utilizar um cartão corporativo, como a solução do VExpenses, o qual permitirá um controle muito mais eficaz dos seus gastos publicitários. 

O Cartão VExpenses é 100% integrado com a nossa plataforma de gestão de despesas e prestação de contas, onde você acompanha, em tempo real, sua performance e pagamentos, além de poder monitorar se está tudo de acordo com o planejado.

Com a nossa solução, você pode controlar os gastos de publicidade e entender se o que foi orçado está de acordo com os valores cobrados pela veiculação dos anúncios. 

Isso porque, ao estar vinculado a uma plataforma de gestão de despesas corporativas, a cada uso do cartão, uma despesa é criada automaticamente na plataforma. 

Isso permite que você tenha acesso a análises financeiras mais eficientes, que são fundamentais na hora de fazer os ajustes necessários na estratégia de marketing da empresa.

página de cartão corporativo

Conclusão

E aí, aprendeu a organizar o orçamento de marketing digital da sua empresa? Está pronto para separar os gastos publicitários para a sua próxima campanha? 

Aproveite para aprender mais sobre gestão empresarial e financeira no nosso blog e descubra ainda mais conteúdos cheios de dicas para ver a sua empresa subindo muito no mercado!

Conheça também o Cartão Controle VExpenses, que pode auxiliar na gestão de despesas de marketing e de outras áreas da sua empresa.

Tarina Lemmi
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