Buscando promover o consumo e o aumento das vendas, o mercado financeiro tem disponibilizado novos modelos de pagamentos que beneficiam empresários e clientes. Uma dessas opções é a de pagamento recorrente.
O pagamento recorrente permite que a cobrança no cartão de crédito do cliente seja feita mensalmente sem comprometer o seu limite. Dessa forma, as cobranças na fatura serão realizadas de maneira programada enquanto durar o contrato.
Porém, muitas dúvidas ainda permeiam o assunto, por exemplo, qual o melhor método para pagar essas compras, como controlar essas despesas e como esse procedimento funciona.
Dessa maneira, preparamos este material para te auxiliar a entender melhor sobre como funciona o pagamento recorrente, os possíveis métodos para realizá-lo e dicas sobre o controle dessas despesas. Confira e tenha uma boa leitura!
Como funciona uma cobrança recorrente?
A cobrança recorrente é o pagamento mensal de um valor estabelecido em contrato por um certo período de tempo de serviços. Portanto, funciona de maneira semelhante ao plano de assinatura.
Trata-se de um meio de pagamento prático, simples e seguro, tanto para o cliente, como para o fornecedor do produto ou serviço.
No caso de cobranças no cartão de crédito, por exemplo, ela é feita de maneira periódica, automática e contínua. Sendo assim, não depende de funções manuais ou burocracias. Dessa forma, o débito é feito mensalmente, em uma data pré-estabelecida.
Dentre os diversos segmentos e empresas que já utilizam este tipo de pagamento, estão:
- Academias;
- Funerárias;
- Empresas de telefonia;
- Streamings;
- Empresas de consultoria;
- Entre muitas outras.
Vale ressaltar que, além de ser um método muito comum de cobrança optado pelos clientes, muitas empresas também têm escolhido e praticado este método de pagamento. Afinal, elas podem utilizá-lo para o pagamento de suas despesas e outras operações financeiras.
Qual a diferença entre parcelamento e pagamento recorrente?
A proposta de pagamento mensal de um valor pré-estabelecido se aproxima muito do famoso parcelamento. No entanto, existem algumas diferenças marcantes entre esses dois métodos.
O parcelamento é um método de pagamento em que o limite do cartão de crédito fica comprometido, visto que a operadora realiza o faturamento da quantia total.
Já a compra recorrente não compromete o limite, cobrando apenas o valor mensal. Além disso, o pagamento de maneira recorrente apresenta algumas vantagens, como:
- Menor risco de inadimplência;
- Maior chance de adesão por novos clientes;
- Previsibilidade financeira para a empresa.
O que é o pagamento em crédito recorrente?
Uma das formas mais práticas de compra recorrente é a cobrança no cartão de crédito. Nessa modalidade, o débito no cartão é feito automaticamente, na data e no valor pré-estabelecidos, sem que a empresa ou cliente precise ser lembrado.
Então, ao contratar o serviço, o valor da mensalidade será lançado todos os meses no cartão de crédito enquanto durar o contrato. Isso é feito sem comprometer o limite.
Um exemplo prático seria: um cliente contrata um plano com duração de 5 meses por 500 reais em uma academia, com a cobrança recorrente.
Durante os 5 meses, serão cobrados 100 reais mensais na sua fatura sem que o seu limite de 3000 mil reais seja reduzido a 2500 no ato da compra, como no parcelamento.
No caso de uma empresa, por exemplo, a contratação de um serviço de Tecnologia da Informação (TI) pode ser feita por meio de um cartão corporativo sem o comprometimento do limite.
Além disso, a empresa não precisaria realizar o pagamento de um boleto ou carnê, evitando deslocamentos e possíveis atrasos. Dentre outros benefícios, estão:
- Permite que a empresa tenha um fluxo de caixa previsível;
- Reduz a chance de inadimplências;
- Aumenta a segurança de dados;
- Facilita cobranças.
Quais serviços corporativos utilizam esse pagamento?
Além dos serviços de streaming, academias e outros segmentos, os serviços corporativos também aderem a esse método de pagamento. Assim, podem ampliar os benefícios da utilização desse serviço por empresas.
Alguns exemplos de serviços corporativos que já utilizam esse tipo de pagamento, são:
- Escritórios de contabilidade;
- Serviços de Software;
- Serviços de consultoria empresarial;
- Fornecedores.
Como fazer um pagamento recorrente na empresa?
O pagamento recorrente pode ser realizado de diferentes maneiras. Isso porque existem diversos métodos disponíveis capazes de atender às necessidades de cada cliente ou empresa.
Dessa forma, o débito pode ser feito por boletos, carnês ou cartões de crédito. Confira, a seguir, como funcionam cada uma dessas opções e quais as diferenças entre elas!
1. Boleto bancário
O boleto é uma ferramenta bastante difundida no mercado, pois proporciona praticidade e segurança para o cliente.
Trata-se de uma forma de pagamento importante para aqueles que não possuem cartão de crédito, possuem limites pequenos ou, ainda, não têm conta bancária.
No entanto, o boleto apresenta desvantagens para o processo de vendas. Por exemplo, o tempo para a aprovação e para dar baixa no pagamento, que pode levar até 5 dias.
Além disso, para aqueles que não possuem conta bancária o pagamento não poderá ser feito de maneira online, sendo necessário ir até uma agência bancária ou casa lotérica.
2. Cartão de crédito
Como já citamos, o cartão de crédito é outra possibilidade para a realização do pagamento recorrente. Ele tem como maior benefício a garantia do pagamento e a sistematização dos processos.
Nesse sentido, as chances de atraso ou esquecimento do pagamento são menores. Isso evita a suspensão do serviço ou a cobrança de juros, como pode ocorrer no caso dos boletos.
No mais, o cartão confere segurança e comodidade, tanto ao cliente, como às empresas que utilizam esse método. Isso porque ele oferece a possibilidade de maior controle sobre a sua receita e gastos mensais.
O uso de um cartão PJ é uma ótima opção para empresas que desejam manter despesas na cobrança recorrente. Portanto, escolha um cartão que atenda às suas necessidades.
O cartão corporativo PJ do VExpenses, por exemplo, proporciona autonomia para os diversos departamentos da empresa. Isso porque eles podem realizar pagamentos das despesas necessárias para a realização do trabalho sem comprometer o limite ou precisar se preocupar com a data de vencimento.
Ao mesmo tempo, também é possível manter o controle e a centralização da gestão de contas a pagar. Por meio dele, a empresa pode utilizar o método de pagamento de forma recorrente.
3. Carnês de pagamentos
Além dos boletos e cartões de crédito, o carnê é uma opção indicada para o cliente ou empresa que precisa parcelar, mas sem utilizar o cartão de crédito.
Trata-se de um método semelhante ao boleto, onde é possível parcelar a compra estipulando a data de vencimento e o valor.
Dessa forma, todos os documentos são emitidos de uma única vez. Isso reduz as chances de inadimplência e permite a escolha da melhor data de vencimento para efetuar o pagamento do carnê.
Vale ressaltar que pagamento recorrente e débito recorrente não são a mesma coisa. O débito retira o dinheiro da conta bancária do comprador de maneira imediata, enquanto a cobrança no crédito é lançada para pagamento junto a fatura na data de vencimento.
Quais as vantagens do pagamento recorrente para a gestão financeira da empresa?
Definitivamente, a opção de pagamento feito de forma recorrente passou a ser uma das opções mais comuns no mercado. Afinal, vem sendo implementada de maneira gradual e acentuada no mundo corporativo.
As limitações antes apresentadas foram diminuídas e diversas empresas adotaram o pagamento recorrente em sua rotina.
Além dos benefícios já citados, como previsibilidade e redução das inadimplências, as vantagens do pagamento recorrente alcançam o nível de gestão financeira das empresas, com benefícios como:
- Permite o planejamento antecipado e controle financeiro adequado, garantindo certa previsibilidade nas cobranças e redução dos juros;
- Processos de cobrança automatizados e com maior praticidade;
- Centralização da gestão de despesas;
- Aumento do crédito disponível para outras despesas da corporação;
- Mais controle e transparência da gestão;
- Acesso a preços diferenciados em planos e assinaturas;
- Acúmulo de benefícios como milhas, prêmios e descontos.
Dessa forma, a previsibilidade e o planejamento antecipado dos gastos com o pagamento recorrente com o cartão de crédito permite a redução das despesas indesejadas. Isso inclui juros, inadimplências e até mesmo locomoção para a resolução de burocracias.
A recorrência no cartão pode ser uma boa opção para o gerenciamento das movimentações financeiras de uma empresa.
Afinal, proporciona maior poder de compra e maior agilidade e otimização dos processos. E na sua empresa, já utilizam pagamento recorrente para gerir alguma despesa?
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