Entenda o que são despesas e suas diferenças dos custos

As despesas são gastos financeiros que uma organização possui ao adquirir bens e serviços para a manutenção das suas atividades.
17 de agosto de 2023
8 min de leitura

As despesas e custos são termos que aparecem diariamente na rotina financeira dasr empresas. Contudo, ambos os conceitos ainda geram muita confusão entre gestores e profissionais da área de finanças, justamente por terem significados diferentes.

Por isso, é importante que o conceito de despesas e custos esteja bem claro para que você possa fazer o controle financeiro corretamente, evitando erros e equívocos na gestão financeira da sua empresa.

Pensando nisso, elaboramos um artigo completo sobre o que são despesas e custos, quais são as suas principais diferenças e as melhores dicas para fazer um ótimo controle de despesas. Vem com a gente!

O que são Despesas?

As despesas são gastos financeiros que uma organização possui ao adquirir bens, serviços ou recursos essenciais para a manutenção das suas atividades ou metas. 

Dessa forma, elas estão associadas com a administração de um negócio, mas não estão relacionadas diretamente com a produção efetiva da empresa.

Quais são os tipos de despesa?

As despesas são classificadas em 5 principais tipos, sendo que cada um deles possui diferentes características e funcionalidades. 

Confira quais são nos tópicos abaixo:

Despesas fixas

As despesas fixas são aquelas que acontecem de maneira regular e, muitas vezes, são previsíveis, já que não estão associadas com alteração no processo produtivo ou com as variações de receitas da companhia.

Despesas variáveis

Já as despesas variáveis, são os gastos influenciados pelas oscilações no volume de produção, vendas ou mesmo das operações comerciais de uma empresa, podendo aumentar ou diminuir conforme as mudanças no setor produtivo. 

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Despesas operacionais

As despesas operacionais, como o próprio nome sugere, estão relacionadas aos gastos necessários para a manutenção das operações essenciais de uma organização.

Elas não estão diretamente associadas com a produção, mas são importantíssimas para manter as atividades, gestão e a infraestrutura da empresa. 

Nesse caso, as despesas operacionais variam de acordo com o ramo de atuação da organização, porte e outros aspectos. 

Despesas não operacionais

As despesas não operacionais são gastos que não estão ligados relacionados com as operações centrais de uma empresa.

Elas são consideradas não recorrentes, ou seja, as despesas não operacionais não estão incluídas nos custos essenciais para garantir a manutenção do negócio. 

Despesas pré-operacionais

As despesas pré-operacionais são aquelas que uma empresa possui antes mesmo de iniciar suas operações comerciais. 

De forma geral, esse tipo de despesa está relacionado com o processo de planejamento, preparação e estabelecimento da empresa como, por exemplo, pesquisa de mercado,  licenças e autorizações, entre outros.

Quais os principais exemplos de Despesas?

As despesas estão associadas com todas as operações executadas por uma empresa de maneira geral.

Sendo assim, podemos citar como exemplo: gastos com aluguel, salários de colaboradores, contas de consumo, como energia e internet, gastos com alimentação para funcionários, custos do setor comercial, materiais de escritório, etc. 

Qual a importância de classificar as Despesas corretamente?

Classificar as despesas de maneira correta é essencial para garantir uma gestão financeira eficaz e uma tomada de decisão mais segura e bem embasada.

Essa categorização possibilita que a empresa tenha um conhecimento claro sobre onde os recursos estão sendo empregados, o que facilita a identificação dos setores que possuem gastos elevados, ineficiências ou até mesmo oportunidades de economia. 

Além disso, fazer a classificação correta das despesas é essencial para calcular os custos reais do setor produtivo, possibilitando uma precificação mais correta e margens de lucro de fato realistas. 

Ao classificar as despesas corretamente, você consegue elaborar relatórios financeiros muito mais precisos e ter uma prestação de contas transparente e correta.

Qual a diferença entre custos e Despesas?

Custos e despesas, embora estejam relacionados aos gastos de uma organização, são conceitos da área financeira com significados distintos.

Os custos são, basicamente, os gastos associados à produção de bens ou serviços comercializados por uma companhia, sendo importantíssimos para a fabricação de produtos ou para a prestação de serviços.

Entre os principais exemplos de custos estão a mão de obra direta e matéria-prima. 

Já as despesas referem-se aos gastos essenciais para manter a operação de uma empresa e que não estão ligados com a produção. De toda forma, elas fazem parte dos custos gerais de uma organização. 

Dicas para fazer um ótimo controle das Despesas

Além de entender a diferença entre despesas e custos, é importante que o controle das despesas seja feito de maneira correta para garantir a saúde financeira da sua empresa. 

Confira algumas dicas para ter um controle de despesas efetivo:

  • Elabore um orçamento detalhado que reúna todas as despesas operacionais e fixas da sua companhia.
  • Para uma boa gestão financeira, classifique as despesas de maneira objetiva, pois isso facilitará um maior controle e otimização dos gastos.
  • Invista em tecnologia, como sistemas ou ferramentas que permitam um acompanhamento mais detalhado de todas as despesas.
  • Estabeleça limites para gastos em diferentes categorias e faça um acompanhamento do cumprimento dessas metas
  • Implemente um processo de aprovação para todas as despesas, para que elas possam ser justificadas de forma adequada e, assim, autorizadas pelos gestores.
  • Identifique setores com altos níveis de desperdício, como consumo excessivo de energia, por exemplo. A intenção é implementar ações para reduzir gastos desnecessários.
  • Monitore de perto os custos de produção para garantir maior controle e evitar um aumento excessivo dos gastos.
  • Faça avaliações regulares das despesas para encontrar tendências e oportunidades de melhoria.
  • Acompanhe de maneira efetiva as despesas variáveis, como gastos com publicidade e viagens corporativas, para reduzir os custos de maneira coerente e satisfatória.

Conclusão

Depois de ler o nosso artigo, ficou mais claro compreender as diferenças entre despesas e custos e saber como fazer um controle efetivo desses gastos, não é mesmo? 

Então, lembre-se sempre de controlar despesas de forma eficaz para manter a saúde financeira da sua empresa em dia, garantindo a rentabilidade e possibilitando investimentos em setores certos que são capazes de propiciar um crescimento sustentável do negócio. 

Se você se interessa por esse e outros assuntos do universo financeiro empresarial, não deixe de acompanhar o nosso blog, pois trazemos conteúdos relevantes sobre o setor semanalmente.

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Tarina Lemmi
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