O tráfego pago é um dos tipos de tráfego mais relevantes em uma estratégia de marketing, indicado principalmente para quem quer aumentar a visibilidade da marca, maximizar o alcance do público e, claro, vender por meio da internet.
Isso porque, por meio de anúncios pagos em plataformas digitais, como o Google Ads, Facebook Ads e Instagram Ads, é possível gerar retornos financeiros mais rápidos e significativos para uma companhia.
Contudo, como o próprio nome sugere, para usar esse tipo de tráfego, sua empresa precisa investir recursos nessas plataformas para fazer a veiculação dos anúncios que geram tráfego pago na internet.
Além disso, cada plataforma escolhida para a veiculação desses anúncios possui especificidades que devem ser conhecidas na hora de escolher o quanto investir em cada canal.
Para te ajudar com essa tarefa, fizemos este artigo para que você possa entender o que é o tráfego pago, como ele funciona, principais pontos para definir e distribuir orçamento na sua estratégia de mídia paga, além da melhor forma de pagamento para anúncios. Confira!
O que é Tráfego Pago?
Tráfego pago é um tipo de tráfego decorrente de uma estratégia de mídia paga. Trata-se de publicidade paga em plataformas de redes sociais e também de buscas, como o Google.
Enquanto o tráfego orgânico é gerado de maneira natural, por meio de pesquisas nos motores de busca, compartilhamento de conteúdo ou referências de outros sites, esse tipo de tráfego usa publicidade online paga para alcançar seu público-alvo.
Em síntese, no tráfego pago, sua empresa precisa pagar para que anúncios do seu negócio possam ser exibidos nos mecanismos de buscas ou nas redes sociais para o público que tem interesse nos seus produtos e serviços.
Qual é a diferença entre Tráfego Pago e tráfego orgânico?
Tráfego pago e tráfego orgânico têm o mesmo objetivo: alcançar o público desejado. Porém, ambas estratégias funcionam de maneiras bem diferentes.
O tráfego pago, como mencionamos, é executado dentro de uma estratégia de mídia paga, a partir do pagamento para exibir anúncios ou conteúdos promovidos em mecanismos de buscas ou redes sociais.
Nesse caso, é possível segmentar o público desejado de acordo com as estratégias da sua empresa, seja para vendas, relacionamento, branding, etc.
O tráfego pago possibilita maior controle em relação à visibilidade e exposição do site ou produto, porém, é preciso fazer investimento financeiro para utilizar esse recurso.
Enquanto isso, o tráfego orgânico é gerado para um site ou blog de maneira natural, sem precisar investir dinheiro em plataformas de mídia paga, oferecidas pelos mecanismos de buscas e redes sociais.
O tráfego orgânico é, basicamente, uma forma gratuita de alcançar o seu público. Porém, saiba que esse tipo de tráfego deve ser feito por profissionais especializados em estratégias de SEO (otimização para motores de busca).
Por que investir em Tráfego Pago?
Não é à toa que o tráfego pago é muito usado por empresas que desejam acelerar os seus ganhos, alcançar seu público e divulgar sua marca.
Mas se ainda está em dúvidas sobre as vantagens de investir em tráfego pago, entenda porque esse tipo de tráfego merece fazer parte das suas estratégias.
Aumenta a visibilidade
Um dos principais motivos para investir em tráfego pago é, sem dúvida, o aumento da visibilidade da sua marca junto ao seu público.
Nos últimos anos, os algoritmos de buscas das plataformas de buscas e redes sociais passaram a limitar a visibilidade orgânica dos perfis e a entrega de conteúdos, principalmente, porque a intenção é que as empresas invistam dinheiro nas ferramentas de anúncios pagos.
Por isso, se você deseja aumentar a visibilidade da sua marca, o anúncio pago é essencial para alcançar o seu público.
Sem contar que você ainda consegue direcionar melhor sua mensagem para o público que deseja atingir, pois as plataformas de anúncios pagos oferecem recursos de segmentação, onde é possível desenhar o perfil do usuário ideal.
Auxilia na divulgação de ações de marketing
O tráfego pago contribui também para a divulgação de ações de marketing mais efetivas, já que permite um alcance direcionado, visibilidade imediata, controle e mensuração das ações, além de complementar o tráfego orgânico.
Ao investir de forma estratégica no tráfego pago, é possível impulsionar sua marca, atrair mais visitantes qualificados e aumentar as chances de fechar novos negócios.
Gera mais conversões de leads
Em razão da possibilidade de uma segmentação precisa, o tráfego pago é capaz de gerar mais conversões de leads.
Isso acontece porque você consegue direcionar seus anúncios para pessoas que têm interesse e maior probabilidade de fazer negócio com a sua marca ou adquirir seu produto ou serviço. Ao atingir diretamente esse público-alvo específico, você aumenta suas chances de conversões.
Ao investir em tráfego pago, é possível conseguir um posicionamento privilegiado nos motores de busca ou nas redes sociais, aparecendo no topo dos resultados de pesquisa ou em locais estratégicos nos perfis de social, posições com maior visibilidade.
Com isso, você aumenta a exposição da sua marca ou oferta, gerando mais visitas para o seu site e, consequentemente, mais conversões de leads.
Melhora a reputação da sua marca nos mecanismos de buscas
Com maior visibilidade nos mecanismos de buscas e redes sociais, o tráfego pago é capaz de melhorar a reputação da sua marca.
Isso porque, ao atingir o seu público de maneira eficiente, sua empresa pode ganhar mais visitantes no seu site, ampliando as conversões e melhorando a sua reputação junto aos seus clientes, pois a tendência é que os clientes passem a divulgar a marca de maneira voluntária.
Quais os tipos de Tráfego Pago?
Nos últimos anos, as plataformas que geram tráfego pago investiram em recursos diferenciados para que os anúncios possam atingir o público de maneira diferente.
Dessa maneira, hoje em dia, há diferentes tipos de tráfego pago. Um deles é o anúncio de pesquisa, que é aquele exibido nos resultados de pesquisa dos mecanismos de busca, como os anúncios do Google Ads.
Normalmente, esses anúncios aparecem na parte de cima ou abaixo dos resultados orgânicos, sendo identificados como “anúncios” ou “publicidade”.
Há ainda os anúncios de display, exibidos em sites parceiros do mecanismo de busca ou em redes de anúncios, em formato de imagens, texto ou elementos interativos.
Essas plataformas oferecem ainda anúncios em redes sociais, como Facebook, Instagram, Twitter, LinkedIn, etc.
Esse tipo de tráfego pago disponibiliza anúncios que aparecem no feed de notícias, na barra lateral ou em outras áreas das redes sociais.
Outro formato de anúncio são os de vídeos, que podem ser exibidos antes, durante ou após vídeos online em plataformas como o YouTube.
Por fim, as empresas também podem investir em anúncios em aplicativos móveis, que são exibidos em aplicativos móveis usados pelo seu público-alvo, que possibilita alcançar os usuários durante o uso dos seus smartphones ou tablets.
Como funciona o Tráfego Pago?
O tráfego pago decorrente de uma estratégia de mídia paga funciona a partir de modelo de leilão de anúncios, onde os anunciantes competem por espaços publicitários em plataformas online.
Para participar dos leilões, é preciso configurar uma campanha de mídia paga na plataforma de anúncios escolhida. A partir disso, é preciso definir o objetivo da campanha, o público-alvo, o orçamento, as palavras-chave ou critérios de segmentação, formato, etc.
Depois disso, é necessário estabelecer o valor máximo de investimento por uma ação específica, que pode ser CPC (Custo por Clique) ou CPM (Custo por Mil Impressões).
Esse valor é, justamente, o lance que pode variar de acordo com a concorrência pelas palavras-chave ou pelo público-alvo selecionado.
No momento em que um usuário faz uma pesquisa, ocorre um leilão em tempo real, onde as plataformas avaliam os anunciantes elegíveis, considerando aspectos como relevância do anúncio, qualidade da página de destino, histórico de desempenho e valor do lance.
Com essa avaliação, os anúncios são posicionados nos espaços com melhor visibilidade. Quando o anúncio recebe um clique ou visualização de um usuário, a plataforma faz a cobrança de acordo com o modelo de pagamento selecionado.
Onde é possível gerar tráfego?
É possível gerar tráfego pago por meio de plataformas, como o Google Ads, a ferramenta de publicidade do Google, que permite exibir anúncios nos resultados de pesquisa do Google, assim como em sites e aplicativos parceiros.
Além do Google, você pode gerar tráfego por meio das redes sociais ao usar plataformas, como Meta Ads, que permitem a exibição de anúncios no Facebook e Instagram e Twitter Ads. Você também pode usar o LinkedIn Ads e o YouTube Ads para gerar tráfego para seu negócio.
Como o Tráfego Pago é feito?
Para fazer tráfego pago, é preciso, primeiramente, escolher a plataforma de mídia paga que deseja fazer o anúncio. Entre as principais opções estão o Google Ads, Meta Ads, LinkedIn Ads, Twitter Ads, como mencionamos.
Após escolher a plataforma, faça as configurações do canal escolhido. Não precisa se preocupar, pois essas ferramentas oferecem orientações para isso.
Em seguida, será preciso escolher o tipo de anúncio, que pode ser anúncios de texto, gráficos, vídeo ou carrossel.
A etapa posterior inclui a definição do orçamento, a criação do anúncio e a configuração do lance. Neste momento, será necessário incluir título, descrição, imagem ou vídeo e o link para a página de destino.
Feito isso, configure o lance a partir de critérios, como CPC ou CPM. Não esqueça de fazer o monitoramento da campanha, pois essa ação é essencial para potencializar os resultados.
Como dividir o orçamento de marketing?
O tráfego pago é resultante de uma estratégia de mídia paga. Quem nunca foi fisgado por anúncio patrocinado no Instagram sobre um produto que amou, por exemplo?
Porém, não é o único integrante do orçamento de marketing. O orçamento de marketing, como outros tipos de orçamentos empresariais, não envolve somente definir o valor disponível para determinado investimento, mas também etapas de análise, planejamento e controle.
E esse processo é essencial para a gestão dos gastos de marketing e para a saúde financeira do negócio. No entanto, uma das tarefas mais complicadas do orçamento de marketing é fazer a divisão do investimento entre as várias áreas possíveis.
Para dividir o orçamento de marketing, é necessário realizar atividades como:
- Analisar a distribuição de orçamentos anteriores. O que funcionou melhor? O que não funcionou? Por quê? Qual foi o retorno de cada investimento?
- Listar os canais que fazem sentido para sua empresa investir (atuais e novos), com base no conhecimento de suas personas e metas do negócio.
A lista de canais possíveis é vasta, tanto no marketing offline, quanto no digital:
- Tráfego pago (via Google, Youtube, Facebook, Instagram, LinkedIn, Tik Tok, anúncios nativos, etc);
- Email Marketing;
- Redes sociais;
- Blog;
- TV;
- Rádio;
- Revista;
- Outdoor;
- Panfletos;
- Eventos;
- Ativações de marca;
- Ações de Trade Marketing.
Embora a diversificação de canais seja essencial para otimizar o investimento em marketing, sua empresa não precisa investir em todos os canais possíveis.
Normalmente existem investimentos mínimos para cada canal ou para que este gere resultado e também a gestão de marketing deve otimizar a alocação de recursos.
Assim, para dividir o orçamento de marketing, considere algumas etapas essenciais:
- Levante todos os custos de marketing, como agência, investimento em anúncios, licenças de softwares, custos com materiais impressos, tv, rádio, eventos, ativações de marca, etc;
- Avalie quais custos serão mantidos e quais serão inseridos com base em desempenho e públicos-alvo;
- Faça novas projeções, com base em cotações e simulações (no caso de investimento em mídia paga com o objetivo de gerar tráfego pago).
Perceba que, para otimizar a distribuição de orçamento de campanha publicitária, é essencial ter uma base histórica sobre os custos, acompanhar KPIs de cada canal, e conhecer a fundo as suas personas.
É essencial também ter objetivos e metas de marketing bem definidos, já que o orçamento é o planejamento de alocação de recursos para alcançá-los.
No tráfego pago, por exemplo, alguns dos grandes desafios é planejar e controlar o orçamento para que as atividades sejam realizadas, respeitando os tetos de gastos.
Quanto investir em Tráfego Pago?
O tráfego pago pode ser proveniente de anúncios de diversas plataformas, e seu maior benefício é acelerar os resultados da exposição da marca na internet.
Veja também: Prestação de serviços PJ: O que é o como funciona esse segmento
Em estratégias que geram tráfego pago, além dos custos de planejamento e produção de conteúdo — que também aparecem no tráfego orgânico — há um custo direto de investimento para a veiculação dos anúncios.
No entanto, como investir em tráfego pago? Quanto e como distribuir o orçamento entre os canais?
Uma das principais atividades da gestão de tráfego pago é a distribuição de orçamento em mídias pagas com base em orçamento pré-determinado para a veiculação de anúncios.
Para definir o investimento capaz de gerar tráfego pago, novamente é necessário listar os canais coerentes com suas personas e o seu negócio.
É importante lembrar que não é preciso estar em todos os canais, o mais importante é produzir conteúdo e anunciar de maneira relevante para seus públicos-alvo.
Para definir os canais, leve em consideração:
- Objetivos e metas (o que preciso alcançar?);
- Personas (onde está meu público?);
- Capacidade de produção de conteúdo (tenho recursos necessários para produzir conteúdo relevante para tal canal?);
- Jornada de compra (quais são as etapas da jornada de compra? como posso abordar o consumidor em cada etapa?);
- Orçamento disponível (o meu orçamento é condizente com os canais escolhidos? Quais canais devo priorizar conforme os tópicos anteriores?).
Para definir quanto investir em mídia paga capaz de gerar tráfego pago, conforme escolhidos os canais, é possível utilizar as ferramentas deles para fazer projeções.
Alguns exemplos de ferramentas são: Planejador de Palavras-chave do Google, Facebook Audiences e Gerenciador de Anúncios no Facebook.
Com as projeções, é possível estimar um orçamento ideal para as campanhas. No entanto, na prática, muitas vezes o orçamento para a geração de tráfego pago é definido pelo orçamento disponível, já que não é o único custo do marketing.
Caso isso aconteça, é necessário definir prioridades. Outros métodos para definir o orçamento para gerar tráfego pago é com base em orçamentos anteriores e percentuais de margem de lucro ou faturamento.
Outra possibilidade é também realizar projeções com base no custo por ação (CPA), para empresas com maior maturidade e histórico em estratégias que geram tráfego pago.
Nesse caso, analisa-se o histórico de investimento em mídias que geram tráfego pago e calcula-se quanto é necessário investir para atingir determinada meta de vendas. Lembrando que esta é uma projeção simplificada, já que há diversas variáveis que interferem na taxa de conversões.
Definido o orçamento para geração de tráfego pago, ele pode ser distribuído com base em:
- Produtos/serviços/institucional;
- Etapas de funil de vendas ou jornada de compra;
- Mídias;
- Objetivos;
- Campanhas sazonais/temáticas.
A distribuição varia conforme o seu negócio. Por exemplo: você pode definir um orçamento para gerar tráfego pago referente ao produto A e a partir dele, distribuí-lo entre Google Ads e Facebook Ads.
E, ainda, conforme o orçamento do canal, dividi-lo entre diferentes objetivos de campanha relacionados ao seu funil de vendas, como: alcance, tráfego, engajamento, conversão, etc.
Notadamente, os tipos de campanha variam conforme o canal, sendo necessário conhecer as particularidades de cada um.
Como definir orçamento de campanha de anúncios?
Na gestão do tráfego pago, para definir o orçamento de anúncios em si, considere o orçamento disponível (conforme distribuições realizadas, entre mídias, objetivos, produtos, período, etc).
Veja também: Controle de compras: o que é e como fazer na sua empresa
Além disso, é possível fazer projeções nas ferramentas de cada mídia, conforme mencionamos. Essas projeções podem ajudar a enxergar fatores como: público-alvo potencial, concorrência, investimento mínimo.
Na gestão de tráfego pago, devemos considerar as características de cada mídia.
Por exemplo: no Instagram os usuários não estão necessariamente com intenção de compra. Por isso, pode ser necessário impactar o usuário mais de uma vez para que ele avance na jornada de compra.
Já na rede de pesquisa e no Google Shopping, o usuário está buscando ativamente por algo. Não necessariamente ele já está buscando exatamente o produto/serviço, mas já está mais avançado na jornada de compra.
Assim, a janela de conversão vai variar de mídia para mídia. Os objetivos de campanha, como tráfego e conversão, também possuem diferentes custos.
A abordagem de diferentes objetivos de campanha ajuda na captação de usuários em diferentes estágios da jornada de compra.
Investir apenas em campanhas voltadas para usuários com alta intenção de compra torna-se mais caro, embora possa trazer resultados mais rapidamente a curto prazo.
Diversificar os objetivos de marketing pode gerar resultados em uma janela de conversão maior, mas diminuir também o custo da venda. Outro ponto importante, é verificar se há orçamento mínimo para veicular a campanha.
Por exemplo: nas campanhas de Facebook cobradas por impressões, o investimento mínimo é de USD 1/dia.
Um erro muito comum na distribuição de orçamento para gerar tráfego pago é considerar apenas o achismo. Ideias como “vou anunciar apenas no Instagram, porque o Facebook não vai dar resultados” podem não estar fundamentadas.
Por isso, é muito importante a realização de testes A/B na gestão de tráfego pago, bem como analisar o histórico e o retorno de cada mídia.
Quais são os custos do Tráfego Pago?
Os custos para gerar tráfego pago dependem de diferentes aspectos, como plataforma de publicidade escolhida, o tipo de anúncio, a segmentação do público, a concorrência, a qualidade do anúncio e a relevância da palavra-chave.
No entanto, a definição dos custos deve ser feita com base no orçamento disponível para o investimento em cada campanha.
Qual a melhor forma de pagamento de anúncios?
Definido e distribuído o orçamento para gerar tráfego pago, é necessário também controlá-lo.
É preciso controlar tanto a distribuição do orçamento quanto o teto de gastos.
Quando investimos em diversos canais, as modalidades e datas de cobrança e faturamento variam, o que pode gerar confusão no controle e conciliação.
Por isso, uma das melhores formas de pagamento para mídias que geram tráfego pago é o Cartão Controle do VExpenses.
O Cartão Controle permite uma maior gestão do teto de gastos, centralizando as cobranças conforme centros de custos. Você pode ter um cartão para cada canal, por exemplo, em um time interno.
No caso das agências, é possível ter um cartão para cada cliente, centralizando as cobranças e facilitando a conciliação, além de ter maior liberdade para transitar a distribuição de orçamento entre canais sem o risco de ultrapassar o limite de gastos.
Outra vantagem de um Cartão Controle é a separação de finanças pessoais e empresariais, evitando problemas com o faturamento nas contas de anúncios.
Além disso, é um meio de pagamento seguro e também evita o tempo de compensação que há nos boletos, que pode interromper as campanhas de tráfego pago.
Além disso, o Cartão Controle VExpenses, apresenta o benefício de ser nativamente integrado à plataforma de gestão de despesas e prestação de contas. Nesse caso, a conciliação ocorre de maneira automática com o sistema, facilitando a integração entre o marketing e o financeiro.
Quais são as ferramentas de Tráfego Pago?
As principais ferramentas de geração de tráfego pago da atualidade são o Google Ads, Meta Ads, Twitter Ads e Linkedin Ads.
Além disso, para fazer o monitoramento das campanhas, é indicado usar ainda o Google Analytics, uma ferramenta que acompanha o desempenho de campanhas de anúncios.
Como escolher a melhor plataforma de Tráfego Pago?
Para escolher a melhor plataforma de tráfego pago, que seja ideal para a sua campanha, é preciso considerar diversos fatores.
O primeiro deles é definir os objetivos de cada campanha como, por exemplo, aumento das vendas, geração de leads, reconhecimento de marca, etc. Isso é importante para escolher a plataforma em que o seu público está.
Considere também o tipo de anúncio mais adequado para o seu público e para a sua mensagem e objetivos de marketing.
Avalie ainda o custo e o retorno sobre o investimento para entender se a aplicação de recursos financeiros é viável para os objetivos da sua empresa.
Analise as funcionalidades de segmentação e personalização para, assim, direcionar anúncios para públicos específicos com base em critérios demográficos, geográficos, interesses e comportamentos.
Não esqueça de verificar quais os canais os seus concorrentes estão e, assim, também marcar a sua presença. Além disso, é importante testar e avaliar as principais métricas para ajustar a sua estratégia e investir no canal que traga os melhores resultados.
Dicas para melhorar a performance das campanhas que geram Tráfego Pago
Antes de mais nada, defina um orçamento, pois isso contribui para estabelecer limites e para a tomada de decisões financeiras mais informadas.
Tenha metas específicas para suas campanhas geradoras de tráfego pago, já que esse cuidado permite uma avaliação mais precisa sobre o retorno do investimento (ROI) e a tomar decisões com base nos resultados alcançados.
Não deixe de acompanhar de perto os gastos com anúncios, verificando regularmente o desempenho de cada campanha. Monitore métricas, como custos por clique (CPC), custos por aquisição (CPA) e outras KPI’s importantes para entender como os recursos estão sendo usados.
Mantenha um cartão cadastrado na plataforma para garantir que não falte saldo na ferramenta e que você não corra o risco de ter os anúncios pausados.
O Cartão Controle do VExpenses, por exemplo, possibilita que você tenha uma gestão eficiente do teto de gastos, já que é possível centralizar as cobranças conforme os centros de custos.
Se você tem uma agência, por exemplo, saiba que dá para destinar um cartão para cada cliente, centralizando as cobranças e facilitando a conciliação.
Com o Cartão Controle do VExpenses, é possível ter um meio de pagamento dedicado às finanças empresariais. Sem contar que ele é uma estratégia segura para você quitar as despesas com campanhas que geram tráfego pago para a sua empresa.
Conclusão
Ficou com alguma dúvida sobre como gerar tráfego pago para a sua empresa? Deixe nos comentários que iremos te ajudar!
Não se esqueça de se inscrever na nossa newsletter para receber conteúdos como este diretamente no seu e-mail!