A margem bruta é um indicador que possibilita que uma empresa conheça a rentabilidade do seu negócio em relação aos custos diretos de produção ou compra de produtos.
Isto é, com base nessa métrica, é possível avaliar se o negócio gera lucro suficiente para cobrir seus custos de produção e gerar retorno financeiro.
Caso a margem bruta indique que há perdas na companhia, é preciso fazer ajustes imediatos no seu departamento financeiro, a fim de garantir a continuidade do funcionamento do negócio.
Por outro lado, se essa métrica indicar que há ganhos, saiba que esse cenário permitirá que a empresa faça uma análise das melhores oportunidades para, assim, fazer os investimentos certos.
Vem com a gente e entenda o que é margem bruta, qual a sua importância e como calcular esse indicador!
O que é Margem Bruta?
A margem bruta é um indicador-chave de performance (KPI) que mensura a rentabilidade da empresa. A partir de seu resultado, você sabe quanto se ganha a cada venda realizada e qual foi o retorno de um investimento efetuado pela empresa.
O cálculo é feito após a diminuição de custos e despesas de produção, a fim de verificar o retorno do investimento. Dessa forma, é possível estudar possíveis reduções de custos e identificar a competitividade do mercado.
Caso haja insuficiência no lucro bruto, outros problemas tendem a aparecer no Demonstrativo de Resultados do Exercício (DRE), como, por exemplo: prejuízos no ganho líquido, nos seus processos financeiros e na viabilidade do negócio.
Esse KPI também impacta o fluxo de caixa. Isso porque, é possível compreender as saídas referentes a um produto e sua geração de lucro. A partir disso, fica mais fácil preparar a empresa para situações de imprevistos.
Para que serve a Margem Bruta?
A margem bruta serve para que a empresa conheça melhor a saúde financeira do seu negócio, consiga aumentar a sua previsibilidade e também para garantir que as tomadas de decisões sejam feitas de forma mais segura e correta.
Entenda melhor nos tópicos abaixo:
Conhecer a saúde financeira da empresa
Uma empresa que conhece profundamente o seu negócio, certamente terá mais chances de fazer com que a companhia cresça e se destaque no mercado.
No caso de empresas de pequeno e médio porte, esse indicador permite entender melhor qual a rentabilidade do negócio, possibilitando que a precificação de produtos e serviços seja feita de maneira correta e justa.
Aumentar a previsibilidade
Conhecer a margem bruta proporciona uma visão mais clara sobre o futuro do negócio. Isso porque, ao identificar esse número, você consegue prever quais os valores que precisa ter em caixa para suprir alguma necessidade financeira.
Melhorar a tomada de decisões
Como já mencionamos, conhecer a margem de lucro auxilia também em decisões mais seguras, já que é possível avaliar a viabilidade financeira do seu negócio e, assim, definir estratégias de precificação mais coerentes, além identificar quais são os produtos ou segmentos mais rentáveis, etc.
Qual a diferença entre margem líquida e Margem Bruta?
A margem bruta indica quanto a empresa ganha de lucro a cada venda realizada. Por sua vez, a margem líquida mostra quanto é obtido para cada real em faturamento, após a dedução de todas as despesas e impostos.
Portanto, a margem líquida considera somente o lucro líquido dividido pela receita líquida. Como esse cálculo exclui despesas e impostos, ele traz uma visão clara do quanto a empresa efetivamente ganhou.
Qual a diferença entre Margem Bruta e margem de contribuição?
A margem bruta e a margem de contribuição são duas métricas usadas para analisar a rentabilidade de um negócio, porém, elas são distintas.
A margem bruta mede a lucratividade de uma empresa antes de considerar outras informações financeiras, como custos operacionais, despesas gerais e administrativas. Ou seja, essa métrica indica o valor disponível para cobrir os custos fixos e gerar lucro.
Já a margem de contribuição é um indicador que leva em consideração os custos fixos e variáveis de uma empresa. Ela analisa a viabilidade de produtos ou serviços específicos, uma vez que mostra quanto cada unidade vendida contribui para cobrir os custos fixos e gerar lucro.
Ao conhecê-la, sua empresa consegue tomar decisões estratégicas com relação aos preços, volume de vendas e alocação de recursos.
Quais as diferenças entre lucro e margem de lucro?
Lucro e margem de lucro, embora tenham nomenclaturas parecidas, são métricas distintas.
O lucro é, basicamente, o valor total que uma empresa possui em caixa após deduzir todas as despesas e custos das receitas.
Ou seja, é uma métrica que indica o sucesso financeiro de um negócio, pois representa o valor monetário que resta após cumprir com todas as suas obrigações financeiras.
Por sua vez, a margem de lucro é uma métrica que indica a porcentagem de lucro em relação à receita total, sendo utilizada para analisar a rentabilidade de um negócio.
Veja também: O que é rentabilidade e como calcular
Como funciona a Margem Bruta?
A margem bruta funciona a partir de um cálculo que determina o retorno percentual atingido com as vendas realizadas por uma empresa. Esse dado é relevante para identificar gargalos na estratégia, que exigem ajustes.
Esse é o caso de produtos que estão com a margem bruta baixa. Nesses casos, costuma ser necessário revisar a precificação.
No entanto, também pode ser identificada a necessidade por uma gestão de despesas mais eficiente. Afinal, quanto menores forem os seus custos para chegar à venda, maior tende a ser a sua margem de lucro bruta.
Portanto, esse KPI influencia vários aspectos da empresa, desde o gerenciamento de custos até a definição do controle de compras, do estoque, de investimentos e da abertura de canais de venda.
Ou seja, muito pode ser identificado com a análise dessa métrica, especialmente em conjunto com outros indicadores.
Como calcular a Margem Bruta? Fórmula e exemplo prático
Para calcular a margem bruta, você precisa utilizar a seguinte fórmula:
Margem bruta = (lucro bruto ÷ receita líquida) x 100
Nesse cálculo, o lucro bruto representa o faturamento líquido menos os custos variáveis de um produto ou serviço. Ainda é preciso descontar as despesas e os custos variáveis relativos à produção.
Enquanto isso, a receita líquida é obtida com a soma das vendas brutas menos os descontos, abatimentos, devoluções e impostos aplicados sobre as operações.
Além desses dois fatores, é preciso saber que, normalmente, o resultado de lucro bruto dividido por receita líquida é menor do que 1. Isso é normal e justifica a multiplicação por 100, a fim de se chegar a um percentual.
Para entender melhor, veja o seguinte exemplo: a empresa X teve uma receita líquida de R$ 150.000. No entanto, teve custos de R$ 5.000 com matéria-prima, R$ 25.000 com mão de obra e R$ 15.000 com armazenamento e frete.
Isso significa que o lucro bruto foi de R$ 105.000. Esse resultado é obtido pela diminuição dos custos da receita líquida, ou seja:
Lucro bruto = R$ 105.000 – R$ 5.000 – R$ 25.000 – R$ 15.000
Lucro bruto = R$ 105.000
Assim, podemos aplicar os dados na fórmula da margem bruta. Veja:
Margem bruta = (R$ 105.000 ÷ R$ 150.000) x 100
Margem bruta = 0,7 x 100
Margem bruta = 70%
Nesse caso, a empresa teve uma margem bruta de 70%. Isso significa que, a cada R$ 1 vendido, R$ 0,70 são relativos ao lucro do negócio.
A questão é: como saber se esse é um bom resultado? Na verdade, não existe resposta certa, porque cada empresa e segmento de atuação são únicos e têm particularidades diferentes.
Portanto, é preciso fazer um benchmarking e considerar a estratégia e os objetivos organizacionais. De modo geral, você deve verificar o percentual médio do mercado no segmento da empresa.
A partir disso, é possível definir uma meta de margem bruta, sempre assegurando que o lucro seja maior do que os custos fixos. A base utilizada deve ser as seguintes regras:
- Custos fixos maiores do que o lucro bruto é prejuízo;
- Custos fixos menores do que o lucro bruto é lucratividade;
- Custos fixos iguais ao lucro bruto é estagnação.
Qual a importância da Margem Bruta para a saúde financeira da empresa?
A importância da margem bruta para a saúde financeira da empresa é verificar a eficiência da empresa e/ou de um projeto. O seu resultado ainda sinaliza se o funcionamento do negócio é viável.
Veja também: Por que a análise preditiva financeira é importante para o seu negócio
Portanto, esse indicador permite otimizar a gestão financeira do seu negócio. Afinal, você consegue identificar várias questões relevantes. Entre elas estão:
- Rentabilidade da empresa, que também ajuda a fazer uma precificação mais adequada;
- Previsibilidade, pois o empresário tem uma visão mais clara de futuro. Assim, pode identificar a quantia necessária para a realização de um projeto, por exemplo;
- Tomada de decisões, que se torna mais acertada. Isso porque você estrutura o planejamento coerentemente e define as estratégias certas para a sua empresa.
Na prática, saber como calcular a margem bruta permite saber se a empresa está alcançando os resultados esperados. Apesar disso, algumas empresas decidem manter a margem baixa ou negativa por determinado período.
No entanto, essa é uma ação estratégica e bem estruturada. Normalmente, essa decisão é tomada quando a empresa está entrando em um novo mercado.
Além disso, existe outro ponto relevante para a saúde financeira da empresa: a captação de recursos para investimentos. Seja em instituições financeiras, seja via investidores, aumentar a margem bruta é importante para conseguir o capital necessário.
Como melhorar a Margem Bruta? Dicas práticas e estratégias eficazes
Para saber como melhorar a margem bruta, é preciso adotar uma gestão estratégica e que aplique as ações certas. Veja quais são as dicas práticas e eficientes que fazem a diferença.
Otimize processos
É importante reorganizar os processos internos quando a margem de lucro bruta estiver baixa, sendo ainda mais relevante nos casos em que é impossível mexer na precificação.
Portanto, verifique as oportunidades de redução das despesas operacionais como, por exemplo, diminuição no aluguel, recuperação de tributos, economia nas contas de água, internet e luz.
Negocie com os fornecedores
Verifique a lista atual de fornecedores parceiros e tente encontrar condições de pagamento mais atrativas ou descontos nos preços negociados. Essa facilidade trará impactos positivos para a margem bruta.
Automatize a gestão financeira e de despesas
É fundamental automatizar tarefas manuais e repetitivas, a fim de reduzir custos. Isso porque, você diminui a necessidade de pessoal. Ou seja, pode contratar menos colaboradores.
Ao mesmo tempo, a equipe interna consegue focar as atividades estratégicas, que trarão verdadeiro resultado para o negócio. Por isso, vale a pena investir em fluxos de automação.
Nesse cenário, é importante usar uma solução específica para a gestão de despesas para todas as equipes. Isso ajudará a reduzir os custos e, como consequência, aumentar a margem bruta.
Qual o percentual ideal de Margem Bruta?
A verdade é que não há um percentual ideal de margem bruta que pode ser usado por empresas de todos os setores.
Isso acontece porque o percentual ideal deve levar em consideração os mais diversos fatores, como segmento, concorrência, perfil de negócio, estágio de crescimento, objetivos, etc.
Contudo, é importante ressaltar que uma margem bruta mais alta indica que a empresa tem maior rentabilidade em relação aos custos diretos de produção ou compra de produtos.
Por isso, é preciso considerar todos esses pontos para definir a margem ideal para seu modelo de negócio.
Como saber se a Margem Bruta da minha empresa é saudável?
Para saber se a margem bruta de um negócio é saudável, considere uma série de fatores, como concorrência, setor de atuação, metas financeiras estabelecidas, estrutura de custos do seu negócio, etc.
Uma dica é analisar a margem bruta das empresas que atuam na mesma área. Isso pode ser obtido por meio de pesquisas de mercado ou em associações do seu segmento.
Essa avaliação te ajudará a compreender se a margem bruta da sua empresa está no mesmo patamar da concorrência.
Para saber se a margem bruta da sua empresa é saudável, acompanhe também esse indicador durante um determinado período, pois, assim, você consegue identificar tendências e saber se ela está em crescimento, queda ou estável.
Considere também a estrutura de custos e todos os custos envolvidos na produção ou compra de mercados. Dessa forma, é possível conhecer os principais componentes dos custos para, assim, tentar otimizá-los.
Não deixe de avaliar outras métricas, como margem de lucro líquido, retorno sobre o investimento e retorno sobre o patrimônio líquido, pois esses indicadores trazem uma visão mais detalhada sobre o desempenho financeiro da empresa.
Conclusão
Diante de todas essas informações, você já sabe o que é a margem bruta, como calculá-la e de que forma aumentá-la. Nesse processo, aproveite para fazer a gestão de despesas do jeito certo, já que isso ajudará a reduzir os gastos e melhorará o resultado esperado.
Então, que tal conferir uma solução para solucionar esse problema? Acesse o site do VExpenses e conheça as opções para gerenciar as suas despesas corporativas.
Assista à nossa demonstração sobre prestação de contas eficiente:
Descubra como automatizar e simplificar a prestação de contas da sua empresa.