Para entender o que é SaaS, antes é importante compreender qual é a função da tecnologia em nossas vidas. Algumas pessoas acreditam que é para proporcionar melhorias para a vida pessoal e profissional.
De fato, a tecnologia está presente em nosso dia a dia, oferecendo diversas vantagens e melhorias. Desde o uso de aplicativos para organização de tarefas até softwares robustos para gestão de processos em empresas.
Portanto, considerando essa questão, tem uma sigla que se destaca no mundo dos negócios, a SaaS. Pode ser que você já tenha ouvido falar nela, ou até mesmo utilize seus recursos, mas, afinal, o que é SaaS?
Continue a leitura para entender o que é esse tipo de tecnologia, como ele está presente em sua vida e o que mais precisa saber sobre esse assunto. Boa leitura!
O que é um sistema SaaS?
Os sistemas SaaS despontaram como uma forte tendência da transformação digital na última década e mostraram que vieram para ficar nos mais diversos setores. Mas afinal, o que é SaaS?
SaaS é a sigla para Software as a Service, em tradução livre, Software como um Serviço. A resposta sintética é esta: o SaaS é um tipo de software que você usa como um serviço, gratuito ou não.
O que a “Netflix”, o “Spotify” e um software empresarial como o VExpenses têm em comum? Todos eles são SaaS.
Não é necessário que você adquira uma licença vitalícia para utilizar um SaaS, mas sim, obtenha o direito de utilizá-lo.
No caso dos softwares pagos, você obtém esse direito por meio de pagamentos recorrentes (mensais ou anuais), conforme a quantidade de funcionários que o utiliza ou a quantidade de recursos usados.
Uma grande diferença entre os SaaS e os softwares tradicionais, é que no caso dos SaaS, os sistemas funcionam por meio de um servidor remoto.
Assim, a estrutura para que o sistema funcione – como conectividade, servidores e segurança de dados – é de responsabilidade dos fornecedores do sistema e não do próprio consumidor.
O que são empresas SaaS?
Antes, as empresas precisavam utilizar diversos softwares e ferramentas para que conseguissem executar todas as suas funções. Logo, era necessário pagar uma solução para estoque, outra para compras, outra para emissão de documentos fiscais e assim por diante.
Tudo isso gerava muitos custos, além de também ser necessário ter um servidor que conseguisse integrar todos os usuários para o uso de cada software. E, claro, também era necessário fazer a manutenção e a atualização dessas tecnologias. Ou seja, não era nada prático e econômico para as empresas.
Como a tecnologia existe para oferecer melhorias, hoje em dia a situação é bem diferente, já que existe o uso de software como serviço.
Em outras palavras, atualmente as empresas não precisam mais fazer a compra, pagar a licença ou se preocupar em atualizar os softwares. As tecnologias ficam na internet. Ou seja, basta acessá-las e utilizá-las.
Para ficar mais claro, não é mais necessário instalar a ferramenta no computador. Os usuários só precisam ter acesso à internet para poderem fazer o uso de diferentes tipos de softwares.
Então, onde esses programas ficam disponíveis? Bem, eles ficam armazenados em computação na nuvem – online.
Dito isso, podemos dizer que as empresas SaaS são companhias que fazem o desenvolvimento e comercialização de softwares considerados serviços.
Além disso, também precisa manter a segurança de todos os dados inseridos nos programas.
O que é PaaS, BaaS e laas
Outra questão que costuma gerar muitas dúvidas quando o assunto é Saas, é o que é PaaS, BaaS e IaaS. Afinal, elas são a mesma coisa que SaaS?
Talvez você nunca tenha ouvido falar sobre essas siglas antes, mas, basicamente, elas são variações do SaaS. Entenda melhor cada uma delas:
- PaaS: significa Platform as a Service e funciona como uma plataforma onde é possível criar soluções em nuvem, como plugins e aplicativos, por exemplo;
- BaaS: significa Banking as a Service e tem relação com serviços financeiros;
- IaaS: significa Infrastructure as a Service e trata-se de um recurso considerado “mais físico”, já que está relacionado a estrutura de hardwares. Alguns exemplos são os chips de armazenamento, memória, servidores, etc.
Como surgiu o SaaS?
Embora o termo SaaS tenha se popularizado nos últimos anos, ele não é recente, já que surgiu na década de 90.
Os sistemas SaaS surgiram para que as empresas não precisassem mais pagar por diversos softwares e ainda gastar muito tempo para implementá-los e mantê-los.
Portanto, estamos falando de uma solução B2B. Mas, afinal, o que é SaaS B2B? Tratam-se de sistemas com foco em empresas.
É importante deixar claro que, antes disso acontecer, surgiu o ASP, uma tecnologia com foco em soluções online, com o objetivo de suprir necessidades empresariais. Porém, esses programas eram caros e pesados, o que não gerava muita diferença quando se tratava de comprar softwares.
Logo, surgiu o modelo SaaS, sendo mais prático, eficiente e econômico, oferecendo diversas vantagens para as empresas.
Mercado de SaaS no Brasil
Atualmente, quando se trata de SaaS, estamos falando de um dos segmentos que mais crescem não somente no Brasil, mas no mundo.
Segundo dados revelados pela ABSTARTUPS (Associação Brasileira de Startups), de acordo com o mapeamento de 14 mil startups, 44% utilizam o modelo SaaS.
Outra pesquisa, realizada pela SaaSholic, mostrou quais são os principais locais com sedes de empresas SaaS no país. São Paulo tem 47,8%, Santa Catarina tem 16,3% e Minas Gerais tem 11,3%. Na pesquisa, ainda, aparecem Rio de Janeiro (6,4%), Rio Grande do Sul (5,4%), Paraná (3,9%) e outros (8,9%).
Quando se trata de nível global, os números são muito maiores. Segundo um relatório divulgado pela Fortune Business Insights, o mercado de SaaS deve ser de 716,52 bilhões até 2028.
O relatório também aponta que esse crescimento é impulsionado devido à grande procura de usuários finais por soluções baseadas em nuvem. Logo, os empresários na área de TI também querem oferecer mais opções de sistemas para seu público-alvo.
Vantagens dos SaaS
Aqui estão algumas das principais vantagens em utilizar um sistema SaaS.
1. Economia com estrutura
Olhando do ponto de vista do mundo dos negócios, uma das principais vantagens dos SaaS é permitir que micro e pequenas empresas tenham acesso a soluções de qualidade.
Isso sem que precisem imobilizar seus recursos investindo na compra de softwares tradicionais com licenças vitalícias.
Dessa forma, um SaaS requer investimento inicial bem mais baixo que os softwares de compra de licença.
Assim, é vantajoso para pequenas e grandes empresas, mostrando-se como uma maneira de reduzir custos e economizar, sem perder em qualidade.
2. Acessibilidade
Como a estrutura dos SaaS é de responsabilidade dos fornecedores, o acesso à ferramenta também é mais prático e pode ser feito por meio de diversos dispositivos – basta estar conectado à internet para desfrutar de todas as funções.
Assim, a praticidade em tempo real é outra vantagem desse tipo de software.
3. Maior economia com atualizações e manutenções
Os SaaS também apresentam menos dor de cabeça para seus usuários: toda a manutenção, upgrades e a segurança dos dados fica por conta dos fornecedores.
Normalmente,os SaaS estão associados a atualização constante e a suporte mais eficiente do que em softwares tradicionais. Isto porque uma das principais características para a eficácia de um serviço é o bom atendimento. Em um software como serviço não poderia ser diferente.
Com atualizações e manutenção a cargo dos fornecedores, há economia tanto financeira, quanto na força de trabalho, que pode dedicar seu tempo a atividades mais importantes para o negócio.
Por isso, além de olhar para as economias financeiras geradas pelos SaaS, é importante também observar vantagens como a otimização de processos e gestão de tempo, características essenciais de uma gestão financeira moderna.
4. Integração entre softwares e pessoas
Por trabalhar com armazenamento em nuvem, os sistemas SaaS têm como premissa a integração entre tarefas, dispositivos de comunicação, pessoas e outros softwares.
Esses tipos de integrações são essenciais para otimizar os processos da empresa. Otimizar processos, por sua vez, é uma das nossas dicas essenciais para reduzir custos em seu negócio, melhorar a produtividade e, consequentemente, melhorar a gestão financeira da empresa para alcançar melhores resultados.
5. Flexibilidade e escalabilidade
Outra vantagem dos SaaS é a flexibilidade dos planos que esses sistemas costumam ter conforme as necessidades dos usuários.
Os planos podem variar conforme a quantidade de usuários do sistema, os recursos disponíveis no SaaS que atendem às necessidades das empresas, o período de contratação, entre outros fatores.
Assim, ao contratar um SaaS, não importa o serviço, as empresas encontram diversas opções e flexibilidade nos planos.
A escalabilidade é outra vantagem diretamente relacionada ao que é SaaS.
Como o armazenamento de dados fica a cargo do fornecedor, caso a empresa precise expandir a quantidade de usuários e recursos, basta realizar um upgrade de seu plano em determinado SaaS.
Nos casos de sistemas tradicionais, haveria limitação conforme a capacidade de armazenamento, backups, entre outras especificidades.
Dessa forma, podemos dizer que os SaaS são mais escaláveis conforme as necessidades da empresa.
6. Sustentabilidade
Os SaaS são mais sustentáveis do que os sistemas tradicionais. O que um SaaS tem a ver com sustentabilidade?
Simples. Como demanda menor infraestrutura por parte dos usuários, há redução no consumo geral de energia com equipamentos como servidores, no breaks e outros.
7. Segurança
Caso aconteça uma situação onde você precise ficar sem o seu computador, por exemplo, as informações disponíveis no sistema SaaS não serão perdidas. Afinal de contas, elas ficarão armazenadas em nuvem (computação de nuvem).
Além disso, as empresas de SaaS se preocupam cada vez mais em oferecer soluções que sejam capazes de proteger as informações dos seus usuários.
Qual é o custo inicial para essa aplicação?
Agora que você já sabe o que é SaaS, pode ser que esteja se perguntando qual é o custo inicial para utilizar esse tipo de solução.
Tenha em mente que a utilização de um SaaS é cobrada por assinatura. Por exemplo, no caso da Netflix, você paga para usar esse serviço em seu computador ou dispositivo móvel.
Basta acessar o site da empresa, se cadastrar e pagar o valor do plano (assinatura) que desejar. Depois disso, já pode utilizar a plataforma.
No caso de soluções para empresas funciona do mesmo jeito. Você deve escolher o software que melhor atenda às suas necessidades e fazer a sua assinatura.
Dito isso, o custo inicial depende muito de qual opção você escolher. Vale deixar claro que o uso de um SaaS não é um gasto para o seu negócio, mas sim um investimento para trazer melhores resultados.
Desafios desse modelo de negócio
Assim como qualquer outro tipo de tecnologia, quando se trata de SaaS também existem alguns desafios a enfrentar.
O principal desafio para esse modelo de negócio é provar para o seu público-alvo que os sistemas são confiáveis e seguros, especialmente para grandes empresas.
As companhias com receio em utilizar tecnologias na nuvem preferem softwares que são instalados no seu próprio servidor. Ou seja, é necessário comprar, baixar e atualizar o programa.
Por esse motivo, empresas de SaaS precisam convencer seus potenciais clientes que os seus sistemas são, sim, seguros e modernos.
Quais são os modelos de vendas SaaS?
As empresas que oferecem sistemas SaaS podem utilizar diversos modelos de vendas. Dessa maneira, pode atender a diferentes necessidades de seu público-alvo.
Entenda a seguir quais são alguns desses modelos:
1. Freemium
Freemium nada mais é do que a junção das palavras “free” (grátis) e “premium”. Basicamente, neste modelo, a plataforma é oferecida de forma gratuita, porém, se o cliente quiser utilizar mais funcionalidades, precisa pagar uma assinatura para fazer o seu uso.
Esse modelo de venda é muito comum porque chama a atenção de usuários para que conheçam as soluções. Depois que confiam nela, podem adquiri-la de forma premium. Ou seja, pagar uma mensalidade para utilizar funcionalidades que oferecem maiores vantagens.
2. Free trial
Enquanto o Freemium oferece o uso de algumas funcionalidades de maneira gratuita, sem limitação de tempo de uso, o free trial oferece o uso grátis do SaaS por um determinado período.
Por exemplo, você já usou alguma ferramenta que oferecia uso de teste gratuito por 7 ou 30 dias, mas, depois desse período, era necessário pagar um valor? Se a resposta foi sim, então você utilizou o serviço no modelo free trial.
3. Self service
Já no caso do modelo de vendas Self service, o cliente pode comprar o serviço de forma prática. A empresa oferece uma página com todas as informações sobre o sistema, inclusive, com as descrições e preços dos planos.
Assim, a pessoa interessada na compra precisa apenas escolher a opção que deseja e fazer a sua assinatura. Com o pagamento aprovado, o usuário já recebe o seu acesso.
Essa é uma ótima opção de modelo de venda, já que, muitas vezes, os usuários nem precisam contar com a ajuda da equipe comercial para que a compra seja finalizada.
Diferenças entre empresas SaaS e softwares convencionais
A principal diferença entre empresas SaaS e empresas que vendem softwares convencionais é o local em que os dados são hospedados.
No caso de softwares convencionais, é necessário que o programa seja instalado no computador – ou nos computadores – da empresa contratante.
Já no caso de sistemas SaaS, o acesso é feito por meio de um navegador na internet, sem a necessidade de fazer a instalação do mesmo no computador.
6 grandes empresas que são SaaS
Pode ser que você utilize uma empresa que usa SaaS e não saiba disso. Isso porque diversas organizações que são muito conhecidas fazem a utilização desse modelo. Alguns exemplos de SaaS, são:
- VExpenses: plataforma para gestão de despesas empresariais;
- Salesforce: soluções para marketing, BI e vendas;
- PontoMais: um poderoso SaaS de gestão de jornada;
- Mailchimp: ferramenta para envio de e-mail marketing;
- Slack: ferramenta para comunicação empresarial;
- VTEX: plataforma de e-commerce.
As empresas citadas acima são apenas algumas das que utilizam o modelo SaaS. Existem muitas outras opções disponíveis no mercado e, por esse motivo, você deve pesquisar e escolher as soluções que sejam adequadas para as suas necessidades.
Principais segmentos que usam SaaS
É possível encontrar sistemas de SaaS em diversos segmentos, mas alguns dos mais comuns são:
- CRM (Customer Relationship Management): plataformas para gerenciamento de estratégias de relacionamento com clientes;
- Cloud service: ferramentas com armazenamento em nuvem;
- Atendimento ao consumidor: sistemas para atendimento ao cliente;
- Comunicação empresarial: ferramentas para comunicação entre colaboradores;
- Plataforma de e-commerce: softwares com foco em e-commerce (lojas virtuais);
- Streaming: plataformas de vídeos ou músicas, como Netflix, Spotify, etc.;
- Software ERP: softwares robustos para gestão de empresas.
Como ter sucesso usando SaaS
Saber o que é SaaS é apenas o passo inicial para utilizar esse tipo de solução na sua empresa. Agora, é essencial também compreender o que é necessário fazer para ter sucesso usando esse tipo de tecnologia.
Pensando nisso, aqui estão algumas dicas que separamos e que podem te ajudar a obter bons resultados com um SaaS.
1. Acompanhe o uso do sistema
Depois que contratar o sistema, é importante saber como ele está sendo utilizado pela sua equipe. Afinal, é uma tecnologia nova, que, portanto, pode gerar dúvidas entre os usuários.
É importante que a solução seja utilizada da melhor maneira possível. Então, compreenda como os colaboradores estão fazendo o seu uso.
2. Não fique dependente de outras estratégias
Se você pode usar tudo de forma online, na nuvem, por que continuar insistindo em softwares que geram altos custos? Claro, cada caso é um caso e pode ser que a sua empresa precise de um sistema que não seja em modelo SaaS.
Porém, tente tornar os processos no seu negócio os mais organizados, práticos e econômicos.
3. Sempre peça feedback de seus colaboradores e clientes
Sempre que possível, peça feedbacks às pessoas que utilizam o sistema. Por exemplo, pode ser que você utilize uma plataforma de comunicação empresarial. Logo, peça feedback aos seus colaboradores.
Caso utilize um sistema para atendimento ao consumidor, peça um feedback aos seus clientes. Dessa maneira, você poderá saber o que está funcionando e o que não está dando certo.
Métricas importantes ao utilizar um SaaS
Para que uma empresa com modelo SaaS possa crescer com esse tipo de tecnologia, é importante que alguns tipos de métricas sejam analisadas.
Isso é necessário para mensurar os resultados que foram obtidos e planejar as próximas estratégias, com tomadas de decisões mais assertivas.
As principais métricas são:
- Churn rate: quantidade de clientes que cancelam o serviço;
- LTV (Valor do Tempo de Vida do Cliente): calculo para saber o potencial de conversão dos consumidores na jornada de compra;
- ARPA (Receita Mensal Média por Cliente): valor mensal médio que é gerado por renovações;
- CAC (Custo por Aquisição de Cliente): quanto a empresa gastou para conseguir um cliente;
- MRR (Receita Mensal Recorrente): faturamento recorrente mensal da empresa.
Mas, claro, é importante ter em mente que as principais métricas irão variar de acordo com os objetivos do seu negócio e com os seus objetivos a partir da contratação de um SaaS. Por isso, analise com o seu time quais dessas métricas mais fazem sentido.
Qual é o exemplo de SaaS?
Agora que você já sabe o que é SaaS e conhece suas vantagens, está convencido em utilizá-los em sua empresa?Como dissemos, esse tipo de sistema oferece soluções eficazes e econômicas para empresas de qualquer porte. Quer um exemplo?
O VExpenses é um SaaS voltado para gestão de despesas corporativas e reembolso. Inclui todas as vantagens mencionadas neste artigo.
Com ele é possível que o funcionário faça relatórios de despesas de trabalho em tempo real, por meio de seu smartphone, e que a equipe financeira ou gestor aprove os relatórios e realize os reembolsos – com política de reembolso definida – também em apenas alguns cliques.
O VExpenses possui integração com o GPS para contagem de quilometragem rodada a trabalho e lê automaticamente dados de recibos fotografados pelos funcionários.
Além disso, permite integração com sistemas ERP. Assim, envia automaticamente para outros sistemas os dados dos relatórios de despesas aprovadores.
Não para por aí: estamos em constante modernização do SaaS para melhor atender as necessidades de nossos usuários.
Contamos com profissionais especialmente dedicados para a análise de melhorias no app e sucesso dos clientes. Por isso, realizamos diversas atualizações – sem que o usuário tenha que se preocupar com elas.
Quer saber mais sobre o uso de tecnologias nas empresas e como elas podem ajudar diversos negócios? Então acesse nosso artigo sobre como uma ferramenta ERP ajuda a reduzir custos na sua empresa.