Quer tornar as operações da sua empresa mais eficientes? Saiba que o SGI (Sistema de Gestão Integrada) é uma das alternativas mais usadas atualmente para quem deseja ter uma visão integrada e abrangente das atividades da sua companhia.
Isso se dá pelo fato desse sistema ser capaz de otimizar processos, melhorar a eficiência operacional e simplificar fluxos de trabalho, resultando em operações muito mais precisas e seguras.
Quer entender o que é SGI, para que serve, como funciona e as principais vantagens de implementar essa solução na sua empresa? Então, vem com a gente!
O que é SGI?
O SGI é a sigla para Sistema de Gestão Integrada, uma abordagem que faz a unificação e a integração de diversos sistemas de gestão em uma mesma estrutura.
Ele abrange as mais diversas áreas da empresa, como segurança da informação, qualidade, marketing, financeiro, contabilidade, saúde, segurança ocupacional, etc.
O resultado é uma maior centralização e harmonia de todos os processos de gestão, políticas e práticas, o que permite uma gestão mais eficiente e sinérgica entre todos os setores.
Para que serve o SGI?
O SGI é uma abordagem que serve para organizar e integrar todos os setores de uma empresa, otimizando esforços, eliminando redundâncias e garantindo uma gestão mais eficiente entre as mais variadas áreas da organização.
Além disso, o Sistema de Gestão Integrada também auxilia no cumprimento das regulamentações e normas vigentes do setor.
Sem contar que o SGI também serve para identificar, avaliar e implementar uma gestão proativa de riscos relacionados à operação de uma empresa.
Isso acontece porque ao integrar a gestão de risco em um único sistema, sua empresa consegue adotar medidas preventivas para reduzir erros e mitigar possíveis impactos negativos nas operações.
O SGI serve também como um facilitador da comunicação e da colaboração entre as equipes, melhorando a coordenação interna e o alinhamento estratégico.
Como funciona um SGI?
O SGI tem um funcionamento pautado na integração de setores e de sistemas de gestão existentes em uma única estrutura.
Sendo assim, sua operação depende da definição de objetivos e metas, que devem incluir, por exemplo, a identificação dos sistemas a serem integrados, a alocação de recursos e a definição de rotinas e responsabilidades.
A partir disso, é preciso fazer a integração dos sistemas, o que envolve a criação de políticas e procedimentos internos, além de definir indicadores para análise do desempenho do SGI (Sistema de Gestão Integrada).
Além disso, seu funcionamento também requer a criação de canais de comunicação efetivos, treinamento de funcionários, execução de processos de monitoramento e avaliação da implantação do SGI, que permite a melhoria contínua do sistema.
Por que adotar um SGI?
O SGI (Sistema de Gestão Integrada) é uma abordagem muito vantajosa para empresas de vários setores, principalmente para aquelas que buscam maior eficiência operacional e, consequentemente, mais lucros.
Um dos principais motivos de adotar o SGI é que esse sistema permite que as companhias otimizem seus processos e recursos, já que ele evita a duplicação de esforços, torna os procedimentos mais simples e elimina atividades desnecessárias.
Outra vantagem de implementar o Sistema de Gestão Integrada é que, com a adoção de medidas preventivas, a sua empresa consegue identificar, avaliar e gerenciar os riscos relacionados às suas atividades, contribuindo, assim, para uma maior segurança operacional.
Ao implantar o SGI, você também melhora a reputação da sua empresa diante do mercado, clientes, parceiros e fornecedores, visto que a adoção desse sistema demonstra o comprometimento com a qualidade, sustentabilidade e a responsabilidade social.
Quais os benefícios do Sistema de Gestão Integrada?
Além dos motivos para adotar o SGI já citados acima, saiba que o Sistema de Gestão Integrada também traz benefícios no que se refere à eliminação de redundâncias e otimização de processos.
Com isso, uma das grandes vantagens do SGI (Sistema de Gestão Integrada) é que sua empresa consegue reduzir custos operacionais, pois a integração dos sistemas possibilita uma alocação de recursos mais eficiente, evitando gastos desnecessários.
Quais as principais normas do SGI?
Um SGI reúne importantes normas e padrões internacionais reconhecidos, como os seguintes:
- ISO 9001 (sistema de gestão da qualidade);
- ISO 14001 (sistema de gestão ambiental);
- ISO 45001 (sistema de gestão de saúde e segurança ocupacional);
- ISO 27001 (sistema de gestão de segurança da informação).
Contudo, vale ressaltar que as normas de um SGI podem variar de acordo com as necessidades e características de cada organização.
Quais tipos de empresas usam o SGI?
O Sistema de Gestão Integrada (SGI) pode ser adotado em empresas dos mais variados portes e segmentos, porém, ele é comumente usado em companhias que contam com diversos sistemas de gestão sendo utilizados ao mesmo tempo.
Entre as empresas que usam o SGI podemos citar a indústria manufatureira, o setor de energia e utilities, o setor de serviços, a tecnologia da informação e a construção civil.
Quando implementar um SGI na sua empresa?
A implementação de um SGI pode ocorrer nas mais diferentes situações como, por exemplo, na fusão ou aquisição de outra empresa, já que é possível que haja diferentes sistemas de gestão que precisam ser integrados às operações.
Ele também é indicado para companhias que estão em fase de crescimento e expansão. Nesse caso, o SGI auxilia, por exemplo, na simplificação e integração de processos, melhorando a eficiência operacional.
Além disso, o Sistema de Gestão Integrada (SGI) também pode ser usado para a revisão ou melhoria dos sistemas já existentes em uma empresa ou em setores que possuem regulamentações complexas.
Por fim, ele também pode ser indicado para empresas que desejam melhorar sua imagem corporativa ou para aquelas que querem se tornar mais competitivas no mercado.
Isso porque, quando bem implementado, você consegue atrair mais clientes e demonstrar seu compromisso com a qualidade, sustentabilidade e responsabilidade social.
Como implementar um SGI?
Para implementar um SGI eficiente, é preciso levar em consideração uma série de aspectos e etapas.
O primeiro é fazer uma avaliação dos processos existentes na sua empresa, no sentido de identificar quais sistemas estão em operação e avaliar sua eficiência ou necessidade de melhorias.
Depois disso, é necessário desenhar um escopo do SGI, definindo os sistemas que serão integrados e as respectivas áreas. Em seguida, é preciso criar um plano de implementação do SGI.
Sendo assim, defina metas claras, crie um cronograma de ações, defina as responsabilidades e aloque os recursos necessários para o projeto.
Para a integração dos sistemas de gestão, não se esqueça de criar políticas, procedimentos e práticas integradas que possam ser aplicadas nas áreas abrangidas. É importante ainda comunicar às equipes e promover treinamentos sobre o novo Sistema de Gestão Integrada.
Por fim, estabeleça uma rotina de monitoramento das operações para que o SGI possa ter uma melhoria contínua.
Conclusão
Agora que você já sabe o que é SGI, quais são as suas vantagens e como adotá-lo na sua empresa, chegou a hora de colocar em prática tudo que aprendeu ao longo deste artigo.
Se você se interessa por esses e outros assuntos do mundo empresarial, não deixe de acompanhar o nosso blog, pois trazemos conteúdos interessantes sobre o setor semanalmente.
Assista à demonstração para otimizar a gestão dos cartões corporativos:
Simplifique a gestão de cartões corporativos com uma plataforma completa.