Quando pensamos na escalabilidade de uma empresa, as vendas se tornam o primeiro tópico para muitos donos de negócio, já reparou? O fato é que é preciso pensar em estratégias para que uma equipe de vendas consiga ter produtividade e crescer. Sendo assim, saiba que o marketing conversacional pode ser altamente assertivo nessas situações, sendo essa uma tendência que caiu no gosto de um mercado tão exigente como o de hoje.
Isso porque os principais objetivos dessa estratégia giram em torno da otimização da experiência do consumidor e economia de custos. E pode-se aplicá-lo em várias situações, com o uso dos chatbots.
Até porque não é mais novidade que os apps de conversa chegaram para ficar, tanto no mercado B2B, quanto no B2C.
Contudo, antes de entrarmos a fundo no tópico e entender as aplicações no setor de vendas, o uso na prática e até mesmo a relação com as vendas recorrentes, é preciso entender o conceito básico do termo.
Então, que tal começarmos logo? Acompanhe o conteúdo a seguir e entenda mais sobre a estratégia que promete alavancar qualquer equipe de vendas.
Definindo o conceito de marketing conversacional
O também chamado marketing de conversação é uma estratégia usada por marcas de vários tamanhos para desenvolver uma experiência de vendas mais humanizada com o público alvo. Isso se dá por meio de chatbots que buscam ter conversas cada vez menos robóticas com os clientes.
E, vamos combinar: com tantos acessos por dia, torna-se impossível designar uma pessoa para conversar com todos os usuários. Por isso o surgimento dos chatbots foi tão importante, e a humanização torna-se essencial para ajudar o consumidor em qualquer situação.
O que quero dizer é que esse método é talvez a forma mais poderosa de atender um público grande com rapidez e sem parecer que uma máquina está por trás de toda a ajuda.
Portanto, podemos reconhecer que os pilares do marketing conversacional são:
- Otimização de tempo, com o atendimento em tempo real e 24 horas por dia, 7 dias na semana;
- Escalabilidade, pois há mais atendimento em menos tempo sem gastar muito;
- Personalização, por meio da inteligência artificial, o que auxilia na humanização da conversa.
Entenda as vantagens
Há benefícios tanto para o cliente, quanto para a empresa, mesmo que o foco principal da estratégia seja no consumidor. Veja só:
1. Aumento de interesse pela marca
Essa primeira vantagem diz respeito à automatização do atendimento.
Isso porque quanto mais rápido a comunicação é estabelecida entre marca e consumidor, maiores são as chances do consumidor se interessar pelo produto ou serviço.
2. Identificação dos leads mais qualificados
O uso da tecnologia traz muitas vantagens para a empresa, como a identificação dos usuários mais qualificados para determinado produto ou serviço.
Com os bots de conversação, é possível saber quem está mais propenso a realizar uma compra e direcioná-los à equipe de vendas, que por sua vez terá mais facilidade de fechar um negócio.
Já pensou no trabalho para qualificar leads que as marcas tinham antes do surgimento do marketing conversacional?
3. Aumento da produtividade da equipe de vendas
Com a facilidade de fechar vendas que acabei de citar no tópico anterior, a equipe de vendas terá muito mais produtividade. Sabe por quê?
O time poderá concentrar todos os esforços em consumidores que estão realmente dispostos a comprar.
4. Economia de custos
Com o uso de chatbots conversacionais, não é preciso contratar e nem treinar mais funcionários para conversar com os clientes e lidar com as altas demandas.
É certo que você pode transferir a conversa para um atendente humano, mas não é obrigatório. Por isso, o marketing conversacional veio como um aliado na economia de custos.
5. Mantém o público engajado
Esse tópico diz respeito à promoção de uma boa experiência ao cliente a partir do atendimento personalizado, realizado com a inteligência artificial.
A partir disso, há o aumento da credibilidade e autoridade da marca.
Aplicações no setor de vendas
Ao pensar no marketing de conversação, pensamos no tanto que ele afeta o setor de vendas, pois essa estratégia é amplamente utilizada para atrair novos leads e, como consequência, gerar vendas.
Isso porque os bots são capazes de guiar um usuário no funil de vendas até que haja conversão. E tudo isso de forma humanizada e personalizada, como já citei anteriormente.
Ou seja, o marketing conversacional é capaz de qualificar um lead e verificar se ele atende aos critérios que o fazem evoluir para a venda de um serviço ou produto.
Como consequência, o engajamento dos consumidores com os bots aumenta e as vendas podem ser fechadas com mais rapidez, comparado ao método tradicional de atender um cliente por vez.
Usando o termo na prática
Antes de mais nada, entenda que o principal passo para colocar essa estratégia na prática é ter o foco sempre no cliente. Isso porque na prática, os usuários não querem apenas fazer negócios; eles querem se conectar com a sua empresa, mas de forma imediatista.
Por isso, esqueça os formulários se você deseja aplicar o marketing conversacional na sua empresa.
Mesmo sabendo que você terá informações mais completas com os formulários, saiba que eles não são dinâmicos como uma conversa. E outra, com os formulários, não há como mensurar ou oferecer uma boa experiência ao cliente, assim como o sentimento de relacionamento pessoal com a marca.
A relação com as vendas recorrentes
As vendas recorrentes são aquelas em que o cliente paga por um produto ou serviço de maneira diária, semanal, mensal ou anual, como em um clube de assinatura.
E o marketing de conversação pode ser utilizado na gestão de vendas recorrentes, sabia?
Há algumas vantagens de implantar esse tipo de marketing em empresas que trabalham com vendas recorrentes. Por exemplo, pode-se auxiliar o cliente que precisa trocar a forma de pagamento ou tirar alguma dúvida sobre o serviço ou nova promoção de maneira automática, porém ágil e humanizada.
Dessa forma, todos os seus clientes sentirão que possuem uma grande proximidade com a marca na qual pagam de forma recorrente.
Por fim, saiba que o marketing conversacional veio para ficar, pois o consumidor está cada vez mais imediatista.
Portanto, o desejo das empresas não deve ser só a alavancagem de vendas, mas também de conectar o tão exigente cliente à sua marca.
E depois de tantas vantagens é impossível não pensar em implantar essa estratégia no seu negócio, não é mesmo?
Esse post foi escrito pelo time de especialistas da Take Blip, plataforma líder de Comércio Conversacional no Brasil e uma das empresas mais inovadoras do universo de comunicação digital.