Entenda o que é Gestão Financeira e para que serve

A gestão financeira é a combinação de atividades de planejamento, análise, controle e monitoramento destinados aos recursos financeiros.
20 de junho de 2023
20 min de leitura

O modo como as empresas se organizam em relação à própria gestão financeira impacta diretamente em seu sucesso. 

Isso porque, a gestão financeira envolve um conjunto de decisões sobre planejamento que vão ser cruciais para os resultados da empresa. 

Se essas decisões forem tomadas com cautela, o resultado pode ser a otimização de lucros e resultados. A seguir, entenda mais sobre gestão financeira e seu gestor e acompanhe 10 dicas para se organizar!

orçamento empresarial
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O que é Gestão Financeira?

A gestão financeira é a combinação de atividades de planejamento, análise, controle e monitoramento destinados aos recursos e indicadores financeiros de uma empresa.

Com base nos dados analisados, o gestor financeiro deve conseguir fazer o planejamento para recursos e indicadores. Em seguida, poder monitorar e controlar as ações tomadas, de forma a visar a otimização da empresa.

Para que serve a Gestão Financeira?

A gestão financeira possibilita a eficiência e a sustentabilidade de longo prazo da empresa. Entenda como isso ocorre!

Planejar

A gestão financeira auxilia no desenvolvimento de um plano estratégico financeiro, incluindo projeções de receitas e despesas, orçamento de capital, estratégias de investimento e financiamento. 

Isso permite que o negócio tenha uma visão clara de suas metas financeiras e desenvolva estratégias para alcançá-las.

Controlar

Esse tipo de gestão monitora de perto as finanças corporativas, acompanhando receitas, despesas, fluxo de caixa, ciclo operacional e outros indicadores financeiros

Assim, é possível identificar se existem problemas de ordem financeira, como baixa rentabilidade, aumento de custos ou inadimplência — tomando medidas corretivas a tempo.

Analisar

A gestão financeira analisa a viabilidade de determinado projeto financeiramente, antes dele ser iniciado. Desse jeito, ela identifica se ele tende a trazer retornos adequados.

Para isso, o gerenciamento efetua cálculos de taxa de retorno, payback, valor presente líquido (VPL) e outras métricas financeiras.

Investir

A gestão financeira avalia a viabilidade e o potencial de oportunidades de investimento. Isso envolve a análise de projetos, riscos, retorno esperado e comparação com o custo de capital da empresa. 

Em outras palavras, esse gerenciamento permite identificar os investimentos mais atraentes e alinhados com os objetivos estratégicos da organização.

Quais processos estão envolvidos na Gestão Financeira?

A gestão financeira envolve uma variedade de processos, como gestão de capital de giro, análise de desempenho, controle financeiro e muito mais. Entenda os detalhes a seguir!

Planejamento financeiro

O planejamento financeiro envolve a definição dos objetivos financeiros da organização e o desenvolvimento de estratégias para alcançá-los. 

Isso inclui a elaboração de um plano financeiro abrangente, estabelecendo metas de curto e longo prazo, projeções financeiras, orçamentos e estratégias de financiamento.

Análise e gerenciamento de riscos

A análise de riscos financeiros identifica, avalia e mitiga os riscos que podem afetar as finanças da organização. Entre eles:

  • riscos de mercado – como mudança nas preferências dos consumidores, flutuações nos preços das matérias-primas, catástrofes naturais etc;
  • riscos de crédito – como inadimplência, atraso no pagamento, gerenciamento de cobranças etc;
  • riscos operacionais – erros e falhas humanas, mudanças tecnológicas etc;
  • riscos cambiais – referem-se às variações nas taxas de câmbio que podem afetar as operações e as finanças de uma empresa.

Assim, a gestão de riscos busca reduzir a exposição às possíveis ameaças do empreendimento, desenvolvendo estratégias adequadas.

Gestão do capital de giro

A gestão do capital de giro envolve o monitoramento e a administração dos recursos esperados para serem convertidos em dinheiro ou consumidos no curto prazo. 

Por exemplo: contas a receber, depósitos bancários, bens ou produtos em estoque, etc.

Assim, gerenciar esses recursos ajuda a garantir a disponibilidade de capital suficiente para as operações diárias. Logo, o gerenciamento do capital de giro envolve ciclo de caixa, controle de estoque, contas a pagar e receber, tomada de decisões sobre financiamento de curto prazo, etc.

Tomada de decisão de investimento

A tomada de decisões de investimento envolve avaliar oportunidades, conduzir análises de viabilidade, avaliar riscos e retornos esperados, etc. 

Tudo isso contribui para a tomada de decisões sobre a alocação de recursos que é definida a partir da estratégia de gestão financeira.

Controle financeiro e relatórios

O controle financeiro é um processo contínuo que inclui monitoramento das atividades econômicas para garantir o cumprimento de políticas, procedimentos e regulamentos. 

Para isso, é preciso implementar sistemas de controle interno, comparar e ajustar os registros financeiros, fazer auditorias internas e gerar relatórios precisos e oportunos.

Análise de desempenho e relatórios

A análise de desempenho financeiro engloba análise e interpretação de indicadores, como fluxo de caixa, lucratividade, rentabilidade, liquidez e alavancagem. 

Gerar relatórios financeiros, como balanços patrimoniais e demonstrações de resultados, fornece informações cruciais para avaliar o desempenho financeiro e tomar decisões embasadas.

Financiamento e gestão de recursos 

A gestão financeira também abrange o processo de obtenção e gestão de recursos da organização. 

Isso inclui identificar fontes de financiamento, negociar empréstimos ou linhas de crédito, gerir relações com investidores e implementar estratégias de captação de dinheiro.

Como a Gestão Financeira impacta os negócios?

A gestão financeira contribui para a saúde financeira, a competitividade e o crescimento sustentável da organização. A seguir, acompanhe mais detalhes dos impactos trazidos!

Tomada de decisões informadas

A gestão financeira fornece informações e análises que permitem tomadas de decisões embasadas, aumentando as chances de sucesso e reduzindo os riscos de perdas financeiras.

É o caso das relacionadas aos investimentos, expansão de negócios, desenvolvimento de produtos, fusões e aquisições, além de decisões operacionais do dia a dia.

Planejamento estratégico

A gestão financeira ajuda a definir metas e objetivos realistas, além de desenvolver estratégias para alcançá-los. 

Isso permite que as empresas se posicionem de forma competitiva no mercado, busquem oportunidades de crescimento e se adaptem às mudanças nas condições econômicas.

Maximização do retorno sobre o investimento

A gestão financeira busca maximizar o retorno sobre o investimento com uma análise cuidadosa de oportunidades de investimento, alocação eficiente de recursos e gestão de riscos. Com isso, é possível ter retornos mais altos para a organização.

Gerenciamento do fluxo de caixa

A gestão financeira controla o fluxo de caixa da organização ao monitorar entradas e saídas de dinheiro, garantindo que haja fundos suficientes para cobrir as obrigações financeiras. 

Assim, um bom gerenciamento do fluxo de caixa mantém a saúde financeira da empresa e evita problemas de liquidez.

Controle de custos e otimização de recursos

A gestão financeira ajuda a controlar os custos e otimizar o uso dos recursos da organização. Isso ocorre com: 

  • monitoramento e análise dos custos operacionais; 
  • identificação de áreas onde os gastos podem ser reduzidos ou otimizados; incluindo negociação com fornecedores; 
  • implementação de medidas de controle de custos. 

Logo, o controle eficaz dos custos contribui para melhorar a rentabilidade e a eficiência financeira da empresa.

Acesso a recursos financeiros

Uma gestão financeira eficiente ajuda a garantir o acesso a recursos necessários para o crescimento e a operação da organização. Isso inclui:

  • identificação de fontes de financiamento;
  • negociação de empréstimos e linhas de crédito;
  • gestão de relacionamentos com bancos e investidores;
  • disponibilização de informações financeiras claras e confiáveis. 
gestão financeira

Qual a importância da Gestão Financeira?

Os principais objetivos da gestão financeira são:

  • Honrar os compromissos financeiros da empresa;
  • Gerir os recursos financeiros;
  • Gerar rentabilidade no negócio;
  • Alcançar metas da empresa. 

Uma gestão financeira de sucesso ajuda a melhorar o lucro da empresa, aumentar o patrimônio e ainda, indicar o caminho para que isso aconteça. 

Portanto, como a gestão financeira se organiza impacta diretamente na sobrevivência e no crescimento do negócio. 

Confira a seguir as atividades e o perfil do gestor financeiro. 

Vamos mostrar ainda como se organizar financeiramente e como se organizar no trabalho para que haja sucesso na gestão financeira!

O que faz o gestor financeiro?

O gestor financeiro é o líder do departamento financeiro de uma empresa. 

As obrigações do gestor financeiro e como ele se organiza vão variar conforme o tamanho da empresa.

Por exemplo:em pequenas empresas, além de realizar planejamento e análises, o gestor financeiro também é responsável por atividades operacionais e rotinas administrativas. 

Em empresas maiores, o gestor financeiro possui uma equipe maior, que o permite se dedicar mais às atividades estratégicas de planejamento, análise e controle. 

De maneira geral, as obrigações dos gestores financeiros podem incluir: 

  • Planejar o uso de recursos financeiros;
  • Analisar demonstrativos da empresa;
  • Analisar a viabilidade de projetos, serviços e produtos;
  • Fazer aplicações rentáveis;
  • Analisar a viabilidade novos negócios;
  • Monitorar e analisar indicadores de desempenho e de objetivos (KPIs e OKRs);
  • Monitorar e gerir processos do departamento financeiro;
  • Gerir a sua equipe (liderar, delegar atividades, acompanhar desempenho e resultados);
  • Ser responsável pelo controle do fluxo de caixa, contas a pagar e a receber, e faturamento;
  • Acompanhar tendências do setor;
  • Prestar contas e apresentar relatórios financeiros para a direção da empresa;
  • Administrar os recursos do próprio departamento;
  • Relacionar-se com fornecedores;
  • Participar de processos de tomada de decisão na organização;
  • Realizar análises de mercado;
  • Otimizar o orçamento;
  • Aprovar transações financeiras;
  • Realizar auditorias internas;
  • Manter em dia obrigações fiscais.

As atividades mais valiosas do gestor financeiro são as atividades de análise e planejamento – as quais conduzem a mudanças e otimizações. 

Quando o gestor financeiro se dedica a esse tipo de atividade estratégica ele pode identificar informações valiosas, por exemplo, a viabilidade de cada projeto e as atividades mais onerosas que podem ser otimizadas. 

Assim, é o gestor financeiro quem fica responsável por apontar mudanças, atividades e ferramentas que permitam melhorar a produtividade, reduzir custos e maximizar valor. Além disso, se organiza para que essas sejam implementadas. 

Dessa forma, o gestor financeiro impacta diretamente em como as empresas se organizam. 

Por isso, é importante que esse profissional se mantenha atualizado e desenvolva diversas habilidades.

Não deixe de conferir nosso artigo sobre dicas de cursos para se atualizar dentro da carreira financeira.

Qual o perfil do gestor financeiro?

Além de conhecimento técnico sobre atividades relacionadas a planejamento financeiro, orçamento, fluxo de caixa, contas a pagar e a receber, faturamento e outras, o gestor financeiro é antes de tudo um gestor. 

Assim, o gestor financeiro deve ter competências como:

  • Facilidade em trabalhar com números;
  • Saber se organizar;
  • Conhecimento do cenário econômico da empresa;
  • Perfil analítico; 
  • Boa comunicação interpessoal;
  • Pró-atividade
  • Saber delegar tarefas
  • Ter uma visão holística do negócio

Veja também: Gestão patrimonial: como ser eficiente ao reduzir custos?

Além disso, os tempos mudaram e todo líder de finanças deve saber que seu papel não é mais apenas cuidar dos custos da empresa e liderar a equipe financeira. 

O CFO (Chief Financial Officer) moderno tem diversas novas tarefas para liderar a inovação no departamento financeiro de sua empresa.

O CFO tem assumido cada vez mais um papel estratégico fundamental nas organizações, e se tornado um importante catalisador de mudanças e inovação.

Em empresas pequenas, é muito comum que o diretor seja o próprio gestor financeiro e/ou ainda realize atividades operacionais. 

Nessas organizações é ainda mais primordial se organizar e buscar formas de otimizar a gestão financeira. 

Confira a seguir dicas para se organizar melhor na gestão financeira!

10 dicas para se organizar melhor na gerência financeira

Para te ajudar a organizar melhor a gestão financeira da sua empresa, confira as 10 melhores dicas, que selecionamos para você!

1. Invista em atividades de planejamento

O planejamento tem um poder expressivo em uma empresa nas mais diversas áreas. 

Mesmo que possua atividades rotineiras que tomam tempo, um bom planejamento pode ajudar a economizar tempo. 

Isso porque o planejamento estrutura melhor as atividades e faz com que até mesmo as atividades de rotina tornem-se mais organizadas e menos onerosas.

É durante o planejamento financeiro que se organizam os recursos e que se definem as metas de faturamento, limite de gastos e outros tópicos. 

Não é só o planejamento financeiro que importa, mas também o planejamento das atividades da equipe. 

Este serve para definir as entregas, as atividades, cronograma e recursos necessários para realizar as tarefas. 

2. Defina indicadores para acompanhar

A definição de KPIs (Key Performance Indicator) é essencial para avaliar o desempenho da gestão financeira e auxiliar em projeções e planejamento para o futuro. 

Os KPIs são as métricas mais relevantes para a sua estratégia. Ou seja, varia conforme os objetivos de cada negócio. 

Faça um levantamento de quais são os indicadores mais importantes para a gestão financeira

Definir os KPIs ajuda a se organizar em relação a quais atividades e indicadores merecem mais atenção para alcançar metas e objetivos. 

Aprenda a analisar o desempenho completo de uma empresa a partir de suas informações financeiras no Curso de Análise de Indicadores Financeiros!

3. Estruture e otimize o processo de fechamento de mês

Ter um processo de fechamento de mês bem definido ajuda a equipe financeira a se organizar. 

Como o fechamento de mês é um período de alta demanda, organizar e otimizar esse processo faz com que o fechamento de mês seja realizado sem prejudicar demais tarefas que devem estar em andamento.

4. Faça orçamento empresarial

O orçamento empresarial é uma espécie de documento que reúne tudo sobre as finanças da empresa: quais são os seus gastos, projeção de recebíveis e cenário geral para os próximos meses. 

Ou seja, é uma atividade de planejamento que impacta em como se organizar financeiramente. 

Confira mais em nosso guia Tudo sobre orçamento empresarial!

5. Mantenha controle sobre entradas e saídas diariamente

É durante o processo de conciliação e na elaboração do fluxo de caixa que se organizam as entradas e saídas do negócio. 

O controle de entradas e saídas, bem como do fluxo de caixa deve ser feito diariamente. Não deixe para depois. 

Conferir entradas e saídas depois de certo tempo pode demandar mais tempo e pode haver perda de informações, como a perda de comprovantes fiscais

Além disso, reduz-se o risco de desconsiderar pequenas despesas cotidianas. 

6. Invista em atividades de análise 

Como organizar um negócio? As atividades de análise de processos são essenciais para entender como se organizar. 

As análises de indicadores, livros e relatórios financeiros são primordiais para entender como se organizar os recursos, por sua vez. 

Assim, crie relatórios relevantes, avalie o desempenho dos processos e da equipe. Faça também autoavaliação. 

Além disso, tenha um processo bem definido para a elaboração de relatórios financeiros – com prazos, indicadores e padrões pré-estabelecidos. 

7. Invista em tecnologias e automatize processos

Investir em tecnologia ajuda a se organizar no trabalho. 

Tecnologias de gestão de tarefas, por exemplo, permitem definir fluxos de trabalho, acompanhar o andamento das atividades e os prazos. 

Softwares de gestão financeira, por exemplo, permitem integrar contas bancárias, cartões, faturamento e outras variáveis e documentos da gestão financeira – centralizando informações. 

Há também apps de análise que ajudam a criar relatórios financeiros relevantes. 

Apps de gestão de despesas, como o VExpenses, facilitam o processo de prestação de contas e aprovação de reembolsos. 

Ou seja, a tecnologia é uma grande aliada para se organizar e organizar recursos – bem como poupar tempo. 

As tecnologias permitem automatizar processos para que a equipe dedique-se a atividades mais relevantes. 

Portanto, faça um mapeamento de processos e identifique quais etapas podem ser automatizadas com o auxílio de tecnologias. 

Investir em tecnologias é uma das maneiras de se organizar e aumentar a produtividade na gestão.  

Sem falar no alto potencial de economia que o investimento em inovações tecnológicas traz para a empresa.

8. Organize suas próprias atividades e as da equipe

Como você se organiza no dia a dia? E a sua equipe?

É essencial organizar prazos de atividades fixas para que sua equipe tenha maior liberdade para organizar as rotinas diárias. Assim, você favorece a autogestão e foca em monitorar as entregas em si. 

Além disso, você deve se organizar. Normalmente, o cotidiano dos gestores sofre interrupções e envolve maior contato com outras pessoas. 

Por isso, faça uma lista de atividades próprias diária e organize suas prioridades.

Faça reuniões apenas quando necessário. Para a equipe, que realiza mais atividades operacionais, muitas reuniões podem sugar o tempo de “deep work” – ou seja, o trabalho aprofundado, prejudicando a produtividade. 

No entanto, reuniões de 10 a 15 minutos no início ou fim do dia, entre você e sua equipe, pode ser interessante para alinhamento sobre as atividades. 

Defina também checkpoints de projetos. Os checkpoints são entregas parciais de um projeto, nos quais realizar conferência e alinhamento podem ajudar no desenvolvimento de outras etapas. 

Assim, ajudam a se organizar e a organizar os próximos passos.

9. Organize as informações

Organizar as informações ajuda a equipe a se organizar no trabalho. 

As informações necessárias para as atividades devem estar claras e disponíveis, o que economiza tempo dos envolvidos. 

Para organizar informações, priorize armazená-las em ambiente eletrônico, como armazenamento em nuvem. Ordene os arquivos conforme for coerente e invista na redução de papéis na empresa

Além de melhorar a segurança das informações, o armazenamento eletrônico facilita encontrar as informações no dia a dia. 

10. Delegue atividades e compartilhe responsabilidades

Como se organizar no trabalho quando não há tempo para isso?

Avalie suas atividades e veja quais você pode delegar a outras pessoas e quais responsabilidades podem ser compartilhadas. 

Às vezes, tendemos a querer resolver coisas simples sozinhos: “é rapidinho”, “é muito simples”. 

No entanto, o conjunto de atividades simples, podem se tornar tarefas invisíveis e sugar o nosso tempo para atividades mais relevantes. 

Por isso é importante compartilhar responsabilidades e delegar atividades para se organizar melhor. 

Veja também: Despesas comerciais e administrativas: saiba como melhorar sua gestão

Quais são as consequências de uma má Gestão Financeira?

Uma má gestão financeira pode gerar várias consequências negativas para uma empresa, como:

  • falta de dinheiro para pagar fornecedores, funcionários, empréstimos realizados e outras obrigações financeiras;
  • endividamento excessivo, sobrecarregando a empresa com pagamentos de juros;
  • perda de oportunidades de investimento para expansão do negócio; ineficiências nas operações comerciais, como desperdícios de recursos e altos custos de produção;
  • decisões financeiras baseadas em informações imprecisas, desatualizadas ou incompletas;
  • baixa credibilidade junto a investidores e credores, dificultando a obtenção de financiamentos e parcerias importantes.

Quais são os erros mais comuns na Gestão Financeira de uma empresa?

Existem diversos erros comuns na gestão financeira de uma empresa. A seguir, conheça os mais frequentes!

Não analisar com frequência o desempenho

Muitas empresas falham ao não analisar regularmente sua situação financeira e ao não produzir relatórios financeiros precisos. Isso dificulta a identificação de tendências, problemas financeiros e oportunidades de melhoria.

Misturar finanças pessoais com as da empresa

Misturar finanças pessoais com as da empresa dificulta ter uma visão clara da situação financeira real do negócio. 

Consequentemente, isso pode levar a decisões financeiras equivocadas, por causa de distorções nas contas, além do maior risco de erros nos registros contábeis. 

Não ter controle sobre o estoque

Sem um controle adequado, é difícil saber a quantidade exata de produtos ou materiais disponíveis no estoque. 

Isso pode levar a problemas como a obsolescência de produtos, quando itens não vendidos se tornam ultrapassados ou vencem, resultando em perda financeira.

Além disso, um estoque excessivo ocupa espaço desnecessário, o que gera custos de armazenamento e aumenta o risco de perdas por deterioração ou roubo.

Desconsiderar o capital de giro

O capital de giro é fundamental para a empresa ter dinheiro disponível para pagar fornecedores, despesas operacionais, salários e outras obrigações no curto prazo. 

Então, ao desconsiderá-lo, a empresa pode enfrentar dificuldades de liquidez, não tendo recursos suficientes para cumprir com suas obrigações financeiras.

Por que os resultados devem ser analisados regularmente?

Os resultados devem ser analisados regularmente, não sendo uma etapa com início, meio e fim. Isso é importante por várias razões importantes, como:

  • monitoramento do desempenho – ao comparar os resultados atuais com os períodos anteriores para avaliar se a empresa está progredindo em direção às metas e objetivos estabelecidos;
  • identificação de problemas e oportunidades – essa análise também ajuda a identificar oportunidades de melhoria, como áreas de negócio mais lucrativas, eficiências operacionais ou possíveis investimentos;
  • ajustes e correções – por exemplo, se os resultados mostraram que os custos estão acima do esperado, pode ser necessário implementar medidas de controle de custos;
  • planejamento futuro – com base nos resultados e nas tendências identificadas, é possível ajustar as estratégias, estabelecer metas realistas, desenvolver planos de ação e alocação de recursos, e antecipar desafios e oportunidades futuras;

Conclusão

Então, tirou as suas principais dúvidas sobre a gestão financeira? Como visto, esse gerenciamento é um aliado no crescimento do negócio e controle das contas. Assim, siga as dicas mencionadas.

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Tarina Lemmi
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