Um dos principais problemas que atinge milhões de empresários no Brasil é a inadimplência.
A falta de educação financeira e de uma gestão eficiente dos gastos e das cobranças acaba levando ao número que conhecemos: mais de 6 milhões de empresas inadimplentes, de acordo com dados do Serasa consolidados em 2019.
As dívidas atrasadas se acumulam e é comum que a maioria das pequenas e médias empresas não consiga suportar por muito tempo, fechando ainda nos primeiros anos.
E a pergunta que fica é: como evitar esse risco?
O que causa a inadimplência das empresas?
Uma empresa entra em inadimplência quando não paga as suas contas, exatamente como no caso de uma pessoa física.
As causas variam. Muitas vezes estão relacionadas ao fluxo de caixa do negócio — isto é, o dinheiro que entra e sai do caixa. Um fluxo de caixa negativo faz com que a empresa não consiga sustentar seus gastos, acabando por descumprir a obrigação que tem para com o pagamento das contas e, portanto, integrando as estatísticas junto às outras 6 milhões de empresas.
Outra causa comum é o desconhecimento do capital de giro necessários para os investimentos do negócio — ou seja, uma má gestão dos recursos disponíveis.
Por último, mas não menos importante: muitas empresas não calculam o ponto de equilíbrio operacional— isto é, o momento em que o lucro e o prejuízo são iguais a zero.
Calcular esse ponto de equilíbrio é fundamental para descobrir quanto um negócio precisa vender para cobrir os seus custos.
Você pode acessar uma calculadora de ponto de equilíbrio operacional feita pela Celero clicando aqui!
A Celero é uma plataforma de automação financeira que une tecnologia de ponta a um atendimento especializado em finanças empresariais.
Através de uma inteligência artificial própria — que evolui, aprende e melhora sempre que você registra um novo recebimento ou pagamento —, a plataforma permite controlar todas as contas da sua empresa em um só espaço, sem que você precise mover um dedo.
A Celero automatiza todos os processos financeiros ligados às suas contas, revolucionando a forma como se faz gestão financeira na América Latina.
Como calcular a taxa de inadimplência?
Sabendo o que é inadimplência e quais são algumas das suas causas, resta-nos avaliar um critério objetivo, uma métrica muito importante nesse assunto: a taxa de inadimplência.
O cálculo não é complicado. Basta tomar o valor dos créditos em atraso, dividi-los pelo valor das vendas a prazo e multiplicar o resultado por 100, obtendo uma porcentagem. Observe a fórmula abaixo:
Inadimplência = (Valor dos créditos em atraso / Valor das vendas a prazo) x100
Note que aí é possível trabalhar com o prazo que você quiser.
Como evitar o risco de inadimplência?
Enfim, a resposta para a pergunta que fizemos lá no começo. Mas vamos com calma, porque ela não é assim tão simples.
Como já vimos, o descompasso de caixa é uma das principais causas de inadimplência, porque ele representa a falta de dinheiro imediato. E se houver uma conta imprevista enquanto seu caixa estiver negativo?
E, ao contrário do que muitos pensam, no caso das pequenas e médias empresas a inadimplência ocorre muito mais por um descontrole dos gastos do que pelo baixo volume de vendas.
O capital de giro, por exemplo, que é uma medida de segurança essencial contra a inadimplência, é fruto de um planejamento de despesas eficiente.
Por isso, não há solução melhor para a inadimplência — seja para evitá-la ou para revertê-la — do que uma gestão de despesas feita do jeito certo — isto é, sem depender de planilhas e de processos manuais que atrasam as tarefas financeiras e ainda abrem brechas para erros graves de digitação.
O jeito certo, hoje, é a tecnologia financeira — como a do VExpenses, que troca as planilhas de controle de gastos por mais praticidade e segurança no dia a dia, ajudando a ter mais visibilidade dos gastos e a melhorar a gestão de despesas corporativas e prestação de contas.
A inadimplência é um problema que exige gestão. É necessário lidar com o seu risco, e para que isso seja feito da melhor forma possível nós devemos integrá-lo ao nosso planejamento financeiro.
O controle total das suas despesas, que é um dos objetivos de todo planejamento financeiro, é possível apenas através da tecnologia.
Controlar gastos, é claro, não significa simplesmente gastar menos — significa gastar de forma mais eficiente.
Essa é a sua saída: abrace a tecnologia financeira, controle melhor os seus gastos e evite a inadimplência!