O que é o fluxo financeiro, para que serve e como fazer no seu negócio

Entenda o que é fluxo de caixa financeiro e qual a importância de fazer no seu negócio. Acesse!
3 de fevereiro de 2023
16 min de leitura

Fluxo financeiro, também conhecido como fluxo de caixa, é algo extremamente importante para as empresas e para o departamento de finanças. 

Em um negócio, todos os processos financeiros devem ser muito bem registrados, analisados e modificados, se necessário, para que todas as transações financeiras que ocorrem na empresa sejam acompanhadas. Isso inclui desde a gestão de despesas até o fluxo de caixa financeiro. 

Com isso, a empresa pode ter um maior crescimento. Por outro lado, se isso não for feito, o negócio pode sofrer graves problemas. Vale destacar que, devido a falta de gestão financeira, 30% dos MEIs fecham em até 5 anos

Por esse motivo, é fundamental ter muito claro o que é o fluxo financeiro de uma empresa, para que ele serve e como implementá-lo adequadamente no seu negócio. Continue a leitura e confira o conteúdo que preparamos sobre o assunto!

O que é fluxo de caixa financeiro? 

O fluxo de caixa financeiro refere-se ao saldo líquido de caixa que está entrando e saindo de um negócio em um período específico. 

O dinheiro constantemente entra e sai de uma empresa.
Por exemplo, quando um varejista compra estoque, o dinheiro sai do negócio e vai para seus fornecedores. Quando esse mesmo varejista vende algo de seu estoque, o caixa flui para o negócio de seus clientes. E assim por diante. 

A grande questão é que o fluxo de caixa pode ser positivo ou negativo. Quando é positivo, significa que a empresa tem mais dinheiro entrando nela do que saindo dela. Caso o fluxo seja negativo, quer dizer que o negócio tem mais dinheiro saindo dele do que entrando nele. 

Qual o objetivo dos fluxos financeiros?

O fluxo financeiro reflete os resultados financeiros do negócio, sejam eles negativos ou positivos. Portanto, é necessário mantê-lo sempre atualizado. 

Essa prática realizada pelo departamento financeiro permite que as organizações se mantenham competitivas no mercado. Além disso, é importante para que seja possível tomar decisões mais estratégicas, em um menor tempo e com maiores chances de serem assertivas. 

Outra questão importante sobre fluxo financeiro é que ele permite que a empresa tenha maior previsibilidade. Ou seja, com ele, é possível visualizar e analisar um determinado período e saber se as finanças corporativas foram boas ou ruins.

Com isso, é possível entender quais foram os motivos que fizeram a empresa ter um fluxo de caixa positivo ou negativo e analisar o que pode ser alterado ou melhorado. 

Assista à nossa demonstração sobre prestação de contas eficiente!

Tipos de fluxo financeiro

É comum que existam muitas dúvidas sobre essa questão, mas existem diferentes tipos de fluxo financeiro. 

Basicamente, os tipos de fluxo financeiro são:

  • Fluxo de caixa projetado;
  • Fluxo de caixa livre;
  • Fluxo de caixa diário;
  • Fluxo de caixa descontado;
  • Fluxo de caixa simples;
  • Fluxo de caixa operacional;
  • Fluxo de caixa direto;
  • Fluxo de caixa indireto;

Entenda melhor sobre cada um deles a seguir.. 

1. Fluxo de caixa projetado

Aqui, tratam-se de valores que foram colocados ou retirados do orçamento da empresa, e o seu principal objetivo é fazer uma previsão de quais serão as possíveis despesas e receitas do negócio futuramente. 

Por esse motivo, a análise desse modelo é muito importante, pois a empresa pode evitar possíveis surpresas nas finanças. Assim, existe a possibilidade de evitar prejuízos financeiros. 

2. Fluxo de caixa livre

Neste fluxo, a empresa pode fazer uma avaliação de qual é a sua capacidade de capital para quitar seus compromissos. 

Para que fique mais claro, com o fluxo de caixa livre você pode visualizar quanto de capital é necessário para pagar os vencimentos, seja em curto ou médio prazo. O ideal é que exista uma projeção de 60 a 90 dias do fluxo. 

3. Fluxo de caixa diário

Como o próprio nome indica, esse é o fluxo que faz a análise diária de todas as entradas e saídas no caixa. 

Uma grande vantagem do fluxo de caixa diário é que o negócio pode evitar imprevistos, já que o responsável pela análise saberá diariamente o que está acontecendo. 

4. Fluxo de Caixa Descontado

Também conhecido apenas como FCD, o Fluxo de Caixa Descontado é semelhante a um orçamento. Ele é utilizado para determinar o valor atual de um negócio, projeto, ativo ou investimento, de acordo com a receita que pode ser gerada no futuro. 

5. Fluxo de caixa simples

Neste caso, trata-se de um método mais rápido de gerenciar a questão financeira de uma empresa. Com ele, é possível fazer o controle das entradas e realizar projeções graças à análise dos resultados. 

Além disso, também ajuda a definir uma meta para que o negócio obtenha maior lucro. 

6. Fluxo de caixa operacional

Aqui, o fluxo de caixa faz o levantamento de todas as despesas operacionais. Por exemplo, o pagamento dos colaboradores. 

Em outras palavras, o fluxo operacional financeiro envolve os gastos que são necessários para o cumprimento das tarefas operacionais.

7. Fluxo de caixa direto

Esse fluxo financeiro é um dos mais utilizados pelas organizações. Ele tem como objetivo registrar os pagamentos e os recebimentos, considerando o valor bruto. 

Outra questão importante é que, nesse tipo de fluxo, as movimentações financeiras são classificadas, de acordo com a natureza contábil de cada uma delas. Por exemplo, recebimentos feitos por clientes ou custos com os fornecedores. 

8. Fluxo de caixa indireto

Por fim, mas não menos importante, o fluxo de caixa indireto faz uma análise sobre os lucros e os prejuízos do negócio – identificados pelo DRE (Demonstrativo de Resultados do Exercício).  

Por que ter um fluxo financeiro? 

Para que fique mais claro o quanto o fluxo financeiro é importante em uma empresa, vamos dar o exemplo de uma situação que pode ocorrer em negócios. 

Imagine que uma empresa criou uma estratégia para obter mais clientes. Para isso, decidiu fazer uma campanha de descontos. Ao finalizar esse período e realizar as análises, identificou que vendeu 40% a mais do que esperava. Logo, obteve um faturamento de R$100 mil. 

Entretanto, ao verificar todas as receitas e as despesas que ocorreram durante a oferta de descontos, descobriu que a promoção gerou um aumento de gastos. O seu custo total foi de R$98 mil. 

Consequentemente, ao verificar o fluxo financeiro, o lucro gerado pela ação não foi tão significativo assim. Nesse caso, é importante compreender qual foi a falha na estratégia e ajustá-la. 

É importante deixar claro que o fluxo de caixa financeiro não é algo negativo para as empresas. Embora ele possa trazer notícias desagradáveis, ele é necessário para evitar que o negócio sofra com prejuízos financeiros. 

Estrutura do fluxo de caixa

Entenda a seguir qual é a estrutura do fluxo de caixa que faz com que essa prática seja necessária nas empresas. 

Contas a pagar

Aqui, são especificados todos os gastos da organização, como despesas e custos fixos e variáveis, impostos, investimentos, etc. Alguns deles são: 

  • Seguros;
  • Tributos;
  • Compra de matéria-prima;
  • Serviços bancários;
  • Compra de materiais para escritório;
  • Pagamento de salários;
  • Contas de água, luz, internet, etc.;
  • Gastos com transporte. 

Vale destacar que essas contas podem ir desde cartões PJ até gestão de despesas corporativas feitas pelos colaboradores, como custos com viagens a trabalho, por exemplo.

Contas a receber

Esta outra seção é composta pelas entradas de valores na empresa, que são provenientes de: 

  • Rendimentos ativos;
  • Receitas não operacionais;
  • Vendas de produtos;
  • Juros de recebimentos. 

Saldo do caixa

Aqui encontramos o capital líquido do negócio, ou seja, o valor disponível em caixa. 

Saldo de contas bancárias

Embora essa questão possa gerar dúvidas, o dinheiro da empresa que está guardado em contas bancárias também faz parte do seu fluxo financeiro. 

Demonstrações das movimentações por meio de gráficos

Quando se trata de fluxo financeiro, não é obrigatório que a companhia faça o uso de gráficos. No entanto, visualizar as demonstrações de movimentações de forma gráfica é importante para facilitar as análises.

Requisitos para a implementação do fluxo de caixa

Agora que você já sabe quais são os componentes do fluxo financeiro de uma organização, é importante ter em mente que a implantação dessa prática é trabalhosa e pode gerar muitas dúvidas. 

Porém, com o passar do tempo, ela se torna praticamente automática no negócio, especialmente se algum sistema de gestão financeira empresarial for utilizado para esse objetivo. 

Antes de conferir nossas dicas para fazer o fluxo financeiro, é importante entender que existem alguns requisitos para que isso seja feito em uma organização. São eles: 

  • É necessário ter apoio da diretoria do negócio;
  • A empresa precisa estar bem estruturada em relação aos níveis de responsabilidades de cada departamento;
  • Determinados departamentos precisam estar integrados;
  • Os colaboradores que serão responsáveis pelo fluxo de caixa devem estar devidamente treinados para executar suas tarefas;
  • O negócio precisa desenvolver um manual de operações financeiras. 

Como fazer o fluxo de caixa financeiro: 4 dicas

Mas, afinal de contas, como fazer o fluxo de caixa financeiro de uma empresa? Confira nossas dicas a seguir! 

1. Decida o período que deseja planejar

O planejamento do fluxo de caixa pode abranger desde algumas semanas até muitos meses. Portanto, planeje pelo menos o mais longe possível em seu ciclo de fluxo e tente torná-lo o mais preciso possível.

Se o trabalho será realizado em um negócio que abriu a pouco tempo, você pode não ter uma grande quantidade de dados para continuar – então, quanto mais longe você for, menos precisas serão suas previsões.

Não se preocupe muito se você não pode planejar com antecedência. Sua previsão de fluxo de caixa pode mudar com o tempo. Na verdade, para que seja uma ferramenta útil, você deve atualizá-la com a maior regularidade possível. 

À medida que as coisas mudam ou você obtém estimativas mais exatas, é possível revisar seu plano de acordo com as atualizações.

2. Liste todos os rendimentos

Para cada semana ou mês em sua previsão de fluxo de caixa, liste todo o dinheiro que está entrando. Tenha uma coluna para cada semana ou mês e uma linha para cada tipo de renda.

Comece com suas vendas, adicionando-as à semana ou mês apropriado.

Você pode prever isso a partir dos números dos anos anteriores, se os tiver.

Lembre-se, porém, que se trata de quando o dinheiro está realmente na conta bancária. 

Coloque os valores para quando você souber que os clientes pagarão as faturas ou os pagamentos bancários serão compensados.

Lembre-se também de incluir todas as receitas não relacionadas a vendas, por exemplo:

  • Reembolso de impostos;
  • Concessões;
  • Investimento de acionistas ou proprietários;
  • Royalties ou taxas de licença.

3. Liste todas as suas despesas

Agora que você sabe o que está entrando, calcule o que está saindo. Para cada semana ou mês, faça uma lista de todo o dinheiro que você gastará, por exemplo:

  • Aluguel;
  • Salários;
  • Matérias-primas;
  • Ativos;
  • Empréstimos bancários, taxas e encargos;
  • Gastos com marketing e publicidade;
  • Notas fiscais.

Depois de listar tudo o que a empresa gasta, some o total de cada coluna para obter as despesas líquidas.

4. Elabore o fluxo de caixa atual

Para elaborar o fluxo de caixa atual, é importante que você faça a subtração das despesas líquidas da receita líquida da empresa. Isso pode ser feito em uma planilha ou em software financeiro. 

Com isso, se o negócio tiver mais dinheiro entrando do que saindo, o fluxo de caixa será positivo. Porém, se ele estiver com mais saídas do que entradas, o fluxo de caixa será negativo. 

O ideal é montar um acompanhamento onde seja possível fazer um comparativo entre semanas ou meses. Dessa maneira, você pode ter uma previsão de fluxo de caixa para períodos futuros. 

É importante destacar que um fluxo de caixa negativo – se for durante um período muito longo – pode provocar diversos problemas financeiros a uma empresa. Caso isso aconteça, é importante realizar um planejamento futuro para que a companhia tenha dinheiro suficiente para se manter em funcionamento. 

Em outras palavras, é necessário criar um planejamento futuro para que a empresa tenha caixa suficiente para pagar salários de colaboradores, empréstimos, aluguéis, matéria-prima e assim por diante. 

Vantagens do fluxo financeiro 

Empresas bem-sucedidas precisam ter a quantia suficiente de dinheiro necessária para operar. Construir um fluxo de caixa preciso trará uma série de benefícios importantes para o seu negócio, incluindo detalhes sobre gastos, mais informações para ajudá-lo a se planejar no curto prazo e muito mais. 

Alguns dos principais benefícios de uma demonstração de fluxo de caixa são os seguintes: 

Melhor avaliação de desempenho

Uma demonstração do fluxo de caixa pode ser uma maneira eficaz de a administração avaliar o desempenho geral da empresa ou até mesmo equipes/setores individuais do negócio. 

Isso pode ser feito comparando as demonstrações de fluxo de caixa com as projeções – quaisquer diferenças significativas nessas métricas podem ser investigadas para determinar onde está a falha. 

Rastreamento de informações dos gastos

Uma demonstração do fluxo de caixa da sua empresa fornecerá uma das imagens mais claras possíveis de quais pagamentos sua empresa faz a várias partes. De fornecedores a credores, sempre há dinheiro saindo de um negócio. 

Perder o controle das saídas de sua empresa pode ser devastador para sua saúde financeira e viabilidade a longo prazo, se não for verificado por um período prolongado de tempo.

Ajuda a manter o saldo de caixa

Um demonstrativo de fluxo de caixa preciso e atualizado ajudará a garantir que sua empresa mantenha um saldo de caixa saudável. 

Uma empresa de sucesso é organizada. Manter um olho claro em seu saldo para garantir que não haja muito ou pouco dinheiro na reserva é vital.

O excesso de dinheiro na reserva provavelmente seria melhor utilizado para fazer investimentos valiosos ou comprar recursos vitais, como estoque adicional. Por outro lado, uma grande escassez de dinheiro na reserva inibiria sua capacidade de operar. 

No entanto, manter o controle e garantir que você sempre tenha uma ideia clara do saldo de caixa de sua empresa garantirá que você permaneça à frente de qualquer situação potencial e sempre possa agir de acordo. 

Por exemplo, se você estava lutando com o fluxo de caixa, se estiver ciente da situação, poderá buscar proativamente fontes para emprestar fundos vitais necessários para continuar suas operações. 

Melhora o planejamento de curto prazo

A demonstração do fluxo de caixa é uma ferramenta vital utilizada por empresas em todo o mundo; negócios de todas as formas, tamanhos e setores. Ele indicará claramente se as empresas em questão possuem atualmente os fundos suficientes necessários para operar de maneira otimizada. 

Essas informações permitirão que você planeje com antecedência quaisquer obrigações de curto prazo no horizonte. Coisas como pagamentos futuros a um fornecedor ou credor regular. 

Com um demonstrativo de fluxo de caixa preciso, você poderá analisar o histórico de entradas/saídas e planejar de acordo — a administração pode utilizar um demonstrativo de fluxo de caixa para fazer planos e coordenar a operação. 

Conclusão sobre fluxo financeiro

O fluxo financeiro é uma prática essencial para empresas de qualquer tamanho e em qualquer segmento. Afinal, com ele é possível identificar todas as entradas e saídas das finanças da empresa em determinados períodos. 

Neste artigo, explicamos quais são os benefícios do fluxo de caixa financeiro, como ele funciona, como você pode implementá-lo na sua empresa e muito mais! 

Agora que você já sabe o que é importante sobre o assunto, que tal conhecer uma ferramenta financeira que te ajudará a fazer uma melhor gestão de despesas corporativas?

 Com o VExpenses você tem acesso a combinação de plataforma de gestão de despesas e cartões corporativos flexíveis, tudo em um só lugar. Essa é a solução ideal para quem deseja fazer de maneira prática e segura reembolsos e adiantamentos, a controles de gastos por cada centro de custo

Clique aqui para acessar o site do VExpenses e solicite falar com um de nossos especialistas!

Assista à nossa demonstração sobre prestação de contas eficiente:

Descubra como automatizar e simplificar a prestação de contas da sua empresa.

Ao informar seus dados, você concorda com nossa politica de privacidade e nossos Termos de uso

Tarina Lemmi
Curtiu o conteúdo? Compartilhe nosso artigo!
Comentários

Deixe um comentário

Mais lidos da semana
Histórias de Sucesso

Saiba como o BRASAS reduziu em 75% o tempo da gestão de despesas com os cartões VExpenses

O BRASAS revolucionou a gestão das despesas das unidades do Rio de Janeiro utilizando os cartões VExpenses. Com isso, a empresa conquistou uma redução de 75% no tempo gasto no processo completo, desde a prestação de contas até a reposição de valores aos cartões. Ampliando horizontes por meio da língua inglesa Com 58 anos de […]
Juliana Vasconcelos
12/06/2024
9 min de leitura
Viagens Corporativas

OBTs: como usar essas ferramentas na gestão de viagens corporativas?

Descubra como as Online Booking Tools (OBTs) revolucionam a gestão de viagens corporativas, automatizando processos, oferecendo controle e proporcionando economia de tempo e recursos. Saiba como escolher a melhor OBT para sua empresa e otimize suas operações de viagem hoje! No mundo das viagens corporativas, otimização e controle são fundamentais para o sucesso operacional. Uma […]
Tarina Lemmi
11/06/2024
8 min de leitura
Controle de Combustível

Gestão de combustível: economia e eficiência para a sua empresa

A gestão de combustível é o controle e monitoramento do consumo de combustíveis em veículos ou frotas de uma empresa. Seu objetivo é otimizar o uso, reduzir custos e garantir eficiência operacional. Na dinâmica do mundo empresarial moderno, em que a gestão eficaz dos recursos é extremamente importante para o sucesso operacional e financeiro, o […]
Tarina Lemmi
06/06/2024
10 min de leitura
Receba as notícias mais relevantes sobre finanças diretamente no seu e-mail!
Fique por dentro de tudo que acontece no mercado financeiro e receba em primeira mão informações sobre as novidades.

    Ao enviar este formulário, declaro que li e aceito a Política de Privacidade.