Início » Gestão e Produtividade » Entenda o que é Rentabilidade e como fazer o cálculo

Entenda o que é Rentabilidade e como fazer o cálculo

8 minutos de leitura

A rentabilidade da empresa é a capacidade do negócio de produzir rendimento. Esse valor é representado pelo percentual sobre o qual foi investido. Ou seja: a rentabilidade nada mais é do que o retorno dos investimentos

Como proprietário de uma empresa ou profissional da área financeira, é importante que se preocupe em ter mais dinheiro entrando do que saindo para manter o negócio funcionando. 

Com isso, é crucial ter bem claro o que é rentabilidade da empresa e qual a sua importância. 

Além disso, também é importante compreender que existe diferença entre rentabilidade e lucratividade nas organizações. Embora esses sejam dois termos muito comuns no ambiente corporativo, não são a mesma coisa. 

Estamos falando de duas métricas contábeis muito importantes para a análise do sucesso financeiro de uma companhia, que determinam se o negócio é financeiramente sólido.

Continue a leitura para entender o que é rentabilidade da empresa e qual a diferença entre essa métrica e a de lucratividade. Boa leitura! 

O que é Rentabilidade?

É comum que em companhias exista a dúvida sobre qual é a rentabilidade ideal de uma empresa. Para responder a este questionamento, primeiro é necessário compreender o que é a rentabilidade da empresa

Em organizações, a rentabilidade trata-se do retorno de um investimento. Geralmente, essa métrica é indicada com um percentual que faz a relação entre lucro líquido com o investimento total que ocorreu no negócio. 

Em outras palavras, a rentabilidade faz a comparação do lucro com o tanto de dinheiro que foi investido. 

Para ficar mais claro, essa métrica pode ser utilizada de acordo com diferentes iniciativas de investimento, desde a abertura da empresa, quanto a compra de novos equipamentos e assim por diante. 

Como funciona a Rentabilidade?

A rentabilidade funciona como uma medida que faz a avaliação do retorno financeiro gerado por uma companhia, investimento ou projeto. Dessa forma, essa métrica indica a eficiência que uma empresa possui em transformar seus recursos em lucro.

Normalmente, quanto maior for a rentabilidade de uma empresa, maior a sua performance financeira. Porém, a rentabilidade de um negócio deve ser avaliada juntamente com outros indicadores, como liquidez de investimento, risco envolvido, etc. 

Quais são os tipos de Rentabilidade? 

Agora que você já sabe o que é rentabilidade da empresa, é importante compreender que ela pode ser divida em três tipos. São eles:

Rentabilidade nominal

Trata-se do valor bruto gerado em um determinado período. Ou seja, esse é o rendimento total, sem que ocorra a dedução de taxas e os impostos. 

Rentabilidade líquida

A rentabilidade líquida é o rendimento com os descontos de taxas e impostos. Logo, é o valor exato da rentabilidade da empresa. 

Rentabilidade real

Quando se trata de rentabilidade real, estamos falando sobre o quanto o investimento rendeu. Entretanto, nesse caso, considera-se a variação da inflação. Caso o rendimento seja maior do que a inflação, isso quer dizer que a rentabilidade é positiva. 

Rentabilidade negativa

Já a rentabilidade negativa é aquela que ocorre quando uma empresa, investimento ou projeto gera perdas financeiras em vez de lucros. Ou seja, é quando os custos e despesas superam as receitas e ganhos, gerando, assim, um saldo negativo. 

Qual a diferença entre Rentabilidade e lucratividade? 

Lucratividade e rentabilidade são termos que realmente costumam gerar dúvidas entre as pessoas. Porém, vamos esclarecer quais são as suas principais diferenças. 

Lucratividade

A lucratividade faz a medição da capacidade de uma empresa em gerar lucro. Nesse sentido, este índice analisa a relação entre as receitas e os custos ou despesas de um negócio.

Para medir a lucratividade, é possível usar métricas como margem de lucro bruta, margem de lucro operacional e margem de lucro líquida

Rentabilidade

Já a rentabilidade, como explicamos, é um índice que mede o retorno financeiro gerado por um investimento, empresa ou projeto em relação ao dinheiro investido, analisando a eficiência em transformar os recursos em lucro ou ganho financeiro. 

A rentabilidade pode ser medida por meio de índices como ROI, ROE e ROA, que explicaremos logo a seguir.

Veja também: 

Entenda o que é ponto de equilíbrio e sua importância

Aprenda o que é e como fazer o cálculo da margem de contribuição

Qual é o indicador de Rentabilidade? 

Não existe apenas um indicador de rentabilidade, mas três, que são muito importantes e devem ser aplicados a qualquer tipo de negócio: ROI, ROE e ROA. 

Estamos falando de cálculos simples, mas cruciais para existir uma boa análise e acompanhamento da situação financeira das empresas. Entenda cada um desses indicadores. 

ROI

A sigla ROI significa Return Over Investment, ou seja, Retorno Sobre Investimento, em português. 

Esse indicador é utilizado para saber o retorno financeiro de qualquer tipo de investimento. Ou seja, o ROI identifica o quanto a organização ganha ou perde para cada valor investido. 

Com esse indicador, é possível fazer a análise dos investimentos feitos em diferentes setores, como marketing, compras, TI e assim por diante. 

Basicamente, o cálculo do ROI é: lucro líquido / valor investido

ROE

ROE significa Return On Equity, ou Retorno Sobre Capital, em tradução para o português. Esse é um indicador que utiliza os dados de lucro e do patrimônio líquido para analisar os recursos de uma empresa. 

Com o cálculo do ROE, é possível identificar as mais diferentes características da companhia. Por exemplo: você pode saber até que ponto o negócio utiliza o capital próprio para manter o seu funcionamento. 

O cálculo do indicador é: lucro líquido / patrimônio líquido.

ROA

Por fim, ROA significa Return On Assets, em português, Retorno Sobre Ativos. Nesse caso, trata-se de um indicador que mostra a capacidade da organização em gerar retorno com o total de ativos que ela tem.

Para ficar mais claro, o ROA indica se o negócio é rentável ao mostrar uma visão da eficiência da gestão financeira. Esse cálculo envolve diversos ativos, como estoque, equipamentos, entre outros tipos de recursos. 

O cálculo do ROA é: lucro operacional / ativos totais

O que significa Rentabilidade mensal?

A rentabilidade mensal é um indicador que analisa o retorno financeiro gerado no período de um mês. 

Nesse sentido, a rentabilidade mensal aponta a taxa de crescimento ou o ganho obtido em relação ao valor investido ou aos recursos empregados em um mês de trabalho. 

Vale lembrar que essa análise é importante para acompanhar o desempenho em curto prazo, permitindo, assim, um monitoramento muito mais minucioso da saúde do seu negócio. 

O que é alta Rentabilidade?

A alta rentabilidade é, basicamente, um nível elevado de retorno financeiro em relação ao capital investido ou recursos usados por uma companhia.

Ou seja, ela indica que uma empresa ou um determinado projeto gera ganhos substanciais para a companhia em comparação com o valor inicial investido.

Entretanto, é importante ressaltar que a alta rentabilidade pode variar de acordo com o tipo de negócio, setor ou até mesmo com o contexto do momento financeiro do mercado.

Qual a importância da Rentabilidade na empresa?

Com o cálculo da rentabilidade é possível verificar se a produção do negócio está gerando o retorno necessário para que ele continue em operação. Além disso, essa análise é importante para realizar ou não novos investimentos. 

Por exemplo: vamos imaginar que o dono de uma empresa deseja investir em novos equipamentos para obter o aumento da produção, sendo assim, ele pode calcular se o retorno com a maior produtividade é adequado em relação ao investimento feito. 

Consequentemente, é possível ter melhores tomadas de decisão de investimentos; afinal, se não for rentável o suficiente, a empresa pode gastar o dinheiro com outra necessidade. 

Como avaliar a Rentabilidade de uma empresa? 

Para analisar a rentabilidade de uma empresa, é necessário compreender que existe um cálculo simples para fazer isso, que é: lucro líquido / investimentos x 100

Em outras palavras, a rentabilidade do negócio é a divisão entre o lucro e o investimento que foi feito, vezes 100. 

Ao fazer esse cálculo, o resultado deve ser em porcentagem, e indicará quanto o investimento rendeu – de acordo com o período analisado. 

Como calcular a Rentabilidade? 

Você já sabe qual é o cálculo básico para saber a rentabilidade de uma empresa. Porém, a seguir, confira algumas dicas que podem te ajudar ainda mais a calcular a rentabilidade

1. Descubra qual é a margem de lucro líquido

Embora você já saiba o que é rentabilidade da empresa e como calculá-la, o primeiro passo para fazer esse cálculo é saber qual é a margem de lucro líquido. 

Veja também: os 11 principais KPI’s financeiros para ajudar o seu negócio

Esse número é essencial para determinar a rentabilidade

Para descobri-lo, basta calcular: Receita – Despesas = Lucro. 

Caso o resultado dê um número positivo, a empresa está com lucro. Porém, se o resultado for um número negativo, ela está com perda de dinheiro. 

2. Faça a análise das despesas operacionais 

Se o lucro líquido é essencial para se saber a rentabilidade da empresa, logo, é muito importante que exista o acompanhamento das despesas operacionais na empresa; afinal, elas podem afetar diretamente os indicadores. 

Conforme as companhias crescem, os empresários investem a receita que estão obtendo de volta no negócio. Porém, muitas vezes, fazem isso sem verificar antes se as suas despesas ultrapassaram a receita. 

Portanto, é importante acompanhar as despesas geradas todos os meses – inclusive as geradas no cartão empresarial – e compará-las com a receita de todos os meses. 

3. Saiba qual é a Rentabilidade gerada por cliente

Não importa o tipo de negócio, alguns clientes serão mais rentáveis do que outros. Por esse motivo, é importante compreender quais consumidores contribuem de forma positiva para a rentabilidade da empresa. 

Vale destacar que um cliente que paga um valor maior por compra, por exemplo, não é necessariamente o que mais gera rentabilidade; afinal, outro cliente pode fazer compras com valor menor, porém, em diversas vezes em um determinado período.

O que é prazo de retorno? 

Também conhecido como payback time, o prazo de retorno de investimentos trata-se de um indicador financeiro muito relevante em empresas, sendo utilizado para identificar quanto tempo é necessário esperar para ter um retorno igual ao valor que foi investido. 

Estamos falando de uma métrica muito utilizada no mundo dos negócios, especialmente quando se trata de abertura de empresas. 

Por exemplo: se um empresário gastar R$ 200 mil para abrir um empreendimento, o prazo de retorno corresponde ao tempo que ele levará para conseguir os R$ 200 mil em lucro. 

Porém, o payback time também é muito utilizado no mercado financeiro, para verificar a rentabilidade de investimentos

Como calcular? 

Para saber qual é o prazo de retorno, é necessário fazer o seguinte cálculo: 

Valor do investimento / Valor de retorno em determinado período

Portanto, ao dividir o valor do investimento inicial pelo valor de retorno em determinado período, é possível saber quanto tempo ainda é necessário para ter o retorno do valor gasto. 

Por exemplo, imagine que um negócio investiu R$ 50 mil na compra de uma nova máquina que vai gerar R$ 5 mil de receita por mês. Logo, o cálculo para saber o payback é: 

50.000 / 5.000 = 10 meses

Quais são os principais índices de Rentabilidade do mercado financeiro?

No mercado financeiro há diferentes índices de rentabilidade que podem ser usados para analisar o desempenho de uma empresa. 

A  margem de lucro é uma das métricas mais usadas nesse segmento. Ela calcula a proporção de lucro líquido em relação à receita total, indicando a eficiência do negócio em transformar suas vendas em lucro.

Outro indicador é a margem bruta, que mede a porcentagem de lucro bruto em relação à receita total. O mercado financeiro também leva em consideração a margem operacional, que analisa a porcentagem de lucro operacional em relação à receita total. 

O retorno sobre o investimento também é acompanhado pelo mercado financeiro. Essa métrica calcula a rentabilidade de um investimento, indicando o lucro obtido em relação ao valor investido. 

O retorno sobre o patrimônio líquido é mais um KPI que o setor acompanha. Ele mede a taxa de retorno gerada pela companhia em relação ao seu patrimônio líquido. 

Entre os principais índices do mercado financeiro estão ainda o retorno sobre os ativos, que avalia a rentabilidade dos ativos da companhia, e o retorno sobre o investimento de capital, que mede a eficiência do negócio em gerar retorno sobre o capital investido.

Conclusão

Precisa de ajuda para fazer o seu planejamento financeiro? 

Neste artigo, você aprendeu o que é rentabilidade da empresa, como calculá-la, qual a diferença entre lucratividade e muito mais! 

Tenha em mente que estamos falando de uma métrica muito importante para existir uma gestão financeira eficiente de um negócio. 

E quando se trata de planejamento financeiro, você já tem tudo organizado? Precisa de ajuda para montar uma estratégia eficiente? 

Acesse o nosso artigo Finanças corporativas: como usá-las na sua empresa para conferir as dicas que trouxemos para você e o seu negócio!

Tarina Lemmi


Sou analista de SEO e gosto muito de contribuir com artigos de qualidade para blog! Faço parte do time de marketing do VExpenses e trago conteúdos que ajudem o público a entender melhor sobre o mundo corporativo.

Leave a Comment

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.

computador com 3 envolopes de carta

Receba as notícias mais recentes e relevantes sobre finanças diretamente no seu e-mail!

Fique por dentro de tudo que acontece no mercado financeiro e receba em primeira mão informações sobre as novidades
Siga o VExpenses nas redes sociais ára se atualizar diariamente