Um dos grandes desafios para as empresas é a administração de pagamentos corporativos da maneira correta. Dentro desse assunto, quando falamos de cartão combustível empresarial é preciso tomar certos cuidados para que nada dê errado durante o processo e o reembolso seja concedido da maneira adequada.
É certo que gerir o consumo de combustível pelos colaboradores de uma companhia é uma tarefa difícil, ainda com o agravo de ter que controlar os gastos e ao mesmo tempo facilitar o pagamento feito pelo funcionário.
Assim, tudo isso requer um bom planejamento e pode ser facilmente resolvido através de um cartão combustível empresarial, por exemplo.
As vantagens de fazer uso desse recurso são inúmeras, além da maior praticidade para ambos os lados envolvidos.
Confira a seguir o material que preparamos exclusivamente sobre o assunto e saiba tudo sobre o cartão combustível pessoa jurídica.
O que é o cartão combustível empresarial?
Certamente você já está familiarizado com vale-refeição, certo? Bom, o cartão combustível empresarial segue basicamente a mesma lógica, com a diferença de ser usado para abastecer veículos.
Da mesma forma que os famosos VRs são utilizados em restaurantes, bares e supermercados, o cartão vale combustível deve ser usado em postos de gasolina com o intuito de abastecer um carro.
Normalmente, empresas que trabalham com transporte de cargas e passageiros são as que mais fazem uso desse benefício corporativo. Entretanto, o cartão combustível empresarial também se aplica àquelas que possuem automóveis para uso interno.
Como funciona o Cartão Combustível?
De maneira bem simples, o cartão combustível funciona basicamente como um cartão de crédito comum, a única diferença é que ele serve apenas a um propósito. Assim, é considerada uma ferramenta com a qual o motorista ou colaborador consegue pagar pelo combustível comprado em postos previamente credenciados.
Como alternativa ao reembolso, o próprio colaborador fica mais livre na hora de realizar o abastecimento do seu veículo ou da empresa.
Mas, apesar de dispensar a prestação de contas com fins de reembolso, como qualquer tipo de cartão corporativo, ainda é preciso prestar contas das despesas com a finalidade de realizar a conciliação de despesas da empresa.
Cartão combustível pessoa física x cartão combustível pessoa jurídica: qual a diferença?
A principal diferença entre cartão combustível pessoa física e cartão combustível pessoa jurídica está nos benefícios que cada um oferece. De maneira prática, esse é o único ponto que realmente diferencia as duas categorias.
Descontos, praticidade e maior facilidade em gerenciar os gastos são comuns aos dois tipos, entretanto, é preciso analisar para qual fim o cartão vale combustível será utilizado.
Assim, na hora de escolher é preciso ter em mente que arcar com os custos de dois ou três automóveis é totalmente diferente do que gerir uma frota de dezenas de caminhões, por exemplo.
Por isso, quanto maior for a frota de veículos da sua empresa, mais profissional precisa ser a operadora do cartão combustível.
Por conta das necessidades diferentes de cada realidade, a operadora que oferece cartões para pessoa jurídica deve ser especializada nesse tipo de solução, justamente para disponibilizar a infraestrutura adequada.
Quais os tipos de cartão combustível empresarial?
O cartão combustível empresarial, pode funcionar como um cartão de crédito comum pós-pago, onde é dado um limite fixo. Dessa forma, ao longo da sua utilização, o seu limite vai sendo reduzido até ser consumido totalmente.
Além da possibilidade de funcionar como um cartão de crédito, algumas empresas preferem fazer uso como um cartão de combustível pré-pago.
De forma já conhecida, esse benefício é carregado todo mês com um valor determinado de acordo com as despesas prévias e o colaborador deve administrar ao longo dos dias.
Como é feito o cálculo de um vale combustível?
Há alguns anos o mundo dos benefícios corporativos vem crescendo e modificando. Dessa forma, atualmente, é possível encontrar uma gama de benefícios diferentes que se adequam às principais necessidades dos colaboradores.
Assim, o cartão combustível pode ser usado tanto para custear uma despesa de deslocamento à trabalho de um colaborador, quanto como benefício àqueles que não possuem o direito ao vale-transporte por fazerem o trajeto trabalho-casa em automóveis particulares.
O cálculo para determinar o valor desse benefício pode ser realizado de três formas diferentes:
- A partir de um cálculo que leve em consideração os gastos com quilometragem e deslocamentos;
- Mesmo valor ofertado pelo vale-transporte,
- Quantia fixa oferecida a todos os colaboradores de maneira igual.
Caso você ainda tenha dúvidas, não deixe de dar uma olhada no nosso artigo sobre como calcular o valor do km rodado para reembolso.
Cada empresa pode – e deve – analisar a sua situação de maneira específica, para ter um resultado mais favorável.
Para chegar a uma boa base de cálculo para implementar o cartão combustível, é essencial que a companhia conte com uma boa gestão financeira corporativa.
Cartão combustível empresarial ou reembolso de despesas?
A determinação se a empresa vai fazer uso de um cartão combustível empresarial ou realizar o reembolso de despesas com combustível varia bastante entre cada realidade.
Fatores como planejamento da empresa, acordo entre colaborador e empresa e outras situações específicas influenciam na hora da decisão.
Por exemplo, em casos onde o cartão combustível servirá como substituto para o vale transporte, essa provavelmente é a melhor escolha para a situação.
Entretanto, se o intuito é cobrir gastos de deslocamentos realizados por colaboradores por questões profissionais, não há resposta correta.
É preciso avaliar a frequência com que esses deslocamentos são realizados, além é claro, do tamanho da frota de veículos existentes na empresa.
Se você quiser saber mais detalhes que vão te ajudar na hora de fazer a sua decisão entre os dois, leia nosso artigo completo sobre Vale combustível ou reembolso: qual a melhor estratégia?
Curtiu o artigo e acha que pode ser útil para alguém? Fique a vontade para compartilhar esse e outros conteúdos exclusivos do nosso blog!
Não se esqueça de se inscrever na nossa newsletter e receber mais conteúdos como este em primeira mão!